Questões de Comunicação Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na organização de um evento, a comunicação integrada entre seus promotores e a Assessoria de Comunicação é um ponto fundamental para seu sucesso. No entanto, há várias funções que são de responsabilidade exclusiva da equipe de comunicação, entre elas NÃO se inclui

  • A.

    o credenciamento da imprensa.

  • B.

    a exigência de publicação das matérias.

  • C.

    o acompanhamento do clipping.

  • D.

    a redação de boletins.

  • E.

    a organização da sala de imprensa.

O house organ, o órgão da casa, é o veículo interno de uma empresa ou instituição elaborado pela assessoria de comunicação. Essa publicação tem por objetivo principal produzir um veículo que seja

  • A.

    um instrumento restrito ao marketing, auxiliando nas estratégias de vendas fundamentais para a empresa.

  • B.

    responsável por divulgar o que for de exclusivo interesse da empresa ou instituição e que não encontra espaço na mídia.

  • C.

    o retrato fiel do assessorado, trabalhando a sua imagem com os públicos interno e externo.

  • D.

    o órgão de divulgação de produtos e serviços, auxiliando assim os projetos ligados à área de propaganda e marketing.

  • E.

    um brinde editorial para seus colaboradores mais próximos, reforçando assim os laços comerciais que os unem.

O gerenciamento de crise é uma das tarefas mais difíceis de serem feitas em uma Assessoria de Comunicação. Esse é um trabalho que requer transparência tanto da empresa, instituição ou assessorado envolvido, como do assessor de comunicação. Quando o assessorado é o responsável principal pela situação de crise, a melhor atitude do assessor é

  • A.

    protegê-lo de toda e qualquer acusação da imprensa, pois − assim como um advogado − está sendo pago para isso.

  • B.

    orientá-lo sobre a melhor forma para se livrar da pressão da imprensa, pois esta só busca notícias sensacionalistas.

  • C.

    ficar restrito à redação de releases que expliquem bem a situação de crise, pois outros assuntos estão na esfera do departamento jurídico.

  • D.

    orientá-lo para que desde o início do processo assuma sua responsabilidade, mesmo que isso inicialmente prejudique a sua imagem.

  • E.

    deixar que o departamento jurídico da empresa fique à frente do caso, evitando assim um grande número de processos.

Uma das funções do Assessor de Comunicação é a realização de media training, que tem como principal objetivo preparar os

  • A.

    trabalhos da equipe de assessoria junto aos seus clientes.

  • B.

    assessorados que serão entrevistados por repórteres.

  • C.

    funcionários da empresa com relação ao cerimonial.

  • D.

    dirigentes da empresa no tratamento dado aos funcionários.

  • E.

    repórteres dando informações importantes sobre o assessorado.

Em uma Assessoria de Comunicação há vários instrumentos que são utilizados na realização do seu trabalho. Entre eles, encontra-se o follow-up, que tem como função principal a checagem

  • A.

    da correção ortográfica dos textos enviados para a imprensa.

  • B.

    dos dados a serem passados para a imprensa no press release.

  • C.

    das matérias publicadas sobre o assessorado ou produto divulgado.

  • D.

    do retorno e interesse sobre os press releases recebidos pelos jornalistas.

  • E.

    da agenda de todos os membros que trabalham na Assessoria de Comunicação.

Durante uma crise na qual está envolvida uma empresa ou uma instituição, sempre há a necessidade da existência de um portavoz que responda por ela, explicando que ações estão sendo feitas na administração da crise, além de dirimir quaisquer dúvidas que por ventura possam existir. Para tanto, o assessor de comunicação deve orientar o porta-voz para

  • A.

    dar as entrevistas com o seu discurso totalmente preparado, procurando não fugir do que a assessoria elaborou.

  • B.

    responder concretamente, evitando os discursos vagos e, principalmente, uma linguagem técnica ou muito hermética.

  • C.

    checar com os repórteres se o que disse foi corretamente anotado, pedindo, inclusive, para ler, ver ou ouvir a matéria antes de ser veiculada.

  • D.

    falar com muita descontração, demonstrando bom humor contagiante, pois assim eliminará a tensão gerada pela crise.

  • E.

    falar com tranquilidade, pois quem não deve não tem o que temer, mesmo que a imprensa tente incriminar a empresa ou instituição.

Criar e enviar press-releases, cobrir jornalisticamente eventos e reuniões, cobertura fotográfica, produção de boletins informativos de sites, gerando uma propaganda gratuita é responsabilidade:

  • A.

    Chefia ou assessoria de Gabinete

  • B.

    Do próprio prefeito

  • C.

    Assessoria de Imprensa

  • D.

    Departamento de Relações Públicas

Qual o termo adotado e utilizado pelas assessorias de imprensa ou órgãos oficiais para monitorar e arquivar com agilidade e segurança as informações veiculadas em TV, Rádio, Jornais, Impressos e WEB que auxiliam na tomada de decisões por parte do gestor público:

  • A.

    Clipagem

  • B.

    Abordagem

  • C.

    Filtragem

  • D.

    Controle de publicação

Em um estudo recente, a Fenaj (2010) comprovou que 60% dos jornalistas atuam em assessorias de imprensa. Pesquisa realizada pela ABERJE (2008) constatou que os 73% dos profissionais das agências de comunicação são jornalistas. Pode-se inferir desses números, como fez Aldo Antonio Schmitz (As fontes nas teorias de Jornalismo) que

  • A.

    as assessorias de imprensa estão se transformando em assessorias de comunicação.

  • B.

    as fontes contratam jornalistas para aperfeiçoar o relacionamento com a mídia.

  • C.

    os jornalistas formados estão se transformando em profissionais de Relações Públicas.

  • D.

    as agências de comunicação estão se transformando em assessorias de imprensa.

  • E.

    as fontes contratam jornalistas para fazerem mídia training.

Ancelmo Gois, então editor do “Informe JB”, publicou um texto tratando de um produto muito comum no meio jornalístico. Escrevia o jornalista:

“Sem querer ser pretencioso, gostaria de dar algumas dicas para as fontes produtoras de ....... Salvo em alguns casos, é um erro tentar irrigar todas as salas das redações com o(a) mesmo(a) ....... É preciso fazer um trabalho dirigido a determinados públicos alvos. Para as colunas, como é o caso do Informe JB, a nota exclusiva tem muito mais chances de emplacar − desde que o fato divulgado tenha naturalmente valor jornalístico”. Ancelmo Gois referia-se ao

  • A.

    release.

  • B.

    press kit.

  • C.

    pré-pautas.

  • D.

    coletivas.

  • E.

    clipping.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...