Questões sobre Comunicação Organizacional

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Na visão moderna e no contexto de complexidade contemporânea, temos que considerar as tipologias dos públicos dentro da dinâmica da história e levar em conta as forças sociais do macroambiente e os comportamentos dos públicos. “Pessoas ou grupos lincados a uma organização porque entre as duas partes há interesses recíprocos e ambos se afetam mutuamente”. Segundo Kunsch, isso é o que se chama de:

  • A.

    upo de apoio;

  • B.

    clientes internos;

  • C. prestadores de serviços;
  • D.

    bookmakers;

  • E.

    stakeholders.

São problemas da comunicação na administração pública relacionados à estrutura:

  • A. perfil burocrático e falta de programas prioritários.
  • B. exaltação e deficiência interpretativa.
  • C. condenação da mídia e acomodação.
  • D. modelo burocrático de gestão e cooptação.
  • E. ausência de visão de conjunto e superficialidade.

A publicação organizacional cuja periodicidade apresenta intervalos mais espaçados entre as edições, sem informações urgentes e imediatas, denomina-se

  • A. Jornal.
  • B. Revista.
  • C. Boletim.
  • D. Newsletter.
  • E. Quadro de avisos.

O tipo de público que não ocupa o espaço físico da organização nem mantém vínculo empregatício com ela, mas relaciona-se por meio de direitos e deveres recebe a seguinte denominação:

  • A. Interno vinculado.
  • B. Interno desvinculado.
  • C. Misto vinculado.
  • D. Misto desvinculado.
  • E. Externo.

Dentre os mandamentos do gerenciamento de crises abaixo listados, aquele que a empresa deve evitar para a construção de uma boa identidade corporativa é

  • A. criar rotinas prévias ao problema.
  • B. avaliar o impacto das decisões estratégicas.
  • C. adotar uma postura low profile, informando o ocorrido somente ao ser perguntado.
  • D. assumir o ônus, caso a responsabilidade seja sua.
  • E. acompanhar a influência dos públicos uns nos outros.

A responsabilidade social corporativa, política empresarial adotada por grande parte das organizações atualmente, pode ter dois focos distintos. Aquele que é caracterizado pela ação indireta sobre a comunidade, gera retorno tributário, social e institucional e não demanda ações de marketing social chama-se

  • A. projetos sociais.
  • B. ações comunitárias.
  • C. patrocínio social.
  • D. apoio institucional.
  • E. marketing filantrópico.

Sobre comunicação organizacional, avalie os itens abaixo, indicando a opção incorreta.

  • A.

    A imagem de uma organização junto a cada um dos públicos-alvo com os quais interage contribui para a formação de sua identidade corporativa.

  • B.

    Não é só por meio de fatos comunicáveis que a empresa se relaciona com seus públicos. Tudo da empresa, de alguma forma, comunica, e, portanto, contribui para sua imagem pública.

  • C.

    A criação e utilização de um processo de comunicação “silenciosa” e “implícita”, adequado e positivo, pode propiciar à empresa o fortalecimento de sua imagem e, consequentemente, de sua imagem corporativa.

  • D.

    Identifi car os potenciais interesses em confl ito, entre organização e seus públicos, administrar relações e garantir a adequada comunicação institucional são atribuições de uma atividade da Comunicação denominada Assessoria de Imprensa.

  • E.

    A disseminação adequada de fatos comunicáveis aos públicos relacionados e compatíveis resulta na formação de uma imagem positiva da empresa em cada um dos segmentos representativos de seu universo de interesse.

Planejamento estratégico de comunicação organizacional está relacionado com o futuro. Abaixo, identifique a expressão que defi ne como uma organização deseja ser vista por seus públicos estratégicos.

  • A.

    Objetivos Organizacionais.

  • B.

    Planejamento.

  • C.

    Visão.

  • D.

    Missão.

  • E.

    Política de Comunicação.

  • A.

    As ações de relações públicas fazem parte do composto de comunicação organizacional e podem ter um forte impacto sobre a percepção do público, muitas vezes com um custo inferior ao da propaganda.

  • B.

    A gestão orientada para a estratégia exige uma forte participação do componente de comunicação, com a utilização de diversas ferramentas e projetos que provoquem a redução gradual dos investimentos publicitários, que poderão, com o tempo, ser totalmente substituídos por outras ações.

  • C.

    Uma boa estratégia de comunicação institucional necessita utilizar todas as ferramentas disponíveis pela área, não sendo necessária, no entanto, uma forte integração das mesmas para alcançar objetivos consistentes e que se traduzam em vantagem competitiva.

  • D.

    A comunicação organizacional enquanto estratégia deve levar em consideração somente o público externo da organização.

  • E.

    Na elaboração da estratégia de gestão organizacional, as principais ferramentas de comunicação de massa – propaganda, promoção de vendas, relações públicas e marketing digital – não devem ser consideradas com sendo do mesmo nível de importância.

  • A.

    Uma das principais missões do processo de comunicação é estabelecer a ligação entre as pessoas e a alta direção para obtenção do melhor entendimento e desempenho na execução das tarefas, possibilitando alcançar as metas e objetivos definidos no momento da elaboração do planejamento estratégico.

  • B.

    A estratégia de comunicação em tornar uma organização transparente e preocupada com o exercício da responsabilidade social e da cidadania pode levar a uma imagem positiva, tornando a organização forte no seu segmento.

  • C.

    A reputação, que é uma evolução do conceito de imagem corporativa, está alicerçada em uma estratégia de comunicação consistente e que tenha visão de longo prazo, ambas consequência de uma gestão estratégica do composto comunicacional.

  • D.

    O processo de comunicação, por si só, facilita a tomada de decisão pelo gestor, bem como pode facilitar a implementação e aceitação das decisões estratégicas pelas pessoas que fazem parte da organização.

  • E.

    Alguns dos veículos de comunicação empresarial mais usuais, no sentido do texto, seriam os boletins corporativos, sítios de intranet corporativa, murais de avisos e comunicações internas.

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