Lista completa de Questões sobre Comunicação Organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Embrapa busca constantemente inovar sua comunicação com a sociedade. No início de 2013, iniciou programa, juntamente à TV NBR, com o título Conexão Ciência. Essa informação reflete a comunicação organizacional da Embrapa. Assinale a alternativa que apresenta a definição de comunicação organizacional.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2013
Quanto à construção da imagem institucional, assinale a alternativa correta.
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação a conceitos e processos de relações públicas, julgue os próximos itens.
As filosofias e políticas de comunicação organizacional podem ser utilizadas para orientar o trabalho de uma empresa em todos os níveis, funcionando como base de sustentação para a tomada de decisões.
Quando uma empresa ou órgão público constitui um departamento de comunicação dedicado a atender formal e oficialmente à imprensa, além de analisar como será a sua política de fornecimento de informações e divulgação, este setor da organização é, para o jornalista, uma fonte do tipo organizada, com grande especialização e profissionalização. No caso de uma alta autoridade da mesma organização, a qual não se constitui como seu porta-voz indicado pela assessoria de imprensa, fornecer abertamente a algum jornalista informações verdadeiras da organização em seu nome (ou seja, não está em off), não em nome da instituição que integra, esta autoridade se trata de uma fonte
de referência.
aliada.
institucional.
informal.
apócrifa.
A agenda lotada dos executivos, políticos, artistas e esportistas está fazendo da entrevista coletiva, cada vez mais, uma prática bastante corriqueira em nosso jornalismo. Na organização e convocação da entrevista coletiva,
pode-se escolher qualquer horário, pois as redações nos dias de hoje trabalham praticamente 24 horas por dia.
deve-se chamar os grandes veículos de comunicação, principalmente tevês, pois com eles se atingirá um público maior.
deverá constar no release de convocação o local, a data e o horário, além de dados sobre o entrevistado e o assunto.
deverá ser a maior preocupação o local no qual será realizada a entrevista, pois os repórteres sabem muito bem o que perguntar.
deve-se escolher um lugar neutro, de forma que o assessorado não se sinta pressionado pela imprensa presente.
O Comportamento Organizacional
é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que estejam preparadas para a solução dos problemas internos de relacionamento humano.
é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia, as ciências políticas, a estatística e a educomunicação.
está dividido em cinco níveis: o individual, o organizacional, o grupal, o político e o estrutural.
pode ser classificado, dentre os níveis de análise, em: produtividade, absenteísmo, rotatividade, satisfação com o trabalho e participação criativa.
Criar veículos próprios de comunicação faz com que a administração municipal demonstre maior transparência e conquiste a credibilidade da população. Através desses veículos próprios as notícias são geradas sem distorção e a informação chega de maneira correta. Nas alternativas abaixo identifique quais os tipos de veículos de comunicação próprios que a prefeitura poderá adotar:
Sites na internet
Jornais impressos e eletrônicos
Programas em rádio e Televisão
Todas as opções estão corretas
A transparência dos atos do governo é um elemento central em toda a questão democrática. A publicidade (no sentido de tornar público) é o meio pelo qual se efetiva a transparência. O texto da carta magna nacional, a Constituição Federal, preconiza os princípios pelos quais deve ser regida a administração pública. O texto do artigo 37 determina: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de:
Legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência
Impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
Moralidade, publicidade e eficiência
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
É o órgão responsável pelas publicações oficiais do Estado de Santa Catarina:
Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina (IOESC)
Secretaria de Comunicação Social do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Relações Humanas do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Comunicação do Município
Nas organizações os fluxos de comunicação, segundo Margarida Kunsch, são descendentes, ascendentes, horizontais, transversais e circulares. A comunicação
descendente liga-se ao processo de comunicação em que a informação se processa tendo como fonte os subalternos e os receptores os componentes do corpo diretivo da organização.
horizontal ou lateral se processa a todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior o grau de aproximação das relações interpessoais.
transversal está presente nas organizações com gestão participativa e integrada, que criam condições para que os atores atuem em diferentes áreas e com elas façam interação.
circular corresponde ao fluxo da informação que se processa no mesmo nível dos pares de hierarquia semelhante.
ascendente refere-se ao processo de comunicação em que a informação se processa da direção para os subalternos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...