Questões sobre Comunicação Organizacional

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A Embrapa busca constantemente inovar sua comunicação com a sociedade. No início de 2013, iniciou programa, juntamente à TV NBR, com o título Conexão Ciência. Essa informação reflete a comunicação organizacional da Embrapa. Assinale a alternativa que apresenta a definição de comunicação organizacional.

  • A. Um processo que ocorre internamente dentro das organizações públicas.
  • B. Um processo que acontece somente nas organizações privadas.
  • C. Todas as formas de comunicação utilizadas pela organização para relacionar-se e interagir com seus públicos.
  • D. Apenas as formas publicitárias de comunicação utilizadas pela organização para melhor trabalhar sua imagem corporativa, como no caso da Embrapa.
  • E. Apenas as formas que trabalham as relações públicas enquanto comunicação, pois estas trabalham com todos os tipos de público.

Quanto à construção da imagem institucional, assinale a alternativa correta.

  • A. O design tem pouca efetividade quanto à materialização da cultura institucional em si.
  • B. O design estratégico deve entender o produto como um veículo que serve como meio de comunicação de uma mensagem da empresa para os indivíduos.
  • C. A imagem institucional precede a identidade institucional, segundo Kapferer.
  • D. Essa construção é fruto de uma série de fatores, alguns controlados e outros imprevisíveis, ficando muitas vezes vulnerável às oscilações de mercado.
  • E. Os objetivos estratégicos de uma instituição não têm interferência direta na estratégia de construção da própria imagem.

Com relação a conceitos e processos de relações públicas, julgue os próximos itens.

As filosofias e políticas de comunicação organizacional podem ser utilizadas para orientar o trabalho de uma empresa em todos os níveis, funcionando como base de sustentação para a tomada de decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando uma empresa ou órgão público constitui um departamento de comunicação dedicado a atender formal e oficialmente à imprensa, além de analisar como será a sua política de fornecimento de informações e divulgação, este setor da organização é, para o jornalista, uma fonte do tipo organizada, com grande especialização e profissionalização. No caso de uma alta autoridade da mesma organização, a qual não se constitui como seu porta-voz indicado pela assessoria de imprensa, fornecer abertamente a algum jornalista informações verdadeiras da organização em seu nome (ou seja, não está em off), não em nome da instituição que integra, esta autoridade se trata de uma fonte

  • A.

    de referência.

  • B.

    aliada.

  • C.

    institucional.

  • D.

    informal.

  • E.

    apócrifa.

A agenda lotada dos executivos, políticos, artistas e esportistas está fazendo da entrevista coletiva, cada vez mais, uma prática bastante corriqueira em nosso jornalismo. Na organização e convocação da entrevista coletiva,

  • A.

    pode-se escolher qualquer horário, pois as redações nos dias de hoje trabalham praticamente 24 horas por dia.

  • B.

    deve-se chamar os grandes veículos de comunicação, principalmente tevês, pois com eles se atingirá um público maior.

  • C.

    deverá constar no release de convocação o local, a data e o horário, além de dados sobre o entrevistado e o assunto.

  • D.

    deverá ser a maior preocupação o local no qual será realizada a entrevista, pois os repórteres sabem muito bem o que perguntar.

  • E.

    deve-se escolher um lugar neutro, de forma que o assessorado não se sinta pressionado pela imprensa presente.

O Comportamento Organizacional

  • A.

    é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

  • B.

    estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que estejam preparadas para a solução dos problemas internos de relacionamento humano.

  • C.

    é uma ciência aplicada que se apóia na contribuição de diversas outras disciplinas comportamentais. As áreas predominantes são a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia, as ciências políticas, a estatística e a educomunicação.

  • D.

    está dividido em cinco níveis: o individual, o organizacional, o grupal, o político e o estrutural.

  • E.

    pode ser classificado, dentre os níveis de análise, em: produtividade, absenteísmo, rotatividade, satisfação com o trabalho e participação criativa.

Criar veículos próprios de comunicação faz com que a administração municipal demonstre maior transparência e conquiste a credibilidade da população. Através desses veículos próprios as notícias são geradas sem distorção e a informação chega de maneira correta. Nas alternativas abaixo identifique quais os tipos de veículos de comunicação próprios que a prefeitura poderá adotar:

  • A.

    Sites na internet

  • B.

    Jornais impressos e eletrônicos

  • C.

    Programas em rádio e Televisão

  • D.

    Todas as opções estão corretas

A transparência dos atos do governo é um elemento central em toda a questão democrática. A publicidade (no sentido de tornar público) é o meio pelo qual se efetiva a transparência. O texto da carta magna nacional, a Constituição Federal, preconiza os princípios pelos quais deve ser regida a administração pública. O texto do artigo 37 determina: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de:

  • A.

    Legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência

  • B.

    Impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

  • C.

    Moralidade, publicidade e eficiência

  • D.

    Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

É o órgão responsável pelas publicações oficiais do Estado de Santa Catarina:

  • A.

    Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina (IOESC)

  • B.

    Secretaria de Comunicação Social do Estado de Santa Catarina

  • C.

    Secretaria de Relações Humanas do Estado de Santa Catarina

  • D.

    Secretaria de Comunicação do Município

Nas organizações os fluxos de comunicação, segundo Margarida Kunsch, são descendentes, ascendentes, horizontais, transversais e circulares. A comunicação

  • A.

    descendente liga-se ao processo de comunicação em que a informação se processa tendo como fonte os subalternos e os receptores os componentes do corpo diretivo da organização.

  • B.

    horizontal ou lateral se processa a todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior o grau de aproximação das relações interpessoais.

  • C.

    transversal está presente nas organizações com gestão participativa e integrada, que criam condições para que os atores atuem em diferentes áreas e com elas façam interação.

  • D.

    circular corresponde ao fluxo da informação que se processa no mesmo nível dos pares de hierarquia semelhante.

  • E.

    ascendente refere-se ao processo de comunicação em que a informação se processa da direção para os subalternos.

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