Questões sobre Marketing

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Referente às variáveis da segmentação, analise:

I. Instituições que se utilizam da segmentação demográfica por renda têm como seu principal objetivo atingir pessoas da classe social A.

II. A segmentação comportamental utiliza-se de variáveis como status de fidelidade, ocasiões e benefícios do produto.

III. Também fazem parte da segmentação demográfica o estilo de vida, a personalidade e a classe social.

IV. Segmentação geográfica implica dividir o mercado em diferentes unidades geográficas, como por exemplo, países, estados, cidades e bairros.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I a IV são, respectivamente:

  • A.

    V - F - F - V.

  • B.

    V - V - V - F.

  • C.

    F - V - V - V.

  • D.

    F - V - F - V.

  • E.

    F - F - V - V.

São requisitos para uma segmentação de mercado eficiente:

  • A.

    Marketing indiferenciado, Marketing diferenciado e Marketing de massa.

  • B.

    Ser mensurável, ser acessível, ser acionável, ser diferenciável, ser substancial.

  • C.

    Crescimento do segmento, segmentação demográfica e segmentação geográfica.

  • D.

    Marketing concentrado, Marketing de massa, mensurabilidade e acessibilidade.

  • E.

    Marketing de massa, mensurabilidade, Marketing indiferenciado.

Pode-se classificar os clientes, com o intuito de planejar ações para a fidelização dos mesmos, em tipos. O cliente tipo

  • A.

    potencial é assíduo e satisfeito com a forma de atendimento da empresa.

  • B.

    divulgador sabe da existência do produto, mas ainda não é consumidor.

  • C.

    eventual comparece regularmente ao ponto de venda e consome e o produto.

  • D.

    pesquisador conhece o produto e vai até a empresa para testar o seu atendimento.

  • E.

    assíduo é aquele que eventualmente comparece ao ponto de venda e esporadicamente consome o produto.

  • A.

    Exposição de Venda

  • B.

    Visibilidade

  • C.

    Transparência de Venda

  • D.

    Up Marketing

  • E.

    Trade Marketing

Geralmente, no processo de pesquisa de Marketing os dados secundários são mais úteis

  • A.

    no estágio de coleta de dados.

  • B.

    nos estágios de planejamento do projeto da pesquisa e de coleta dos dados primários.

  • C.

    nos estágios de identificação e formulação do problema/ oportunidade.

  • D.

    no estágio de especificação dos procedimentos de amostragem.

  • E.

    nos estágios de tabulação e apresentação dos dados.

É cada vez mais comum empresas adotarem estratégias de marketing voltadas para seu público interno. Muitas vezes, as empresas dirigem seus esforços para um certo grupo dentro de seus stakeholders e acaba esquecendo de um de seus principais pilares: os seus colaboradores internos. E é pensando nesses colaboradores e no quanto estes são imprescindíveis para o crescimento e sucesso das empresas, é que muitas delas vêm apostando no

  • A.

    Marketing relacional.

  • B.

    Marketing Dharma.

  • C.

    Ecomarketing.

  • D.

    Endomarketing.

  • E.

    Webmarketing.

Especialistas em Marketing apregoam que a melhor forma de organizar o esforço de Marketing é contar com gerenciamento funcional de produtos competentes. Hooley e seus colaboradores elencam os tipos de gerenciamento que têm mostrado eficácia na área: de categorias, de mercado, do relacionamento com clientes e de desenvolvimento de produtos e marcas. A este último cabe

  • A.

    melhorar a coordenação das vendas, das operações e das campanhas de Marketing.

  • B.

    coordenar os planos anuais de vendas, lucros e lançamentos de produtos novos.

  • C.

    prospectar o mercado, lidar com estratégia de marca, propaganda e promoção de vendas.

  • D.

    manter a personalidade da marca no meio competitivo.

  • E.

    trabalhar pelo desenvolvimento estratégico de marcas e inovação.

Os indicadores de desempenho, segundo estudiosos de Marketing, são sinais vitais da organização que qualificam e quantificam o modo como as atividades de um processo chegam às metas previamente traçadas. Para P. Voyer (Tableaux de Bord de Gestion), as características de um bom indicador são:

I. bem definido, simples, claro, compreensível, sem interpretação dúbia;

II. pertinente, significativo e sensível a variações;

III. presente e real;

IV. disponível e fácil de ser utilizado;

V. fiel ao objetivo pelo qual foi definido, confiável e homogêneo às variações de tempo e espaço passível de ser agregado e comparado.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, II, IV e V, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    V, apenas.

  • D.

    I, II, III, IV e V.

  • E.

    II e V, apenas.

O Marketing pressupõe a inter-relação, interdependência e interligação de seus diferentes atores em um único mercado. Esses atores são:

  • A.

    fornecedor, atacadista, atravessador, varejista e consumidor.

  • B.

    fornecedor, fabricante, atacadista, varejista e consumidor.

  • C.

    fabricante, atravessador, atacadista, varejista e comerciante.

  • D.

    extrativista, fabricante, atravessador, comerciante e consumidor.

  • E.

    extrativista, atravessador, fabricante, varejista e consumidor.

Sobre telemarketing, é INCORRETO afirmar que se trata de atividade

  • A.

    ativa, comandada pelo operador.

  • B.

    ativa e receptiva.

  • C.

    que agrega o conceito de Call Center, integrando computador, fax, internet e base de dados sobre produtos e clientes.

  • D.

    do Marketing Direto.

  • E.

    que tem, dentre seus objetivos, a fidelização do cliente.

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