Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
A evolução da tecnologia, representada pela Internet, gera uma nova relação com os processos comunicacionais, sendo um de seus marcos a liberação da
integração de dados.
integração de mensagens.
interação social.
localização de conteúdo.
produção de conteúdo.
Elementos como emissor, código e mensagem estão presentes em diferentes modelos construídos para analisar a comunicação. O desenvolvimento da visão pragmática chama a atenção para a necessidade de levar também em conta o
contexto.
signo.
receptor.
ruído.
sujeito.
Ao produzir-se um podcast, é preciso preparar também
a formação do texto para facilitar ao internauta a leitura.
o roteiro com todo o conteúdo a ser divulgado.
o mailing list completo para envio do arquivo.
as imagens que acompanharão a informação.
os links para páginas de interesse comum.
As ações em mídias sociais multiplicam-se em todos os campos empresariais com grande velocidade. Com relação aos motivos que levam os profissionais de comunicação a expor sua empresa e/ou produto nessas redes de compartilhamento de informações, analise as ações abaixo.
I Encontrar novos nichos de mercado e de consumidores.
II Falar com um público altamente segmentado.
III Monitorar as opiniões sobre seus produtos/serviços.
IV Observar as ações dos seus concorrentes.
Estão corretos os motivos explicitados em
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
No âmbito da representação dramática, E. Goffman descreve as funções possíveis de um determinado espaço com as seguintes ideias: é o lugar onde se fabrica, laboriosamente, a capacidade de uma representação expressar algo além de si mesma; é onde as ilusões e impressões são abertamente construídas; é onde aparelhos como telefone são guardados de modo que possam ser usados particularmente; é onde os trajes e outras partes da fachada pessoal podem ser regulados e revistados, a fim de se descobrirem as imperfeições. O espaço a que Goffman está-se referindo é o(a)
palco.
lado de fora.
plateia.
região de fundo, bastidores.
região de fachada, cenário.
Um consenso operacional, envolvendo algumas percepções, permite a ocorrência de uma definição comum da situação. No entanto, se a representação vacila ou é contrariada, pode haver uma ruptura na interação. Quando Goffman menciona situações de risco de ruptura, ele aponta atributos e práticas defensivas que evitam a ocorrência de incidentes, como gafes, mancadas e passos em falso. No caso específico de situações de interação, das quais podem advir consequências importantes, como as de entrevista de candidato a trabalho, de apresentação de profissionais da televisão e de políticos, ele aponta atributos e práticas defensivas de
lealdade dramatúrgica.
disciplina dramatúrgica.
circunspecção dramatúrgica.
domínio de rosto e voz.
tato.
Uma das diferenças trazidas pela Internet para o jornalismo é que, nos veículos on-line, a construção da notícia passa a ser um processo contínuo. Isso se deve à possibilidade de
conectar interativamente os elementos.
atualizar constantemente a informação.
decidir individualmente a navegação.
publicar imediatamente a informação.
verificar frequentemente os acessos.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
O repórter de um jornal entrevista o diretor de uma empresa para uma matéria. Na redação do texto, ele pode intervir na fala do entrevistado de diferentes maneiras, EXCETO ao
descrever o tom de voz e as expressões faciais da fonte.
adaptar o teor das respostas à posição do repórter.
determinar a ordem em que as informações serão redigidas.
escolher o verbo dicendi que vai acompanhar a fala.
optar pela reprodução de alguns trechos da entrevista.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
A objetividade é um dos fundamentos do jornalismo. Uma crítica, no entanto, pode ser feita às práticas profissionais derivadas da objetividade: é a de que tornam os jornalistas intercambiáveis e, por isso, desvalorizados. Isso aconteceria porque a objetividade facilita a(o)
especialização por editorias.
estagnação da informação.
padronização do produto final.
segmentação do mercado.
predomínio do sensacionalismo.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
As técnicas básicas utilizadas pelo jornalismo, como o uso do lide, tiveram origem nos Estados Unidos, e se adaptam perfeitamente ao uso nas chamadas hard news, ou seja, nas notícias de
cultura, política internacional e economia.
economia, política internacional e ciência.
esportes, reportagens investigativas e ocorrências policiais.
política nacional e internacional, esportes e economia.
reportagens investigativas, cultura e ciência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...