Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A evolução da tecnologia, representada pela Internet, gera uma nova relação com os processos comunicacionais, sendo um de seus marcos a liberação da

  • A.

    integração de dados.

  • B.

    integração de mensagens.

  • C.

    interação social.

  • D.

    localização de conteúdo.

  • E.

    produção de conteúdo.

Elementos como emissor, código e mensagem estão presentes em diferentes modelos construídos para analisar a comunicação. O desenvolvimento da visão pragmática chama a atenção para a necessidade de levar também em conta o

  • A.

    contexto.

  • B.

    signo.

  • C.

    receptor.

  • D.

    ruído.

  • E.

    sujeito.

Ao produzir-se um podcast, é preciso preparar também

  • A.

    a formação do texto para facilitar ao internauta a leitura.

  • B.

    o roteiro com todo o conteúdo a ser divulgado.

  • C.

    o mailing list completo para envio do arquivo.

  • D.

    as imagens que acompanharão a informação.

  • E.

    os links para páginas de interesse comum.

As ações em mídias sociais multiplicam-se em todos os campos empresariais com grande velocidade. Com relação aos motivos que levam os profissionais de comunicação a expor sua empresa e/ou produto nessas redes de compartilhamento de informações, analise as ações abaixo.

I – Encontrar novos nichos de mercado e de consumidores.

II – Falar com um público altamente segmentado.

III – Monitorar as opiniões sobre seus produtos/serviços.

IV – Observar as ações dos seus concorrentes.

Estão corretos os motivos explicitados em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

No âmbito da representação dramática, E. Goffman descreve as funções possíveis de um determinado espaço com as seguintes ideias: é o lugar onde se fabrica, laboriosamente, a capacidade de uma representação expressar algo além de si mesma; é onde as ilusões e impressões são abertamente construídas; é onde aparelhos como telefone são guardados de modo que possam ser usados particularmente; é onde os trajes e outras partes da fachada pessoal podem ser regulados e revistados, a fim de se descobrirem as imperfeições. O espaço a que Goffman está-se referindo é o(a)

  • A.

    palco.

  • B.

    lado de fora.

  • C.

    plateia.

  • D.

    região de fundo, bastidores.

  • E.

    região de fachada, cenário.

Um consenso operacional, envolvendo algumas percepções, permite a ocorrência de uma definição comum da situação. No entanto, se a representação vacila ou é contrariada, pode haver uma ruptura na interação. Quando Goffman menciona situações de risco de ruptura, ele aponta atributos e práticas defensivas que evitam a ocorrência de incidentes, como “gafes”, “mancadas” e “passos em falso”. No caso específico de situações de interação, das quais podem advir consequências importantes, como as de entrevista de candidato a trabalho, de apresentação de profissionais da televisão e de políticos, ele aponta atributos e práticas defensivas de

  • A.

    lealdade dramatúrgica.

  • B.

    disciplina dramatúrgica.

  • C.

    circunspecção dramatúrgica.

  • D.

    domínio de rosto e voz.

  • E.

    tato.

Uma das diferenças trazidas pela Internet para o jornalismo é que, nos veículos on-line, a construção da notícia passa a ser um processo contínuo. Isso se deve à possibilidade de

  • A.

    conectar interativamente os elementos.

  • B.

    atualizar constantemente a informação.

  • C.

    decidir individualmente a navegação.

  • D.

    publicar imediatamente a informação.

  • E.

    verificar frequentemente os acessos.

O repórter de um jornal entrevista o diretor de uma empresa para uma matéria. Na redação do texto, ele pode intervir na fala do entrevistado de diferentes maneiras, EXCETO ao

  • A.

    descrever o tom de voz e as expressões faciais da fonte.

  • B.

    adaptar o teor das respostas à posição do repórter.

  • C.

    determinar a ordem em que as informações serão redigidas.

  • D.

    escolher o verbo dicendi que vai acompanhar a fala.

  • E.

    optar pela reprodução de alguns trechos da entrevista.

A objetividade é um dos fundamentos do jornalismo. Uma crítica, no entanto, pode ser feita às práticas profissionais derivadas da objetividade: é a de que tornam os jornalistas intercambiáveis e, por isso, desvalorizados. Isso aconteceria porque a objetividade facilita a(o)

  • A.

    especialização por editorias.

  • B.

    estagnação da informação.

  • C.

    padronização do produto final.

  • D.

    segmentação do mercado.

  • E.

    predomínio do sensacionalismo.

As técnicas básicas utilizadas pelo jornalismo, como o uso do lide, tiveram origem nos Estados Unidos, e se adaptam perfeitamente ao uso nas chamadas hard news, ou seja, nas notícias de

  • A.

    cultura, política internacional e economia.

  • B.

    economia, política internacional e ciência.

  • C.

    esportes, reportagens investigativas e ocorrências policiais.

  • D.

    política nacional e internacional, esportes e economia.

  • E.

    reportagens investigativas, cultura e ciência.

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