Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Para George Herbert Mead, ao longo de seu processo de socialização, o indivíduo aprende a interagir socialmente a partir de três etapas básicas:

• na primeira, a espontaneidade é dominante e não se tem regras fixas.

• na segunda, as regras da interação definem claramente quem é quem e que papéis se devem cumprir.

• na terceira, o indivíduo tem acesso a todos os papéis de sua comunidade, sendo capaz de ver-se neles, compreendendo o comportamento dos outros e a eles respondendo, adequadamente, durante o curso da interação à vida social.

Mead denominou, metaforicamente, estas três etapas sucessivas, respectivamente, de

  • A.

    adaptação, brincadeira e interpretação.

  • B.

    jogo, outro significante e outro generalizado.

  • C.

    jogo, comunicação e outro significante.

  • D.

    brincadeira, criatividade e apreensão.

  • E.

    brincadeira, jogo e outro generalizado.

Herbert Blumer resgatou e deu continuidade às ideias de George Herbert Mead. Assim, num artigo de 1937, intitulado “Man and Society” (Homem e Sociedade), Blumer deu nome e fundamentou o interacionismo simbólico com base em três premissas derivadas do pensamento de Mead. Observe as premissas abaixo.

I – As relações e ações sociais são derivadas, unicamente, das normas e regras sociais preestabelecidas.

II – O modo como um indivíduo interpreta os fatos e age perante outros indivíduos e coisas depende do significado (ou significados) que ele atribui a esses outros indivíduos ou coisas.

III – O significado é resultado dos processos de interação social, ou a partir deles construído.

IV – Os significados podem sofrer mudanças ao longo do tempo.

V – As descrições dos fatos pelos atores sociais são por demais vagas e muito ambíguas para serem usadas de modo científico.

As premissas derivadas do pensamento de Mead são APENAS as apresentadas em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

O dialogismo de Bakhtin constitui, essencialmente, uma filosofia da linguagem. É uma perspectiva que permite a descrição e o entendimento da linguagem e de todos os fatores afora as palavras que têm profunda relação com o significado delas. A interação de dois locutores é um dos cenários que Bakhtin constrói para elaborar as suas pressuposições e conceitos principais. Dentre as ideias apresentadas abaixo, aquela que NÃO corresponde ao pensamento de Bakhtin, exposto em “O Marxismo e a Filosofia da Linguagem”, é:

  • A.

    A enunciação é um organismo construído simplesmente como algo que articula a intenção da pessoa que a profere.

  • B.

    A palavra é um fenômeno ideológico.

  • C.

    A palavra é um ato bilateral, determinado igualmente por aquele de quem é a palavra e por aquele a quem é destinada.

  • D.

    Uma palavra na boca de um indivíduo particular é um produto da interação viva de forças sociais.

  • E.

    Uma palavra nada contém que seja indiferente à função de ser signo, nada que não tenha sido engendrado por ela.

Na abordagem da sua teoria da enunciação, Bakhtin destaca o papel fundamental que a entonação e o contexto exercem na determinação do significado. De acordo com essa abordagem, a entonação NÃO é capaz de

  • A.

    criar significações situacionalmente particulares.

  • B.

    refletir a força do contexto da enunciação.

  • C.

    acentuar o significado fixo das palavras.

  • D.

    expandir a capacidade das mesmas velhas palavras de atender a novas e irrepetíveis situações.

  • E.

    conceder à enunciação a sua conotação valorativa.

De acordo com George Herbert Mead, o Self surge

  • A.

    a partir do nascimento.

  • B.

    quando aprendemos a ler.

  • C.

    quando tomamos consciência do próprio corpo.

  • D.

    quando reagimos a um estímulo pela primeira vez.

  • E.

    no processo de atividade, comunicação e experiência social.

Jürgen Habermas constrói um novo sistema filosófico, fundamentado na teoria da ação comunicativa. Ele considera a razão como sendo o resultado de uma relação intersubjetiva entre indivíduos que procuram chegar ao entendimento através da linguagem. Nesse sentido, os meios de comunicação de massa

  • A.

    comprometem a comunicação entre sujeitos opostos.

  • B.

    entravam a circulação da informação.

  • C.

    se configuram como dispositivos privilegiados.

  • D.

    são elementos que colaboram para a perversão radical.

  • E.

    não são elementos presentes nessa relação.

Considere as afirmativas abaixo a respeito das características da comunicação na perspectiva da Escola de Palo Alto.

I - A essência da comunicação reside no significado da mensagem transmitida.

II - Todo comportamento humano possui valor comunicativo.

III - A comunicação é vista como um ato verbal consciente e voluntário.

IV - É possível deduzir uma lógica da comunicação a partir de uma análise tanto da sequência de mensagens quanto da relação entre os elementos e o sistema.

Estão relacionadas à pesquisa da Escola de Palo Alto APENAS as afirmativas

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    II e IV.

Como é descrito o comportamento das pessoas, na perspectiva da teoria do “mundo pequeno”, que vem sendo aplicada ao estudo das redes de relacionamento formadas em sites da Internet?

  • A.

    Algumas pessoas passariam a ser famosas pela quantidade de conexões.

  • B.

    Muitas pessoas fariam conexões entre si por interesses profissionais.

  • C.

    Pessoas que têm alguma afinidade estariam mais propensas a se conectar.

  • D.

    Todas as pessoas estariam a poucos graus de separação umas das outras.

  • E.

    Todas as pessoas tenderiam a se reconectar àquelas que já conheceram antes.

A imagem do jornalista como um observador distanciado que vê a realidade para relatar o que acontece, sem emitir opiniões pessoais, tem ligação com a teoria

  • A.

    do espelho.

  • B.

    do gatekeeper.

  • C.

    do agenda-setting.

  • D.

    hipodérmica.

  • E.

    organizacional.

O conceito de comunicação integrada pode ser definido como a(o)

  • A.

    união das áreas de comunicação da organização em uma atuação conjunta.

  • B.

    colaboração entre a assessoria de comunicação e os veículos de imprensa.

  • C.

    participação dos stakeholders nas decisões da comunicação da organização.

  • D.

    sinergia entre a diretoria da empresa e a assessoria de imprensa.

  • E.

    alinhamento da assessoria de comunicação aos setores de pesquisa e recursos humanos da empresa.

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