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Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Para George Herbert Mead, ao longo de seu processo de socialização, o indivíduo aprende a interagir socialmente a partir de três etapas básicas:
na primeira, a espontaneidade é dominante e não se tem regras fixas.
na segunda, as regras da interação definem claramente quem é quem e que papéis se devem cumprir.
na terceira, o indivíduo tem acesso a todos os papéis de sua comunidade, sendo capaz de ver-se neles, compreendendo o comportamento dos outros e a eles respondendo, adequadamente, durante o curso da interação à vida social.
Mead denominou, metaforicamente, estas três etapas sucessivas, respectivamente, de
adaptação, brincadeira e interpretação.
jogo, outro significante e outro generalizado.
jogo, comunicação e outro significante.
brincadeira, criatividade e apreensão.
brincadeira, jogo e outro generalizado.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Herbert Blumer resgatou e deu continuidade às ideias de George Herbert Mead. Assim, num artigo de 1937, intitulado Man and Society (Homem e Sociedade), Blumer deu nome e fundamentou o interacionismo simbólico com base em três premissas derivadas do pensamento de Mead. Observe as premissas abaixo.
I As relações e ações sociais são derivadas, unicamente, das normas e regras sociais preestabelecidas.
II O modo como um indivíduo interpreta os fatos e age perante outros indivíduos e coisas depende do significado (ou significados) que ele atribui a esses outros indivíduos ou coisas.
III O significado é resultado dos processos de interação social, ou a partir deles construído.
IV Os significados podem sofrer mudanças ao longo do tempo.
V As descrições dos fatos pelos atores sociais são por demais vagas e muito ambíguas para serem usadas de modo científico.
As premissas derivadas do pensamento de Mead são APENAS as apresentadas em
I, II e III.
I, III e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
O dialogismo de Bakhtin constitui, essencialmente, uma filosofia da linguagem. É uma perspectiva que permite a descrição e o entendimento da linguagem e de todos os fatores afora as palavras que têm profunda relação com o significado delas. A interação de dois locutores é um dos cenários que Bakhtin constrói para elaborar as suas pressuposições e conceitos principais. Dentre as ideias apresentadas abaixo, aquela que NÃO corresponde ao pensamento de Bakhtin, exposto em O Marxismo e a Filosofia da Linguagem, é:
A enunciação é um organismo construído simplesmente como algo que articula a intenção da pessoa que a profere.
A palavra é um fenômeno ideológico.
A palavra é um ato bilateral, determinado igualmente por aquele de quem é a palavra e por aquele a quem é destinada.
Uma palavra na boca de um indivíduo particular é um produto da interação viva de forças sociais.
Uma palavra nada contém que seja indiferente à função de ser signo, nada que não tenha sido engendrado por ela.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
Na abordagem da sua teoria da enunciação, Bakhtin destaca o papel fundamental que a entonação e o contexto exercem na determinação do significado. De acordo com essa abordagem, a entonação NÃO é capaz de
criar significações situacionalmente particulares.
refletir a força do contexto da enunciação.
acentuar o significado fixo das palavras.
expandir a capacidade das mesmas velhas palavras de atender a novas e irrepetíveis situações.
conceder à enunciação a sua conotação valorativa.
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De acordo com George Herbert Mead, o Self surge
a partir do nascimento.
quando aprendemos a ler.
quando tomamos consciência do próprio corpo.
quando reagimos a um estímulo pela primeira vez.
no processo de atividade, comunicação e experiência social.
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Jürgen Habermas constrói um novo sistema filosófico, fundamentado na teoria da ação comunicativa. Ele considera a razão como sendo o resultado de uma relação intersubjetiva entre indivíduos que procuram chegar ao entendimento através da linguagem. Nesse sentido, os meios de comunicação de massa
comprometem a comunicação entre sujeitos opostos.
entravam a circulação da informação.
se configuram como dispositivos privilegiados.
são elementos que colaboram para a perversão radical.
não são elementos presentes nessa relação.
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Considere as afirmativas abaixo a respeito das características da comunicação na perspectiva da Escola de Palo Alto.
I - A essência da comunicação reside no significado da mensagem transmitida.
II - Todo comportamento humano possui valor comunicativo.
III - A comunicação é vista como um ato verbal consciente e voluntário.
IV - É possível deduzir uma lógica da comunicação a partir de uma análise tanto da sequência de mensagens quanto da relação entre os elementos e o sistema.
Estão relacionadas à pesquisa da Escola de Palo Alto APENAS as afirmativas
I e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
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Como é descrito o comportamento das pessoas, na perspectiva da teoria do mundo pequeno, que vem sendo aplicada ao estudo das redes de relacionamento formadas em sites da Internet?
Algumas pessoas passariam a ser famosas pela quantidade de conexões.
Muitas pessoas fariam conexões entre si por interesses profissionais.
Pessoas que têm alguma afinidade estariam mais propensas a se conectar.
Todas as pessoas estariam a poucos graus de separação umas das outras.
Todas as pessoas tenderiam a se reconectar àquelas que já conheceram antes.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
A imagem do jornalista como um observador distanciado que vê a realidade para relatar o que acontece, sem emitir opiniões pessoais, tem ligação com a teoria
do espelho.
do gatekeeper.
do agenda-setting.
hipodérmica.
organizacional.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011
O conceito de comunicação integrada pode ser definido como a(o)
união das áreas de comunicação da organização em uma atuação conjunta.
colaboração entre a assessoria de comunicação e os veículos de imprensa.
participação dos stakeholders nas decisões da comunicação da organização.
sinergia entre a diretoria da empresa e a assessoria de imprensa.
alinhamento da assessoria de comunicação aos setores de pesquisa e recursos humanos da empresa.
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