Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tabela abaixo apresenta o perfil de alguns dos principais tipos de mídia.

São INCORRETAS as vantagens e limitações relacionadas a

  • A.

    televisão e jornal

  • B.

    mala direta e outdoor

  • C.

    jornal e rádio

  • D.

    rádio e revista.

  • E.

    revista e televisão.

No texto televisivo, para garantir maior comunicação, deve-se

I - evitar as frases curtas;

II - fazer uso de clichês;

III - adotar a ordem direta;

IV - evitar a repetição;

V - adotar a fragmentação.

Estão corretos os itens

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, II e IV, apenas.

  • C.

    II, IV e V, apenas.

  • D.

    III, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Um evento, quando bem planejado e executado, criará um conceito positivo para a organização que o promove. Sobre o planejamento de eventos, é correto afirmar que

  • A.

    a previsão dos recursos necessários para a realização de um evento inclui não só os recursos financeiros, mas também os recursos materiais e humanos.

  • B.

    a presença de autoridades e convidados ilustres confere ao evento um caráter único, por isso essas figuras públicas devem sempre ser convidadas para qualquer tipo de acontecimento, independente de seu objetivo primário.

  • C.

    a divulgação do evento deve ser centrada no contato com a imprensa que, por sua vez, fará a divulgação indireta do evento a todo o público interessado.

  • D.

    a utilização de pesquisas e auditorias, na fase de avaliação dos resultados, pode ser substituída pelo release, que é um instrumento útil para medir a eficácia de um evento.

  • E.

    o cronograma e o check-list do evento são atividades secundárias, nem sempre necessárias, pois podem acontecer eventualidades não programadas na fase do planejamento.

Na classificação elaborada por Roman Jakobson, a comunicação apresenta seis elementos constitutivos que correspondem às seguintes funções:

  • A.

    sujeito, objeto, matéria, relação, imagem e palavra.

  • B.

    linguagem, expressão, mensagem, ruído, sentido e narração.

  • C.

    espetáculo, beleza, mapa, gênero, montagem e retórica

  • D.

    emissor, destinatário, mensagem, contexto, contato e código.

  • E.

    poética, prosa, drama, notícia, receptor e cultura.

Ao compartilharem experiências, idéias e sentimentos, os seres humanos interagem entre si, transformando a realidade que os cerca. Este relacionamento (verbal ou não verbal) entre as pessoas constitui a

  • A.

    empatia

  • B.

    integração

  • C.

    convergência

  • D.

    comunicação

  • E.

    aproximação

A opção por um tipo de papel e uma forma de impressão é feita levando-se em conta os critérios abaixo, EXCETO

  • A.

    adequação à natureza do produto.

  • B.

    composição química dos elementos.

  • C.

    especificações técnicas do projeto.

  • D.

    orçamento do produto final.

  • E.

    qualidade final do acabamento.

O projeto gráfico de um veículo estabelece para ele uma identidade

  • A.

    aparente

  • B.

    estética

  • C.

    ideal

  • D.

    política

  • E.

    racional

O infográfico, por apresentar informações jornalísticas de forma visual, propicia uma

  • A.

    análise crítica.

  • B.

    coesão narrativa.

  • C.

    economia narrativa.

  • D.

    leitura analítica.

  • E.

    leitura crítica.

A escolha do formato do papel e do número de colunas a serem adotados por um novo veículo editorial pode afetar a sua veiculação de anúncios. Isso acontece porque

  • A.

    cada agência faz seus anúncios segundo padrões próprios.

  • B.

    a equipe de designers do veículo deve adaptar os anúncios recebidos.

  • C.

    os anunciantes precisam adaptar seus anúncios a cada veículo.

  • D.

    os anúncios são feitos pelas agências, segundo regras do mercado.

  • E.

    os diagramadores do veículo elaboram os anúncios segundo o projeto gráfico.

Os espaços de comunicação audiovisual jornalística vêm sendo preenchidos por uma profusão de imagens nunca vista. Esse fato gerou a expressão primeira guerra televisual que se aplicava à guerra da(o)

  • A.

    Coréia

  • B.

    Bósnia

  • C.

    Golfo

  • D.

    Vietnã

  • E.

    Kosovo

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...