Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A tabela abaixo apresenta o perfil de alguns dos principais tipos de mídia.
São INCORRETAS as vantagens e limitações relacionadas a
televisão e jornal
mala direta e outdoor
jornal e rádio
rádio e revista.
revista e televisão.
No texto televisivo, para garantir maior comunicação, deve-se
I - evitar as frases curtas;
II - fazer uso de clichês;
III - adotar a ordem direta;
IV - evitar a repetição;
V - adotar a fragmentação.
Estão corretos os itens
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, IV e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Um evento, quando bem planejado e executado, criará um conceito positivo para a organização que o promove. Sobre o planejamento de eventos, é correto afirmar que
a previsão dos recursos necessários para a realização de um evento inclui não só os recursos financeiros, mas também os recursos materiais e humanos.
a presença de autoridades e convidados ilustres confere ao evento um caráter único, por isso essas figuras públicas devem sempre ser convidadas para qualquer tipo de acontecimento, independente de seu objetivo primário.
a divulgação do evento deve ser centrada no contato com a imprensa que, por sua vez, fará a divulgação indireta do evento a todo o público interessado.
a utilização de pesquisas e auditorias, na fase de avaliação dos resultados, pode ser substituída pelo release, que é um instrumento útil para medir a eficácia de um evento.
o cronograma e o check-list do evento são atividades secundárias, nem sempre necessárias, pois podem acontecer eventualidades não programadas na fase do planejamento.
Na classificação elaborada por Roman Jakobson, a comunicação apresenta seis elementos constitutivos que correspondem às seguintes funções:
sujeito, objeto, matéria, relação, imagem e palavra.
linguagem, expressão, mensagem, ruído, sentido e narração.
espetáculo, beleza, mapa, gênero, montagem e retórica
emissor, destinatário, mensagem, contexto, contato e código.
poética, prosa, drama, notícia, receptor e cultura.
Ao compartilharem experiências, idéias e sentimentos, os seres humanos interagem entre si, transformando a realidade que os cerca. Este relacionamento (verbal ou não verbal) entre as pessoas constitui a
empatia
integração
convergência
comunicação
aproximação
A opção por um tipo de papel e uma forma de impressão é feita levando-se em conta os critérios abaixo, EXCETO
adequação à natureza do produto.
composição química dos elementos.
especificações técnicas do projeto.
orçamento do produto final.
qualidade final do acabamento.
O projeto gráfico de um veículo estabelece para ele uma identidade
aparente
estética
ideal
política
racional
O infográfico, por apresentar informações jornalísticas de forma visual, propicia uma
análise crítica.
coesão narrativa.
economia narrativa.
leitura analítica.
leitura crítica.
A escolha do formato do papel e do número de colunas a serem adotados por um novo veículo editorial pode afetar a sua veiculação de anúncios. Isso acontece porque
cada agência faz seus anúncios segundo padrões próprios.
a equipe de designers do veículo deve adaptar os anúncios recebidos.
os anunciantes precisam adaptar seus anúncios a cada veículo.
os anúncios são feitos pelas agências, segundo regras do mercado.
os diagramadores do veículo elaboram os anúncios segundo o projeto gráfico.
Os espaços de comunicação audiovisual jornalística vêm sendo preenchidos por uma profusão de imagens nunca vista. Esse fato gerou a expressão primeira guerra televisual que se aplicava à guerra da(o)
Coréia
Bósnia
Golfo
Vietnã
Kosovo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...