Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A teoria crítica da comunicação tem por base os princípios formulados pelo pensamento

  • A.

    capitalista.

  • B.

    marxista.

  • C.

    cibernético.

  • D.

    funcionalista.

  • E.

    darwinista.

A subjetividade contemporânea é afetada por relações midiáticas. Nesse ambiente, segundo Guattari (1992), surgem novas formas de se compreender o processo de subjetivação configurado como um relacionamento

  • A.

    homem-máquina, urbano-rural.

  • B.

    sujeito-objeto, liberdade-vigilância coletiva

  • C.

    indivíduo-grupo, máquina-trocas múltiplas.

  • D.

    crente-descrente, elétrico-mecânico.

  • E.

    híbrido-comum, dramático-narrativo.

O levantamento de informações e a identificação de opiniões, conduzidos com o público interno, com o objetivo de fazer um diagnóstico do ambiente de trabalho denomina-se

  • A.

    Auditoria de mercado.

  • B.

    Auditoria de imagem corporativa.

  • C.

    Pesquisa de mercado

  • D.

    Pesquisa etnográfica.

  • E.

    Pesquisa de clima organizacional.

As tecnologias contemporâneas configuram novos agentes no processo da informação mundial. A entrada desses sujeitos no campo da comunicação coletiva se faz pela

  • A.

    convergência.

  • B.

    autonomia.

  • C.

    interatividade.

  • D.

    digitalização.

  • E.

    denúncia.

A comunicação administrativa trata dos fluxos de informações que percorrem a instituição, de modo a facilitar a comunicação entre a instituição e seus funcionários. Dentre as opções abaixo, assinale a que NÃO pode ser considerada como uma barreira à comunicação administrativa.

  • A.

    Canais e meios de comunicação

  • B.

    Aspectos financeiros

  • C.

    Atitude individual

  • D.

    Relações interpessoais

  • E.

    Cultura organizacional

Em um ambiente de trabalho em que grande parte dos funcionários não tem acesso a terminais de computadores, as empresas encontram dificuldades para usar a intranet como único canal de comunicação com o público interno. Em uma situação como esta, o instrumento mais indicado para ser usado como veículo de comunicação interna é o(a)

  • A.

    Release.

  • B.

    Reprinte.

  • C.

    Jornal mural.

  • D.

    Cartilha.

  • E.

    Caixa de sugestões.

Na produção de notícias para veículos on-line, o jornalista deve concentrar-se no(a)

  • A.

    estabelecimento de conexões com veículos off-line.

  • B.

    determinação da ordem de navegação a ser seguida.

  • C.

    construção visual da página, independente do texto.

  • D.

    reprodução dos padrões definidos para as demais mídias.

  • E.

    utilização de recursos de hipermídia, para enriquecer a navegação.

A tendência contemporânea de utilização da internet como plataforma para produzir e disseminar informações está permitindo o desenvolvimento de um novo processo para a comunicação em rede cujo conceito se denomina

  • A.

    mistura de mídias.

  • B.

    convergência das mídias.

  • C.

    conversão das mídias.

  • D.

    mídias inovadoras.

  • E.

    mídias alternativas.

A manipulação da informação por parte do poder político é uma grave ofensa à liberdade de imprensa e ao direito do cidadão contemporâneo. Que instrumento regula essas relações?

  • A.

    Código de ética

  • B.

    Lei ordinária.

  • C.

    Sindicato da classe.

  • D.

    Associação de imprensa.

  • E.

    Negociação coletiva.

Segundo Maria Immacolata Vassallo de Lopes, em seu livro Pesquisa em Comunicação, o paradigma funcionalista dos estudos de comunicação e cultura é regido pelos seguintes princípios metodológicos:

  • A.

    análise centrada no produto, nível ideológico elevado, modelo superestrutural e estudos de caso.

  • B.

    análise centrada no receptor, enfoque psicossociológico e psicolingüístico, conceitos operacionais e nível descritivo de estudo.

  • C.

    análise dos produtos da mídia, comparação entre modelos científicos, amostras significativas e pesquisa qualitativa.

  • D.

    análise de conteúdo, interpretação livre dos discursos, linhas ideológicas adotadas pelos veículos e estatísticas.

  • E.

    análise das mensagens midiáticas, freqüência dos artefatos, decupagem da linguagem e livre interpretação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...