Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A respeito do planejamento de comunicação e marketing de uma organização, considere as afirmativas abaixo.

I – As ações de comunicação interna devem ser isoladas das externas, pois o custo de implantá-las simultaneamente é alto, se comparado aos benefícios alcançados.

II – As promoções de vendas são instrumentos efi cazes na produção de resultados de curto prazo, porque servem de estímulo para que os clientes tomem decisões de compra.

III – As mídias de massa representam um investimento global elevado, que pode ser compensador quando se leva em conta o custo para se atingir cada grupo de mil usuários.

IV – As equipes de atendimento ao público são um instrumento de comunicação e, portanto, precisam transmitir as mesmas mensagens emitidas por outras ferramentas.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, apenas

  • B.

    I e III, apenas

  • C.

    II e IV, apenas

  • D.

    II, III e IV, apenas

  • E.

    I, II, III e IV

Em suas ações de branding, uma organização financeira adota um posicionamento por uso/aplicação.

Sendo assim, suas campanhas de comunicação realçam o fato de que ela é a

  • A.

    concorrente mais próxima da marca líder

  • B.

    líder em seu segmento de atuação

  • C.

    instituição preferida dos funcionários públicos

  • D.

    marca mais adequada para investimentos em previdência

  • E.

    marca mais antiga e experiente do mercado

No ambiente empresarial, a frase que representa de forma mais apropriada o conceito de comprometimento no endomarketing é a seguinte:

  • A.

    “O esforço e a iniciativa na busca por resultados nem sempre são valorizados.”

  • B.

    “As pessoas devem limitar-se a fazer aquilo que as normas e a rotina exigem.”

  • C.

    “Os setores são importantes para delimitar as divisões entre chefes e subordinados.”

  • D.

    “Os subordinados delegam para cima, levando ao chefe os problemas existentes.”

  • E.

    “Todos os problemas são problemas de todos, independente da área em que se atua.”

Uma das ações de uma campanha de endomarketing consistiu em distribuir prêmios para os primeiros colocados em um concurso de fotografia. Nesse caso, o público-alvo dessa campanha era o

  • A.

    cliente interno

  • B.

    formador de opinião

  • C.

    consumidor

  • D.

    fornecedor

  • E.

    revendedor

A equipe de comunicação interna de uma empresa está na fase de criação do perfil editorial da nova publicação da empresa. Essa fase inclui a

  • A.

    análise do perfil do público-alvo e da necessidade de segmentação.

  • B.

    definição da tipologia das fontes, das cores e do papel para impressão.

  • C.

    definição das editorias e dos assuntos que serão tratados na publicação.

  • D.

    organização do comitê de redação para decidir a periodicidade da publicação e os pontos de distribuição.

  • E.

    preparação e a revisão textual das reportagens e entrevistas.

Uma montadora de veículos precisa de uma solução de baixo custo e de rápida atualização para reforçar sua comunicação com os operários durante os turnos de trabalho.

O veículo jornalístico de comunicação interna mais indicado nessa situação é a(o)

  • A.

    revista

  • B.

    intranet

  • C.

    jornal

  • D.

    mural

  • E.

    informativo digital

Um dos fatores de sucesso da comunicação interna é o correto alinhamento da estratégia de comunicação com a realidade do ambiente empresarial. A decisão quanto aos tipos de veículos adequados a esse fim é um dos requisitos para esse sucesso.

Assim, no escopo do público interno,

  • A.

    o tipo de publicação empresarial é decidido anualmente pela alta direção da organização, em seu planejamento estratégico.

  • B.

    os veículos jornalísticos são mais eficazes do que a comunicação direta dos chefes com suas equipes.

  • C.

    a fase inicial de implantação de uma política de comunicação é um período crítico, pois depende das pautas enviadas pelas assessorias de veículos da grande imprensa.

  • D.

    um veículo tecnológico, como um informativo digital ou TV corporativa, ajusta-se a todos os tipos de públicos de uma organização.

  • E.

    uma estratégia de comunicação equilibrada combina diversos programas para atingir o público interno em diferentes situações.

Pelas particularidades do veículo, o texto produzido para a televisão tem, entre suas características, a de ser

  • A.

    breve e repleto de adjetivos

  • B.

    longo e próximo ao informal

  • C.

    conciso e próximo ao coloquial

  • D.

    coeso e arranjado em frases longas

  • E.

    formal e arranjado em frases curtas

Apesar de a evolução tecnológica ter introduzido o imediatismo da internet na velocidade da informação, as reportagens com denúncias de grande repercussão no país e que costumam derrubar personalidades importantes da política ainda são uma rotina de veículos impressos e não diários.

Na liderança desse segmento, está a revista

  • A.

    Carta Capital

  • B.

    Época

  • C.

    Exame

  • D.

    IstoÉ

  • E.

    Veja

Para medir o resultado das propagandas em diversas mídias, como tevês e revistas de opinião, os bancos necessitam de um feedback, que pode ser adquirido pela realização de

  • A. análise da concorrência
  • B. campanhas persuasivas
  • C. orçamentos cruzados
  • D. marketing direto
  • E. pesquisas de mercado
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O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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