Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do planejamento de comunicação e marketing de uma organização, considere as afirmativas abaixo.
I As ações de comunicação interna devem ser isoladas das externas, pois o custo de implantá-las simultaneamente é alto, se comparado aos benefícios alcançados. II As promoções de vendas são instrumentos efi cazes na produção de resultados de curto prazo, porque servem de estímulo para que os clientes tomem decisões de compra. III As mídias de massa representam um investimento global elevado, que pode ser compensador quando se leva em conta o custo para se atingir cada grupo de mil usuários. IV As equipes de atendimento ao público são um instrumento de comunicação e, portanto, precisam transmitir as mesmas mensagens emitidas por outras ferramentas. Estão corretas as afirmativasI, apenas
I e III, apenas
II e IV, apenas
II, III e IV, apenas
I, II, III e IV
Em suas ações de branding, uma organização financeira adota um posicionamento por uso/aplicação.
Sendo assim, suas campanhas de comunicação realçam o fato de que ela é aconcorrente mais próxima da marca líder
líder em seu segmento de atuação
instituição preferida dos funcionários públicos
marca mais adequada para investimentos em previdência
marca mais antiga e experiente do mercado
No ambiente empresarial, a frase que representa de forma mais apropriada o conceito de comprometimento no endomarketing é a seguinte:
O esforço e a iniciativa na busca por resultados nem sempre são valorizados.
As pessoas devem limitar-se a fazer aquilo que as normas e a rotina exigem.
Os setores são importantes para delimitar as divisões entre chefes e subordinados.
Os subordinados delegam para cima, levando ao chefe os problemas existentes.
Todos os problemas são problemas de todos, independente da área em que se atua.
Uma das ações de uma campanha de endomarketing consistiu em distribuir prêmios para os primeiros colocados em um concurso de fotografia. Nesse caso, o público-alvo dessa campanha era o
cliente interno
formador de opinião
consumidor
fornecedor
revendedor
A equipe de comunicação interna de uma empresa está na fase de criação do perfil editorial da nova publicação da empresa. Essa fase inclui a
análise do perfil do público-alvo e da necessidade de segmentação.
definição da tipologia das fontes, das cores e do papel para impressão.
definição das editorias e dos assuntos que serão tratados na publicação.
organização do comitê de redação para decidir a periodicidade da publicação e os pontos de distribuição.
preparação e a revisão textual das reportagens e entrevistas.
Uma montadora de veículos precisa de uma solução de baixo custo e de rápida atualização para reforçar sua comunicação com os operários durante os turnos de trabalho.
O veículo jornalístico de comunicação interna mais indicado nessa situação é a(o)revista
intranet
jornal
mural
informativo digital
Um dos fatores de sucesso da comunicação interna é o correto alinhamento da estratégia de comunicação com a realidade do ambiente empresarial. A decisão quanto aos tipos de veículos adequados a esse fim é um dos requisitos para esse sucesso.
Assim, no escopo do público interno,o tipo de publicação empresarial é decidido anualmente pela alta direção da organização, em seu planejamento estratégico.
os veículos jornalísticos são mais eficazes do que a comunicação direta dos chefes com suas equipes.
a fase inicial de implantação de uma política de comunicação é um período crítico, pois depende das pautas enviadas pelas assessorias de veículos da grande imprensa.
um veículo tecnológico, como um informativo digital ou TV corporativa, ajusta-se a todos os tipos de públicos de uma organização.
uma estratégia de comunicação equilibrada combina diversos programas para atingir o público interno em diferentes situações.
Pelas particularidades do veículo, o texto produzido para a televisão tem, entre suas características, a de ser
breve e repleto de adjetivos
longo e próximo ao informal
conciso e próximo ao coloquial
coeso e arranjado em frases longas
formal e arranjado em frases curtas
Apesar de a evolução tecnológica ter introduzido o imediatismo da internet na velocidade da informação, as reportagens com denúncias de grande repercussão no país e que costumam derrubar personalidades importantes da política ainda são uma rotina de veículos impressos e não diários.
Na liderança desse segmento, está a revistaCarta Capital
Época
Exame
IstoÉ
Veja
Para medir o resultado das propagandas em diversas mídias, como tevês e revistas de opinião, os bancos necessitam de um feedback, que pode ser adquirido pela realização de
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