Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A literatura sobre Marketing considera que existem cinco áreas de análise por trás da tomada de decisões relacionadas ao Marketing. São elas:
Necessidades dos clientes - Poder de compra do mercado - Concorrência - Colaboradores - Contexto.
Criação da necessidade - Habilidades da companhia - Capacidade de produção da empresa - Colaboradores - Contexto.
Necessidades dos clientes - Habilidades da companhia - Concorrência - Capacidade de distribuição - Contexto.
Criação da necessidade - Habilidades da companhia - Concorrência - Colaboradores - Sazonalidade.
Necessidades dos clientes - Habilidades da companhia - Concorrência - Colaboradores - Contexto.
A respeito de Planejamento Estratégico de Marketing (PEM), é correto afirmar:
Visão é um conceito que considera as crenças básicas, os ideais e a ética que fundamentam as decisões da organização.
Valores referem-se às políticas da organização para orientar os stakeholders.
Trata-se de um processo gerencial que tem por finalidade adequar os objetivos e recursos da empresa às mudanças de oportunidades de mercado para torná-la mais competitiva.
Por Missão deve-se entender as formas pelas quais a organização dita os seus escopos de atuação competitiva junto aos stakeholders.
As Políticas servem para parametrizar os limites da ação individual, além de ser marco para as decisões da empresa.
corrupção.
banalização.
heroicização.
precarização.
profissionalização.
No ciclo de vida do produto, o preço declina, à medida que a concorrência se intensifica e as empresas de custos altos são eliminadas, durante o estágio de
introdução.
maturidade.
crescimento.
declínio.
nascimento.
Um repórter leu no arquivo de seu jornal que a prefeitura da sua cidade havia contratado 2.000 funcionários públicos em 2008. A informação chamou a atenção porque naquela mesma semana ele viu no Diário Oficial do Município que houvera a contratação de 3.000 mil pessoas. Em um motor de busca online, encontrou uma seção no sítio da prefeitura com a base de dados de contratação e desligamento de pessoal e tipo de contratação (CLT, comissionado etc.). Para investigar o tema com técnicas de reportagem assistida por computador se há indício de irregularidades ou improbidade na política de contratação em seu município este repórter pode
consolidar os dados em uma planilha eletrônica e analisá-los com gráficos para obter pistas de investigação.
publicar os dados encontrados e realizar nova busca na internet para verificar a repercussão.
montar um weblog com os dados encontrados para obter mais informações inseridas por usuários cadastrados.
criar perfis em redes sociais para levantar o debate e obter um parecer preciso da opinião pública.
utilizar software de rastreamento para analisar o fluxo de acessos à seção de concursos do sítio da prefeitura.
Foi veiculado um vídeo na Internet protagonizado por um músico que construiu instrumentos de percussão e uma flauta com caixas de uma bala (doce) de determinada marca do mercado. Ele faz a sua apresentação em uma praça e tem a ajuda de transeuntes que não se recusaram a fazer o som de chocalhos que ele determinou. O vídeo de mais de 2 minutos foi repassado para uma multidão de internautas pelas redes sociais. Esse tipo de campanha caracteriza o
Cybermarketing.
Geomarketing.
Marketing cinematográfico.
Marketing viral.
Marketing de retenção.
Cada vez mais presencia-se a atuação de lobistas em variados setores, principalmente na área pública. A existência desses profissionais faz o profissional de jornalismo refletir sobre o seu papel em uma sociedade moderna, e concluir que o lobby
é uma prática nefasta, devendo ser eliminada das relações empresariais e institucionais com o poder em todos os escalões.
é inerente à natureza humana, pois ela está sempre permeável a pressões externas da sociedade e não há como resistir a essas investidas.
é eticamente condenável, mas aceito, em um país como o Brasil, onde prevalece a chamada Lei de Gerson − pela qual todos querem levar vantagem.
mesmo que condenável pela ética, não pode ser questionado se for totalmente regulado pela legislação federal.
feito dentro de regras éticas passou a ser necessário e legítimo, pois ajuda a mostrar o ponto de vista de um grupo ou empresa junto ao poder público.
Os dois princípios que fundamentam o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros são:
interesse público e direitos fundamentais do cidadão.
Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão e Constituição Federal de 1988.
interesse público e Declaração Universal dos Direitos Humanos.
direitos fundamentais do cidadão e Constituição Federal de 1988.
Constituição Federal de 1988 e Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No artigo Ética no marketing: ação isolada ou negócio? o autor, Miguel Arantes Normanha Filho, afirma que Gene Laczniak apregoa cinco padrões éticos. Um deles preconiza que o profissional deve agir de tal forma que a atitude que você tomar possa ser uma lei ou regra universal de comportamento em relação às circunstâncias dadas. Essa afirmação coincide com
a teoria do conhecimento proposta por Thomaz Luckmann.
postulados da Teoria Pura do Direito de Kelsen.
a teoria da ação social de Weber.
a teoria da hierarquia das necessidade de Maslow.
o enunciado do imperativo categórico de Kant.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em um estudo recente, a Fenaj (2010) comprovou que 60% dos jornalistas atuam em assessorias de imprensa. Pesquisa realizada pela ABERJE (2008) constatou que os 73% dos profissionais das agências de comunicação são jornalistas. Pode-se inferir desses números, como fez Aldo Antonio Schmitz (As fontes nas teorias de Jornalismo) que
as assessorias de imprensa estão se transformando em assessorias de comunicação.
as fontes contratam jornalistas para aperfeiçoar o relacionamento com a mídia.
os jornalistas formados estão se transformando em profissionais de Relações Públicas.
as agências de comunicação estão se transformando em assessorias de imprensa.
as fontes contratam jornalistas para fazerem mídia training.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...