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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Ancelmo Gois, então editor do Informe JB, publicou um texto tratando de um produto muito comum no meio jornalístico. Escrevia o jornalista:
Sem querer ser pretencioso, gostaria de dar algumas dicas para as fontes produtoras de ....... Salvo em alguns casos, é um erro tentar irrigar todas as salas das redações com o(a) mesmo(a) ....... É preciso fazer um trabalho dirigido a determinados públicos alvos. Para as colunas, como é o caso do Informe JB, a nota exclusiva tem muito mais chances de emplacar − desde que o fato divulgado tenha naturalmente valor jornalístico. Ancelmo Gois referia-se aorelease.
press kit.
pré-pautas.
coletivas.
clipping.
Estudiosos da seleção de notícias pelos jornalistas acreditam que a informação pode fluir por três canais − iniciando pela ocorrência dos eventos, passando pelas fontes de mídia ou não até chegar à mesa de edição para ser consumida e distribuída por membros da audiência. O canal de audiência que tem condições de fazer a distribuição da notícia é possibilitado pela Internet, que permite, no interior dessa perspectiva teórica, que qualquer pessoa
se torne gatekeeper.
elabore o agendamento.
construa uma matéria jornalística.
se responsabilize pela apuração.
realize o feedback.
Embora cada veículo tenha as suas próprias normas e convenções a respeito da redação jornalística, há uma série delas que são comuns a quase todos. Não faz parte das normas convencionais de redação de um jornal ou de uma revista:
Evite começar parágrafos ou períodos com a mesma palavra.
O ponto final não deve ser utilizado nos títulos.
Não se deve dar opinião em matéria informativa.
Evite o uso de algarismos no início de períodos.
Todos os editoriais devem ser assinados.
Sobre os formatos de arquivo de trabalhos digitais gráficos, é correto afirmar que
JPEG é um tipo de arquivo gráfico orientado para objetos, que tem a capacidade de não perder dados na compactação.
GIF é um formato de arquivo da Macintosh para imagens. É pouco utilizado atualmente.
PICT é utilizado em imagens gráficas para Web e pode ser compactado, mas sua qualidade não é ideal para imagens e fotos de tom contínuo.
PSD são arquivos no formato original do Photoshop das imagens editadas ou editáveis.
PDF/X consistem em cinco arquivos separados. Um arquivo é aplicativo de diagramação e os outros quatro correspondem à seleção de cores secundárias aditivas.
Segundo Wilson da Costa Bueno (http://www.comunicacaoempresarial.com.br), deve-se entender Comunicação Integrada como
o conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.
o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com o público interno (na verdade, sabe-se que há vários públicos internos em uma organização) e entre os próprios elementos que integram este público.
a estratégia que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e, evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.
todas as atividades e ações desenvolvidas pelo Governo Federal, pelos Governos Estaduais e Municipais e pelos seus órgãos (secretarias, ministérios) e empresas no sentido de colocar-se junto à opinião pública, democratizando as informações de interesse da sociedade e prestando contas de seus atos.
um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto ao público interno.
Para definir os preços, algumas organizações utilizam a técnica do mark-up, que consiste em analisar os custos inerentes
I. à produção.
II. à comercialização.
III. à distribuição.
IV. à divulgação.
V. a perdas eventuais.
Está correto o que consta em
I, II, III, IV e V.
I, II, III e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
A Pós-Modernidade se apresenta como o movimento que desata todas as amarras da rigidez que foi imposta ao homem moderno. Ela deve ser entendida, em linhas gerais, como
a quebra do sistema natural que ligava o homem com suas divindades. O mundo adquire valor humano e a religião perde sua relevância para a vida em sociedade.
a valorização de uma forte confiança na razão humana, acrescida da experiência de cada um como instrumentos para conhecer e compreender o mundo.
o movimento de pensamento contemporâneo que rejeita as totalidades, valores universais e grandes narrativas históricas.
a valorização da experiência exterior e subjetiva e o desprezo pelas verdades cientificas e objetivas sobre o universo.
o ato de realizar, de transformar em realidade o que se pensa ou projeta.
A Comunicação Pública é a comunicação formal que realiza a troca e o compartilhamento de informações de utilidade pública, colabora na manutenção do lugar social, e cuja responsabilidade é das instituições públicas (Zémmor, La Communication Publique, 1995: 5). Considerando esse ponto de vista, o objetivo que NÃO faz parte da Comunicação Pública é
estabelecer uma relação de diálogo de forma a permitir que o serviço público atenda às necessidades do cidadão de maneira mais precisa.
apresentar e promover cada um dos serviços oferecidos pela administração pública.
tornar conhecidas as instituições interna e externamente.
desenvolver campanhas de informação e ações de comunicação de interesse geral.
tornar o debate público desnecessário com a discussão feita pelo próprio poder.
O Programa desenvolvido pela Sabesp denominado Agente da Gente tem como objetivo criar laços e estreitar parcerias de representantes da Empresa com a comunidade. Neste trabalho, cerca de 50 agentes comunitários realizam encontros, palestras e orientações sobre educação sanitária e ambiental. Pretende-se organizar um evento que tenha como objetivo compartilhar com a sociedade desenhos realizados por crianças de escolas públicas, com tema relacionado ao uso racional da água. Esta ação deverá percorrer diversas regiões do país, tendo como sede as próprias escolas.
O evento melhor recomendado para este contexto é a montagem de umamostra.
feira.
palestra.
conferência.
vernissage.
Considere:
I. Apêndice: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.
II. Anexo: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.
III. Colofão: Indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data da impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.
IV. Epígrafe: Texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
V. Posfácio: Matéria informativa ou explicativa, posterior à conclusão do texto que, de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.
De acordo com as normas da ABNT para livros e folhetos, estão corretas APENAS as definições:
III, IV e V.
I e II.
I, III e V.
IV e V.
II, III, IV e V.
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