Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No estúdio ou numa transmissão radiofônica, o __________ de áudio é o dispositivo que diminui a amplitude dinâmica do sinal passado por ele.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.

  • A.

    amplificador

  • B.

    limitador

  • C.

    sintetizador

  • D.

    compressor

  • E.

    equalizador

Iniciativas como a do jornal coreano Ohmynews e a do Eu Repórter, do jornal O Globo, surgiram num cenário em que as novas tecnologias permitem:

  • A.

    a democratização na emissão de conteúdos noticiosos e o “jornalismo participativo”.

  • B.

    o controle sobre tudo que é transmitido em tempo real na Internet.

  • C.

    a exclusão digital no Ocidente e o fim da profissão de jornalista no Oriente.

  • D.

    o descrédito de informações provenientes de fontes não autorizadas e não mediadas por jornalistas.

  • E.

    a concentração de dados em grandes conglomerados de comunicação.

A gravação com três ou mais microfones solicita o uso de um __________ para controle independente de canais.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.

  • A.

    amplificador

  • B.

    mixer

  • C.

    headphone

  • D.

    equalizador

  • E.

    reverber

Com o fim da era analógica no rádio, a tecnologia digital levou à criação dos sistemas de transmissão variados para substituir as freqüências AM, FM e OC. Dos sistemas digitais desenvolvidos até o momento, o que possibilita a transmissão simultânea em AM e FM é:

  • A.

    DAB – Digital Audio Broadcasting.

  • B.

    IBOC – In-Band/On Chanel.

  • C.

    DMB – Digital Multimídia Broadcasting.

  • D.

    DRM – Digital Radio Mondiale.

  • E.

    DMB IP – Digital Multimídia Broadcasting Internet Protocol.

Analise as afirmativas a seguir sobre Produção Executiva:

I. As equipes de produtores e de produtores assistentes são montadas de acordo com a necessidade de cada emissora.

II O número de produtores da equipe vai depender do patrocinador.

III. Em geral, rádios não estritamente musicais são aquelas que mais contratam produtores.

IV. Emissoras pequenas contratam um produtor que faz de tudo um pouco, da direção de programas a serviços de motorista.

V. Avaliar a equipe de produção e o resultado na programação é uma tarefa semanal.

Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • B.

    se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

  • C.

    se apenas as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.

  • D.

    se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

O “Gráfico do Relógio”, utilizado em diversas estações, é um instrumento útil para a produção executiva e serve para:

  • A.

    organizar a produção da emissora.

  • B.

    cronometrar apenas programas longos com mais de 120 minutos.

  • C.

    marcar somente os tempos de exibição dos comerciais.

  • D.

    organizar as vinhetas dos programas.

  • E.

    cronometrar apenas programas de 60 minutos.

Em relação à transmissão radiofônica em rede, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Existem dois modelos de redes de radiojornalismo no Brasil: com emissão diária de programas e com emissão por 24 horas (All News).

  • B.

    São emissoras concorrentes de vários grupos de comunicação.

  • C.

    São empresas próprias pertencentes a um mesmo grupo de comunicação ou independentes que se associam.

  • D.

    São redes que assumem um único nome ou associam o nome local à rede ou continuam com a sua denominação original.

  • E.

    Favorecem a criação de redes nacionais musicais ou jornalísticas devido às transformações provocadas pelo capitalismo na virada do século.

As expressões “adiar para depois”, “até mesmo” e “consenso geral” são exemplo de __________ no rádio brasileiro.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.

  • A.

    expressões coloquiais

  • B.

    adjetivação excessiva

  • C.

    redundância

  • D.

    frases negativas

  • E.

    cacófatos

A programação é o conjunto organizado de toda a transmissão da emissora e o modelo de programação __________ se constitui num conjunto eclético de programas, estritamente variados e diferenciados. Nesse modelo há uma segmentação de horários que se inicia com emissões para um público bem genérico, entre 6 e 8 horas da manhã, e, na sequência, entram programas jornalísticos abordando os principais fatos do município e da região.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna acima.

  • A.

    em mosaico

  • B.

    em fluxo

  • C.

    linear

  • D.

    em ciclos

  • E.

    variável

“Quem quer ser tudo para todos acaba sendo nada para ninguém.”

Em sentido mercadológico estrito, a afirmativa entre aspas quer dizer que:

  • A.

    o caráter homogêneo dos diversos tipos de público prepondera sobre suas características específicas.

  • B.

    as mensagens dirigidas a públicos massificados permitem atingir o mercado como um todo.

  • C.

    a globalização tende a inibir segmentos e nichos em benefício da massificação de mercados.

  • D.

    o incremento da oferta e a sofisticação das demandas exigem a indiferenciação dos públicos.

  • E.

    a correta segmentação do público é diretamente proporcional à eficácia das ações de marketing.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...