Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito à Comunicação Social, analise as afirmativas a seguir:
I. Trata-se de um processo pelo qual um indivíduo, uma comunidade ou uma organização, situados em dada época e lugar, fazem uso de elementos de expressão manifesta e de recepção sempre imediata de idéias e sentimentos.
II. É um conjunto de meios pelos quais um ou mais indivíduos, pelo envio de suas mensagens, suscitam respostas por parte de outros, com os quais pretendem chegar a um entendimento, recíproco ou não.
III. Diz-se, com esse registro, da troca continuada de mensagens, por meio das quais se estabelece e consolida a unidade social alcançada pelo convívio cotidiano, a transmissão de informações e a partilha de bens simbólicos.
IV. É essa a designação genérica de atos, ações e atitudes pelos quais um emissor acede a uma partilha de sentidos, procedendo de imediato à expressão de seus sentimentos e ao intercâmbio de suas idéias.
V. Faz-se aqui referência a um procedimento designativo da influência indiscriminada que uma fonte emissora jamais deixa de exercer sobre receptores-destinatários, atendendo a seus anseios e satisfazendo suas expectativas.
Assinale:
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.
Com base e referência no papel desempenhado pelo marketing no contexto da comunicação organizacional, assinale a afirmativa incorreta.
Endomarketing é um trabalho interno, realizado com a finalidade de aplicar uma visão propriamente mercadológica às rotinas funcionais próprias a uma empresa ou instituição.
Propaganda institucional quer dizer influência que se pretende exercer por meio de criação, reforço ou mudança de concepções e atitudes mentais no que tange a uma instituição, de caráter público ou privado.
Marketing institucional é a atividade responsável pela divulgação pública de idéias e ideais dos dirigentes de uma organização, ficando, do mesmo modo, encarregado de disseminá-los junto ao corpo funcional dessa empresa ou instituição.
Marketing social é a atração de uma empresa ou instituição que desenvolve ações que tenham por objetivo contribuir para a solução de problemas sociais e carências da sociedade em que atue.
Comunicação organizacional designa o conjunto de práticas de comunicação que têm lugar em organizações, estruturando seus relacionamentos, estabelecendo seus objetivos, coordenando suas ações comunicacionais e gerenciando seus recursos.
É hoje sociologicamente inquestionável a alta relevância que a TV assume em nosso cotidiano. Sabe-se também que ela se tornou objeto de preocupação de governantes, dirigentes políticos, empresários, artistas e, por último, mas não por fim, pais e educadores.
Com relação ao poder atribuído às imagens que chegam a nossos lares, despertando nossa curiosidade e motivando nosso interesse, assinale a afirmativa correta.
Em todo o mundo, as produções típicas da TV, tais como são conhecidas, arregimentam legiões de fiéis telespectadores, porque as significações ali produzidas pouco têm a ver com a realidade de fato, produzindo apenas descompressão psicológica.
A TV é parte integrante e necessária de um aparato sociocultural e econômico de produção e veiculação de imagens e sons, bem como informação, publicidade e divertimento, produzindo, veiculando e fazendo circular significados e sentidos.
A programação da TV é de inteiro agrado de telespectadores típicos, os quais, no recesso de seus lares ou em seus bares preferidos, contemplam atentos o que em sua tela se mostra, embora o façam de maneira dispersiva ou manifestativa de reduzido interesse.
A TV processa matérias corriqueiras e revela pouco interesse com relação ao que ocorre na sociedade, de tal forma que sua narração de fatos do cotidiano e seus elaborados discursos sobre o que se passa no mundo cobram valor somente para poucos telespectadores.
Ainda que ocupe um lugar considerável na cena social e na esfera pública contemporâneas, a TV não incentiva os telespectadores a que, assistindo a seus programas, adquiram o hábito cotidiano de ver televisão, unindo e unificando o País no âmbito do imaginário coletivo.
Ao se proceder a um planejamento estratégico de marketing, a escolha de uma mídia massiva deve ser criteriosamente considerada, à vista da ocorrência possível de um demarketing.
A característica essencial do demarketing é:
dar curso a ações e realizar eventos de marketing que resultem apenas em modestos índices de crescimento.
induzir à aquisição de bens supérfluos com vistas a uma ampliação do mercado consumidor de novos produtos.
compor-se de medidas que, uma vez decididas e implementadas, provoquem um desestímulo à demanda.
permitir que o público externo de uma empresa ou instituição conheça a estratégia mercadológica adotada.
constituir-se em movimento de marketing destinado a aumentar uma demanda tendencial em curso.
Meios de comunicação massiva e meios de comunicação segmentada em pouco ou quase nada se assemelham, tantas são as suas diferenças reais.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Meios massivos de comunicação se destinam à divulgação de mensagens abertas para públicos específicos, chamados de massa, ao passo que os meios de convergência tecnológica dependem exclusivamente da mídia eletrônica e de sua codificação analógica para públicos segmentados.
Meios de comunicação massivos devem satisfazer a curiosidade e atender às expectativas de largas faixas de público, as quais, no entanto, podem vir a ser objeto de uma segmentação obtida por meio de pesquisas de audiência.
Meios tradicionais de comunicação procedem a codificações analógicas de suas mensagens para convir a um número extenso e indeterminado de pessoas, enquanto a moderna mídia de síntese recorre a procedimentos de codificação digital para a satisfação de seu público.
Entre os meios massivos de comunicação se alinham o rádio e a televisão, cuja fase digital já começou; meios de comunicação contemporâneos, como a hipermídia, somente contam com o cinema produzido por recursos de computação gráfica.
Meios de difusão coletiva, como o videocassete, tornaramse obsoletos e mesmo impopulares, sendo substituídos por meios ditos multimidiais, agora em vantagem porque despertam o interesse de um público específico e de elevado poder aquisitivo.
O composto mercadológico, composto de marketing ou marketing mix se deixa traduzir por meio de uma fórmula, que se denomina:
4Ps, isto é, conjunto de pontos de interesse aos quais as organizações devem estar atentas, caso desejem atingir objetivos de marketing.
4Cs, isto é, a série de soluções de fidelização de clientes, redução de custos e outras conveniências, além da promoção de eventos de comunicação empresarial.
MPMP ou marketing, propaganda, merchandising e promoção, que, estreitamente associados, dinamizam a relacionamento das organizações com seus públicos.
RPMd ou relações públicas e marketing direto, envolvendo o conceito de público e afirmando que uma ação individualizada é mais eficaz que ações massificadas.
CiM ou comunicação integrada de marketing, que preconiza o uso de ferramentas de comunicação para atingir objetivos estratégicos bem específicos.
A repetição de palavras, idéias ou nomes nos discursos dos diferentes meios de comunicação tem implicações diversas. A esse respeito, é correto afirmar que:
no jornal, possibilita que o leitor retorne ao início do texto para dirimir dúvidas.
no rádio, permite adequar o ritmo da leitura e facilitar a respiração do locutor.
nas revistas, concede maior credibilidade ao conteúdo, desdobrando seu sentido.
na TV, serve para dar clareza à mensagem e favorecer sua retenção pelo público.
no outdoor, proporciona instantaneidade à informação, intensificando seu fluxo.
Sabe-se que há um compromisso ético e social próprio para as ações de marketing.
Em conformidade a tal conceito, e pela perspectiva do marketing, essa responsabilidade social se justifica porque:
a filantropia corporativa e os investimentos na identidade social de uma instituição fazem supor um planejamento de marketing que, em última análise, resulte em uma tarifa improdutiva, que não beneficie seus stakeholders, mas que satisfaça a sociedade como um todo.
o marketing social, entendido como estratégia e instrumento de divulgação das ações sociais de empresas socialmente responsáveis, pode resultar em fortalecimento da marca, assim como na obtenção de um valor diferencial para seus produtos e serviços.
os diretores corporativos incumbidos do gerenciamento de marketing estão autorizados a dar curso a iniciativas de cunho social somente no que tange à consecução de metas organizacionais, não podendo dispor de seus meios para quaisquer outros fins.
uma vez postas em prática, as ações de marketing social levam à admissão de que uma empresa não deve responder apenas a seus acionistas, devendo então desincumbir-se de obrigações morais, legais e institucionais que assuma perante seus públicos.
na esfera das ações de marketing, o conceito de responsabilidade social requer, tanto para sua construção teórica quanto para sua aplicação prática, uma incorporação ao rol de atividades de gestão comunitária realizadas por uma instituição, seja em âmbito interno, seja externamente.
Sobre as especificidades dos diversos meios impressos, eletrônicos e digitais, analise as afirmativas a seguir:
I. Em relação às revistas, os jornais têm maior porcentagem de leitores por edição, o que faz a circulação ser bem maior do que a tiragem.
II. Ao contrário do que ocorre com os meios impressos, no rádio e na TV, a mensagem vive apenas no momento em que é transmitida.
III. Na mídia digital, o papel do usuário é potencializado; por isso, quanto mais próxima de seus interesses estiver a informação, mais valorizada ela será.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Conquistas científicas alcançadas com a chamada Revolução Informacional proporcionaram novas tecnologias da informação e da comunicação. Foi assim que, a exemplo de outros meios de comunicação, também a publicidade ingressou na era da informática, constituindo-se em trunfo comercial válido em mercados de obstinada competição.
No que diz respeito à publicidade veiculada pela Internet, analise as afirmativas que se seguem:
I. O fato de uma instituição pública ou uma empresa privada manterem um site pode ser debitado no rol de suas competências, em inequívoco testemunho de sua atenção e sintonia com relação a imperativos e necessidades de mercado.
II. Não requer demonstração categórica o fato de a publicidade eletrônica ter substancialmente elevado o grau de interatividade com consumidores em potencial, habilitandose, portanto, à coleta de informações segmentadas de modo conforme aos interesses da instituição contratante.
III. A divulgação por meio de banners alçou a um novo patamar a divulgação publicitária na rede, uma vez que essas flâmulas, inseridas em páginas da web, invariavelmente, oferecem um hiperlink para a página do anunciante.
IV. Além de um design sugestivo e esteticamente bem resolvido, um site institucional ou empresarial deve conter informações indispensáveis a seu público, ficando desde logo obrigado a mantê-las permanentemente atualizadas.
V. O recurso ao correio eletrônico serve admiravelmente à divulgação publicitária, na medida em que o grande público, tendo ou não interesse investido na instituição ou na empresa, tem sua curiosidade estimulada, a exemplo do que ocorria com atuação diuturna da mídia massiva.
Assinale:
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, II, III e V estiverem corretas.
se somente as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...