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Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica a nomenclatura mais específica para uma parcela da população à qual é dirigida a mensagem.
audiência média
inserção
target
share
PDC
Elabora-se um Plano de Marketing com a finalidade de:
permitir que gerentes de marketing disponham de ferramentas de comunicação dirigida, a eles facultando contato direto com clientes, tanto para o planejamento de suas estratégias de venda, quanto para o acompanhamento de providências tomadas nesse sentido.
conceder à gerência de marketing um instrumento moderno e eficaz para o desempenho de suas funções empresariais, bem como situá-lo frente a mercados-alvo de interesse imediato, capacitando-o a planejar e delinear estratégias e táticas para o êxito de sua iniciativa.
disponibilizar, para gerentes de marketing, novos meios de planejar, orientar e controlar um mix de marketing capaz de convir a um mercado-alvo, nele criando, por exemplo, um diferencial para o produto ou serviço oferecido pela empresa e o associando a um programa de benefícios.
dar ao gerente de marketing a missão de, mediante o planejamento informado de ações mercadológicas de impacto em um mercado-alvo, elaborar estratégias de médio e longo prazos, visando criar algo que seja considerado especial no âmbito do comércio de bens de consumo.
oferecer ao gerente de marketing um instrumento de análise das oportunidades de marketing, mediante pesquisa e seleção de mercados-alvo, esboço de estratégias e planejamento de programas, bem como organização, implementação e controle de esforços de marketing.
Uma das maiores polêmicas em relação aos processos produtivos da mídia é o questionamento sobre a possibilidade e a validade de uma filosofia editorial transparente. Dentre as situações descritas abaixo, assinale a que corrobora com essa idéia.
Em novembro de 1993, a Veja denunciou a movimentação de US$ 1 milhão nas contas do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro. Depois de imprimir 1,2 milhão de exemplares da revista, a equipe de checagem descobriu que a informação estava errada, mas, mesmo assim, veiculou os exemplares. Em agosto de 2004, na IstoÉ, o jornalista responsável pela reportagem fez um mea culpa.
A Rede Globo de Televisão rejeitou o quadro Fora do ar, preparado para o programa Fantástico, em agosto de 1998. Nele, o videomaker Marcelo Tas descortinava os dispositivos de estruturação das mensagens televisivas. Utilizando o teleprompter de forma irônica, fez o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, recitar Shakespeare e a mulata Globeleza, Valéria Valenssa, falar sobre globalização.
A convite da Rede Globo, um grupo de professores da USP acompanhou uma reunião de pauta do Jornal Nacional, em novembro de 2005. William Bonner, apresentador e editorchefe do JN, informou aos convidados que uma pesquisa identificou o perfil do telespectador-médio do telejornal. Na redação, esse telespectador, que tinha dificuldades para entender notícias complexas, foi apelidado de Homer Simpson.
Na edição de 26 de setembro de 2002 do Bom Dia Brasil, da TV Globo, o apresentador disse que o programa faria uma série de entrevistas ao vivo com os quatro principais candidatos à presidência. A promessa era a de debater propostas e discutir o programa de governo de cada um. E o objetivo era o de ajudar o eleitor a decidir o voto.
No editorial Carta Capital escolhe Lula, de 2 de outubro de 2002, Mino Carta surpreendeu a classe jornalística. Nele, o dono da revista declarou seu voto no então candidato petista à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, em um texto que também discutia o comportamento da mídia brasileira em época de eleições.
A assessoria de imprensa pode funcionar como uma espécie de braço do marketing no que diz respeito à chamada mídia espontânea. A mídia espontânea se caracteriza por:
iniciativas próprias dos jornalistas, quando recorrem às fontes em busca de informações.
ações voluntárias capazes de atrair a atenção e o interesse do público e da imprensa.
transmissões realizadas sem edição, mediante acordo entre informantes e emissoras.
notícias divulgadas por uma organização e veiculadas na mídia como matéria jornalística.
reportagens produzidas ao vivo, no local e no momento em que os fatos ocorrem.
Em relação à C-SPAN, é correto afirmar que:
estreou na web durante o lançamento da campanha presidencial de Barack Obama.
estreou nos EUA com a cobertura das sessões do Senado americano.
sua falta de credibilidade vem do fato de ser financiada pelo governo.
veicula assuntos públicos de destaque em uma rádio FM de Washington.
é criticada por nunca ter veiculado uma programação de campanha eleitoral.
A história do marketing se conta por sucessivas conquistas que, neste novo século, são as seguintes:
marketing de Neandertal, marketing 1 to 1 e marketing de guerrilha.
marketing organizacional, mouth-to-ear marketing e marketing direto.
marketing de permissão, buzz marketing e marketing viral.
maximarketing, marketing politico e governamental e aftermarketing.
marketing demográfico, marketing político e marketing global.
Assinale a alternativa em que o procedimento utilizado em televisão esteja definido de forma correta.
O editor de imagens deve reescrever as cabeças dos apresentadores para que os VTs não necessitem de cortes.
Frases intercaladas enriquecem o texto jornalístico, assim como termos técnicos e precisos para descrever a imagem.
O modo de edição insert permite a gravação de imagem e áudio ao mesmo tempo.
As matérias telejornalísticas devem conter a identificação do nome do entrevistado, do repórter, da cidade e do estado nos créditos.
Pedir uma faixa de emergência ao controle-mestre significa pedir uma inserção de crawl para veicular uma informação importante.
A respeito do marketing cultural, analise as afirmativas a seguir:
I. A presença de uma instituição em qualquer evento de natureza cultural costuma converter-se em múltiplos resultados, mas os principais benefícios são detectados em curto prazo.
II. Esse tipo de marketing é considerado uma técnica adicional de vendas ou ainda uma forma de economizar anúncios na mídia, embora se trate de um investimento de alto risco.
III. Sem a devida valorização da marca do patrocinador, uma estratégia de marketing cultural pode ser inócua, pois a eficácia de um anúncio repleto de logomarcas é praticamente nula.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
Assinale a alternativa correta em relação à designação e à utilização de categorias, gêneros e formatos na televisão brasileira.
A entrevista é um gênero muito empregado nas categorias telejornal e humorístico.
O formato debate não se aplica à polêmica provocada em programas de variedades, que utilizam o gênero talk show.
A formatação documentário é utilizada por programas políticos para que suas mensagens transmitam confiança.
Os gêneros docudrama, instrutivo, político e telejornal compõem a categoria informação.
Os gêneros colunismo social, entrevista e programa político fazem parte da mesma categoria de programas.
A Associação Americana de Marketing define merchandising como:
conjunto de operações de planejamento e de supervisão da comercialização de um produto ou serviço, nos locais, períodos, preços e quantidades que melhor possibilitarão a consecução dos objetivos de marketing.
veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma ostensiva e aparentemente intencional, em um programa de TV ou de rádio, filme cinematográfico ou espetáculo teatral.
estratégia de marketing destinada a promover um produto ou serviço depois de seu lançamento no mercado, preocupando-se em acompanhar e estudar os contínuos movimentos de reação do consumidor.
técnica de inserir anúncios declaradamente publicitários no contexto de uma encenação preparada de modo exclusivo para esse fim, com o intuito de capturar o momento de maior atenção do espectador.
parte de um plano mais abrangente de marketing, por meio do qual o produto, o serviço e a marca são reiterados na mente do consumidor, em diversas circunstâncias, tendo-se em vista melhores resultados de vendas.
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