Questões de Comunicação Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Dentre as alternativas abaixo, assinale a que indica a nomenclatura mais específica para uma “parcela da população à qual é dirigida a mensagem”.

  • A.

    audiência média

  • B.

    inserção

  • C.

    target

  • D.

    share

  • E.

    PDC

Elabora-se um Plano de Marketing com a finalidade de:

  • A.

    permitir que gerentes de marketing disponham de ferramentas de comunicação dirigida, a eles facultando contato direto com clientes, tanto para o planejamento de suas estratégias de venda, quanto para o acompanhamento de providências tomadas nesse sentido.

  • B.

    conceder à gerência de marketing um instrumento moderno e eficaz para o desempenho de suas funções empresariais, bem como situá-lo frente a mercados-alvo de interesse imediato, capacitando-o a planejar e delinear estratégias e táticas para o êxito de sua iniciativa.

  • C.

    disponibilizar, para gerentes de marketing, novos meios de planejar, orientar e controlar um mix de marketing capaz de convir a um mercado-alvo, nele criando, por exemplo, um diferencial para o produto ou serviço oferecido pela empresa e o associando a um programa de benefícios.

  • D.

    dar ao gerente de marketing a missão de, mediante o planejamento informado de ações mercadológicas de impacto em um mercado-alvo, elaborar estratégias de médio e longo prazos, visando criar algo que seja considerado especial no âmbito do comércio de bens de consumo.

  • E.

    oferecer ao gerente de marketing um instrumento de análise das oportunidades de marketing, mediante pesquisa e seleção de mercados-alvo, esboço de estratégias e planejamento de programas, bem como organização, implementação e controle de esforços de marketing.

Uma das maiores polêmicas em relação aos processos produtivos da mídia é o questionamento sobre a possibilidade e a validade de uma “filosofia editorial transparente”. Dentre as situações descritas abaixo, assinale a que corrobora com essa idéia.

  • A.

    “Em novembro de 1993, a Veja denunciou a movimentação de US$ 1 milhão nas contas do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro. Depois de imprimir 1,2 milhão de exemplares da revista, a equipe de checagem descobriu que a informação estava errada, mas, mesmo assim, veiculou os exemplares. Em agosto de 2004, na IstoÉ, o jornalista responsável pela reportagem fez um mea culpa.”

  • B.

    “A Rede Globo de Televisão rejeitou o quadro Fora do ar, preparado para o programa Fantástico, em agosto de 1998. Nele, o videomaker Marcelo Tas descortinava os dispositivos de estruturação das mensagens televisivas. Utilizando o teleprompter de forma irônica, fez o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, recitar Shakespeare e a mulata Globeleza, Valéria Valenssa, falar sobre globalização.”

  • C.

    “A convite da Rede Globo, um grupo de professores da USP acompanhou uma reunião de pauta do Jornal Nacional, em novembro de 2005. William Bonner, apresentador e editorchefe do JN, informou aos convidados que uma pesquisa identificou o perfil do telespectador-médio do telejornal. Na redação, esse telespectador, que tinha dificuldades para entender notícias complexas, foi apelidado de Homer Simpson.”

  • D.

    “Na edição de 26 de setembro de 2002 do Bom Dia Brasil, da TV Globo, o apresentador disse que o programa faria uma série de entrevistas ao vivo com os quatro principais candidatos à presidência. A promessa era a de debater propostas e discutir o programa de governo de cada um. E o objetivo era o de ajudar o eleitor a decidir o voto.”

  • E.

    “No editorial Carta Capital escolhe Lula, de 2 de outubro de 2002, Mino Carta surpreendeu a classe jornalística. Nele, o dono da revista declarou seu voto no então candidato petista à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, em um texto que também discutia o comportamento da mídia brasileira em época de eleições.”

A assessoria de imprensa pode funcionar como uma espécie de braço do marketing no que diz respeito à chamada mídia espontânea. A mídia espontânea se caracteriza por:

  • A.

    iniciativas próprias dos jornalistas, quando recorrem às fontes em busca de informações.

  • B.

    ações voluntárias capazes de atrair a atenção e o interesse do público e da imprensa.

  • C.

    transmissões realizadas sem edição, mediante acordo entre informantes e emissoras.

  • D.

    notícias divulgadas por uma organização e veiculadas na mídia como matéria jornalística.

  • E.

    reportagens produzidas ao vivo, no local e no momento em que os fatos ocorrem.

Em relação à C-SPAN, é correto afirmar que:

  • A.

    estreou na web durante o lançamento da campanha presidencial de Barack Obama.

  • B.

    estreou nos EUA com a cobertura das sessões do Senado americano.

  • C.

    sua falta de credibilidade vem do fato de ser financiada pelo governo.

  • D.

    veicula assuntos públicos de destaque em uma rádio FM de Washington.

  • E.

    é criticada por nunca ter veiculado uma programação de campanha eleitoral.

A história do marketing se conta por sucessivas conquistas que, neste novo século, são as seguintes:

  • A.

    marketing de Neandertal, marketing 1 to 1 e marketing de guerrilha.

  • B.

    marketing organizacional, mouth-to-ear marketing e marketing direto.

  • C.

    marketing de permissão, buzz marketing e marketing viral.

  • D.

    maximarketing, marketing politico e governamental e aftermarketing.

  • E.

    marketing demográfico, marketing político e marketing global.

Assinale a alternativa em que o procedimento utilizado em televisão esteja definido de forma correta.

  • A.

    O editor de imagens deve reescrever as cabeças dos apresentadores para que os VTs não necessitem de cortes.

  • B.

    Frases intercaladas enriquecem o texto jornalístico, assim como termos técnicos e precisos para descrever a imagem.

  • C.

    O modo de edição insert permite a gravação de imagem e áudio ao mesmo tempo.

  • D.

    As matérias telejornalísticas devem conter a identificação do nome do entrevistado, do repórter, da cidade e do estado nos créditos.

  • E.

    Pedir uma “faixa de emergência” ao controle-mestre significa pedir uma inserção de crawl para veicular uma informação importante.

A respeito do marketing cultural, analise as afirmativas a seguir:

I. A presença de uma instituição em qualquer evento de natureza cultural costuma converter-se em múltiplos resultados, mas os principais benefícios são detectados em curto prazo.

II. Esse tipo de marketing é considerado uma técnica adicional de vendas ou ainda uma forma de economizar anúncios na mídia, embora se trate de um investimento de alto risco.

III. Sem a devida valorização da marca do patrocinador, uma estratégia de marketing cultural pode ser inócua, pois a eficácia de um anúncio repleto de logomarcas é praticamente nula.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Assinale a alternativa correta em relação à designação e à utilização de categorias, gêneros e formatos na televisão brasileira.

  • A.

    A entrevista é um gênero muito empregado nas categorias telejornal e humorístico.

  • B.

    O formato debate não se aplica à polêmica provocada em programas de variedades, que utilizam o gênero talk show.

  • C.

    A formatação documentário é utilizada por programas políticos para que suas mensagens transmitam confiança.

  • D.

    Os gêneros docudrama, instrutivo, político e telejornal compõem a categoria informação.

  • E.

    Os gêneros colunismo social, entrevista e programa político fazem parte da mesma categoria de programas.

A Associação Americana de Marketing define merchandising como:

  • A.

    conjunto de operações de planejamento e de supervisão da comercialização de um produto ou serviço, nos locais, períodos, preços e quantidades que melhor possibilitarão a consecução dos objetivos de marketing.

  • B.

    veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma ostensiva e aparentemente intencional, em um programa de TV ou de rádio, filme cinematográfico ou espetáculo teatral.

  • C.

    estratégia de marketing destinada a promover um produto ou serviço depois de seu lançamento no mercado, preocupando-se em acompanhar e estudar os contínuos movimentos de reação do consumidor.

  • D.

    técnica de inserir anúncios declaradamente publicitários no contexto de uma encenação preparada de modo exclusivo para esse fim, com o intuito de capturar o momento de maior atenção do espectador.

  • E.

    parte de um plano mais abrangente de marketing, por meio do qual o produto, o serviço e a marca são reiterados na mente do consumidor, em diversas circunstâncias, tendo-se em vista melhores resultados de vendas.

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