Questões de Comunicação Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Por editoração, compreende-se:

  • A.

    colação e edição de manuscritos, pelas quais um editor procede à normalização de textos autógrafos e escritos apócrifos;

  • B.

    atividade típica de um editor que, atento aos cuidados requeridos por uma edição, seleciona, colige e edita, tanto manuscritos, quanto textos impressos;

  • C.

    o conjunto de tarefas, levadas a termo por um editor, pelas quais este último supervisiona uma publicação de originais;

  • D.

    preparação filológica e normalização textual das quais um editor se encarrega com a finalidade de proceder à edição princeps de uma obra;

  • E.

    empenho profissional de um editor em produzir e fazer editar uma edição fac-similar ou diplomática, preservando a fidelidade a um texto manuscrito.

Formas de ser e de aparecer de veículos de comunicação, tais como a televisão e o vídeo, podem ser sucintamente descritas em suas inter-relações. Assim, por exemplo:

  • A.

    a televisão mobiliza nossa afetividade, provocando sensações e despertando emoções imediatas; o vídeo constitui obra em linguagem televisiva, de cunho artístico, técnico ou didático;

  • B.

    pela relação imagem, som e palavra, a televisão orienta nossa sensibilidade para uma compreensão imediata do real; o vídeo reforça o interesse que desperta pela parceria com o computador;

  • C.

    pelo seu caráter de veículo apto a realizar mediações e despertar sentimentos, em plano analógico e/ou conceitual, a TV fornece ao vídeo todos os dispositivos necessários à reprodução de imagens do real;

  • D.

    a televisão vem se juntar ao computador para a construção de uma hiperrealidade, deixando para produções em vídeo a exclusiva competência de uma reprodução documental da realidade;

  • E.

    a televisão foi o veículo de comunicação típico do século XX, quando, aliada aos satélites, tornou-se uma potência; ao capturar nosso olhar, as imagens coloridas do vídeo solicitam nossa inteligência sensível.

O processo de comunicação assinala, ao mesmo tempo, um comportamento instrumental e uma atividade simbólica resultante de uma interação social.

Este postulado assim se verifica:

  • A.

    trata-se de uma atividade humana caracterizada pela transmissão e recepção de informações entre pessoas, bem como um modo pelo qual se constroem e se decodificam significados;

  • B.

    a ação de comunicar pressupõe que ao menos duas pessoas estejam produzindo entre si um entendimento recíproco, fazendo referência explícita e premeditada a uma troca simbólica;

  • C.

    a atividade comunicacional pode ser definida como um comportamento intencionalmente produzido, embora não vise compartilhar uma determinada finalidade, explícita ou não;

  • D.

    somente haverá um processo de comunicação quando, de alguma forma, a mensagem for captada pelo receptor, ou seja, quando for prontamente assimilada por parte deste último;

  • E.

    há comunicação sempre que, de alguma forma, uma pessoa se apreste a receber informações enviadas por outra, com a qual pretenda estabelecer laços afetivos por meio de contratos sociais.

Em referência a uma programação visual, projetos de comunicação atendem às seguintes finalidades:

  • A.

    controlar a reprodução de aspectos visuais de uma publicação, estabelecendo os critérios de sua diagramação;

  • B.

    compor e ordenar marca-símbolo, logotipo, padrão pictórico e corpo de letra escolhidos por uma empresa;

  • C.

    diferenciar e promover a imediata identidade visual de uma empresa, fortalecendo seu posicionamento no mercado;

  • D.

    estabelecer os elementos de comunicação visual, sua organização, seus critérios de uso e sua normalização;

  • E.

    elaborar um manual de aplicação, editando normas de execução do projeto em sua viabilidade mercadológica.

A linha de pesquisas de tradição norte-americana, conhecida como communication research, incorporou elementos que evidenciam a complexidade da relação emissor/mensagem/destinatário no processo de comunicação. Seus teóricos pretenderam alcançar o seguinte objetivo imediato:

  • A.

    propor uma análise da comunicação à luz de estudos biológicos do ser humano em situações de interação social;

  • B.

    indicar a inexistência de procedimentos comunicativos se não houver afinidade entre mensagens remetidas;

  • C.

    fornecer um esquema explicativo do comportamento de duas ou mais pessoas em um ambiente social comum;

  • D.

    decompor o processo de comunicação em unidades relacionais interativas de, pelo menos, dois seres humanos.

  • E.

    marcar a inserção dos processos psicológicos intervenientes na recepção da mensagem.

O que se entende hoje por revisão, para fins editoriais, é:

  • A.

    acompanhamento, por parte de um revisor, de métodos de editoração, pelos quais se provê e faz executar uma eliminação de imprecisões gráficas;

  • B.

    preparação e fotocomposição de originais manuscritos, a serem devolvidos ao autor, com reparos formais exigíveis por uma nomenclatura vigente;

  • C.

    colação de provas e contraprovas com o texto original, indicando, por meio de símbolos convencionais, todos os erros de composição;

  • D.

    atenta leitura analítica e exame minucioso de provas tipográficas com vistas à sua normalização ortográfica, a cargo de um editor-assistente;

  • E.

    cotejo de um manuscrito ainda no prelo com nova versão sua, conduzida por um revisor com a finalidade de afiançar uma montagem original.

Receptores-destinatários reclamam, hoje, maior liberdade de expressão, pois já podem contar com as potencialidades de novos meios de comunicação e as tecnologias comunicacionais. A estas últimas, são atribuídas as seguintes características:

  • A.

    introduzem uma linguagem de amplo espectro semiótico, reorganizam em novas bases as sociedades tecnológicas existentes, e reescalonam dimensões culturais;

  • B.

    intensificam as ações comunicacionais de grupos e comunidades, repropõem em novas bases a atividade informativa, e operam mudanças nos trâmites do social;

  • C.

    asseguram o caráter múltiplo, complexo, sensorial e participativo do público, tratam a informação como um dado eficazmente distribuído, e o armazenam em bancos;

  • D.

    barateiam custos, permitem que indivíduos ou grupos de indivíduos participem como gestores de informação, e aumentam a capacidade de transmitir informações;

  • E.

    personalizam procedimentos de comunicação, revolucionam seus métodos, e restituem a distintos públicos maior capacidade de aproveitar informações valorizadas.

São constitutivos de um projeto gráfico os seguintes elementos:

  • A. a escolha do tipo, do sistema de composição em que se devem gravar os caracteres, do papel em que se vai imprimir, assim como o cálculo do número de páginas do livro;
  • B.

    a seleção de caracteres tipográficos de alta resolução a serem utilizados, o cálculo de uma resma de papel couché próprio para impressão em off set e a inscrição a ser colocada na parte final do impresso;

  • C.

    esboço de uma diagramação simples ou complexa, escolha de equipamentos de fotocomposição que utilizem caracteres desenhados e produção gráfica de um cólofon em brightype;

  • D.

    o estabelecimento do conjunto dos recursos visuais de impressão a serem utilizados, a seleção da gramatura do papel em que se vai imprimir e a menção do nome dos editores;

  • E.

    a reserva de recursos de composição em fotolito, a arregimentação de procedimentos de transposição de um original à matéria impressa e o delineamento de uma edição in folio.

Em seu livro Produção gráfica (São Paulo: SENAC São Paulo, 2004), Lorenzo Baer se ocupa, entre outros temas, do que denomina desktop publishing, fazendo menção a dois softwares próprios para a editoração eletrônica de mesa. Aponte-os na relação que se segue:

  • A. Open Office 2.0 e NVU for HTML;
  • B. Microsoft DirectX 8.0 e KaZaA Media Desktop;
  • C. Word Editor 3.0 e ScriptWriter;
  • D. PageMaker e QuarkXpress;
  • E. Pixia 2.1 e Odigo 3.1 Pt.

Entre as teorias contemporâneas da comunicação estão alinhados os Estudos Culturais. Seus conceitos-chave são:

  • A.

    indústria cultural, análise de conteúdo, imaginário social e cultura operária;

  • B.

    mito, cultura de elite, relações comunitárias e novas sociabilidades;

  • C.

    polifonia, multiculturalismo, recepção mediada e ação cultural;

  • D.

    ideologia, hegemonia, cultura popular e identidade cultural;

  • E.

    novas subjetividades, desterritorialização, política da cultura e mediação cultural.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...