Lista completa de Questões de Comunicação Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Por editoração, compreende-se:
colação e edição de manuscritos, pelas quais um editor procede à normalização de textos autógrafos e escritos apócrifos;
atividade típica de um editor que, atento aos cuidados requeridos por uma edição, seleciona, colige e edita, tanto manuscritos, quanto textos impressos;
o conjunto de tarefas, levadas a termo por um editor, pelas quais este último supervisiona uma publicação de originais;
preparação filológica e normalização textual das quais um editor se encarrega com a finalidade de proceder à edição princeps de uma obra;
empenho profissional de um editor em produzir e fazer editar uma edição fac-similar ou diplomática, preservando a fidelidade a um texto manuscrito.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Formas de ser e de aparecer de veículos de comunicação, tais como a televisão e o vídeo, podem ser sucintamente descritas em suas inter-relações. Assim, por exemplo:
a televisão mobiliza nossa afetividade, provocando sensações e despertando emoções imediatas; o vídeo constitui obra em linguagem televisiva, de cunho artístico, técnico ou didático;
pela relação imagem, som e palavra, a televisão orienta nossa sensibilidade para uma compreensão imediata do real; o vídeo reforça o interesse que desperta pela parceria com o computador;
pelo seu caráter de veículo apto a realizar mediações e despertar sentimentos, em plano analógico e/ou conceitual, a TV fornece ao vídeo todos os dispositivos necessários à reprodução de imagens do real;
a televisão vem se juntar ao computador para a construção de uma hiperrealidade, deixando para produções em vídeo a exclusiva competência de uma reprodução documental da realidade;
a televisão foi o veículo de comunicação típico do século XX, quando, aliada aos satélites, tornou-se uma potência; ao capturar nosso olhar, as imagens coloridas do vídeo solicitam nossa inteligência sensível.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O processo de comunicação assinala, ao mesmo tempo, um comportamento instrumental e uma atividade simbólica resultante de uma interação social.
Este postulado assim se verifica:
trata-se de uma atividade humana caracterizada pela transmissão e recepção de informações entre pessoas, bem como um modo pelo qual se constroem e se decodificam significados;
a ação de comunicar pressupõe que ao menos duas pessoas estejam produzindo entre si um entendimento recíproco, fazendo referência explícita e premeditada a uma troca simbólica;
a atividade comunicacional pode ser definida como um comportamento intencionalmente produzido, embora não vise compartilhar uma determinada finalidade, explícita ou não;
somente haverá um processo de comunicação quando, de alguma forma, a mensagem for captada pelo receptor, ou seja, quando for prontamente assimilada por parte deste último;
há comunicação sempre que, de alguma forma, uma pessoa se apreste a receber informações enviadas por outra, com a qual pretenda estabelecer laços afetivos por meio de contratos sociais.
Em referência a uma programação visual, projetos de comunicação atendem às seguintes finalidades:
controlar a reprodução de aspectos visuais de uma publicação, estabelecendo os critérios de sua diagramação;
compor e ordenar marca-símbolo, logotipo, padrão pictórico e corpo de letra escolhidos por uma empresa;
diferenciar e promover a imediata identidade visual de uma empresa, fortalecendo seu posicionamento no mercado;
estabelecer os elementos de comunicação visual, sua organização, seus critérios de uso e sua normalização;
elaborar um manual de aplicação, editando normas de execução do projeto em sua viabilidade mercadológica.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A linha de pesquisas de tradição norte-americana, conhecida como communication research, incorporou elementos que evidenciam a complexidade da relação emissor/mensagem/destinatário no processo de comunicação. Seus teóricos pretenderam alcançar o seguinte objetivo imediato:
propor uma análise da comunicação à luz de estudos biológicos do ser humano em situações de interação social;
indicar a inexistência de procedimentos comunicativos se não houver afinidade entre mensagens remetidas;
fornecer um esquema explicativo do comportamento de duas ou mais pessoas em um ambiente social comum;
decompor o processo de comunicação em unidades relacionais interativas de, pelo menos, dois seres humanos.
marcar a inserção dos processos psicológicos intervenientes na recepção da mensagem.
O que se entende hoje por revisão, para fins editoriais, é:
acompanhamento, por parte de um revisor, de métodos de editoração, pelos quais se provê e faz executar uma eliminação de imprecisões gráficas;
preparação e fotocomposição de originais manuscritos, a serem devolvidos ao autor, com reparos formais exigíveis por uma nomenclatura vigente;
colação de provas e contraprovas com o texto original, indicando, por meio de símbolos convencionais, todos os erros de composição;
atenta leitura analítica e exame minucioso de provas tipográficas com vistas à sua normalização ortográfica, a cargo de um editor-assistente;
cotejo de um manuscrito ainda no prelo com nova versão sua, conduzida por um revisor com a finalidade de afiançar uma montagem original.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Receptores-destinatários reclamam, hoje, maior liberdade de expressão, pois já podem contar com as potencialidades de novos meios de comunicação e as tecnologias comunicacionais. A estas últimas, são atribuídas as seguintes características:
introduzem uma linguagem de amplo espectro semiótico, reorganizam em novas bases as sociedades tecnológicas existentes, e reescalonam dimensões culturais;
intensificam as ações comunicacionais de grupos e comunidades, repropõem em novas bases a atividade informativa, e operam mudanças nos trâmites do social;
asseguram o caráter múltiplo, complexo, sensorial e participativo do público, tratam a informação como um dado eficazmente distribuído, e o armazenam em bancos;
barateiam custos, permitem que indivíduos ou grupos de indivíduos participem como gestores de informação, e aumentam a capacidade de transmitir informações;
personalizam procedimentos de comunicação, revolucionam seus métodos, e restituem a distintos públicos maior capacidade de aproveitar informações valorizadas.
São constitutivos de um projeto gráfico os seguintes elementos:
a seleção de caracteres tipográficos de alta resolução a serem utilizados, o cálculo de uma resma de papel couché próprio para impressão em off set e a inscrição a ser colocada na parte final do impresso;
esboço de uma diagramação simples ou complexa, escolha de equipamentos de fotocomposição que utilizem caracteres desenhados e produção gráfica de um cólofon em brightype;
o estabelecimento do conjunto dos recursos visuais de impressão a serem utilizados, a seleção da gramatura do papel em que se vai imprimir e a menção do nome dos editores;
a reserva de recursos de composição em fotolito, a arregimentação de procedimentos de transposição de um original à matéria impressa e o delineamento de uma edição in folio.
Em seu livro Produção gráfica (São Paulo: SENAC São Paulo, 2004), Lorenzo Baer se ocupa, entre outros temas, do que denomina desktop publishing, fazendo menção a dois softwares próprios para a editoração eletrônica de mesa. Aponte-os na relação que se segue:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Entre as teorias contemporâneas da comunicação estão alinhados os Estudos Culturais. Seus conceitos-chave são:
indústria cultural, análise de conteúdo, imaginário social e cultura operária;
mito, cultura de elite, relações comunitárias e novas sociabilidades;
polifonia, multiculturalismo, recepção mediada e ação cultural;
ideologia, hegemonia, cultura popular e identidade cultural;
novas subjetividades, desterritorialização, política da cultura e mediação cultural.
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