Lista completa de Questões de Comunicação Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Com o uso das tecnologias digitais e a entrada na era da Internet surgiram novas palavras no cotidiano da comunicação on line. Sobre esses novos termos, indique a definição incorreta:
hypertext Markup Language – linguagem de hipertexto, contituida por códigos que ativam links, usada para escrever páginas de documentos Web, que contenham informação nos mais variados formatos: texto, som, imagens e animação;
hiperlink – texto eletrônico que fornece acesso instantâneo a outro texto, obrigando o internauta a seguir uma sequência linear estabelecida pela lógica jornalística;
banner – mensagem públicitária inserida em uma página da web, geralmente em formato GIF (animado ou não), com link para a página do anunciante;
JPEG – algoritmo para comprimir imagens, criado pelo Joint Photographic Experts Group. É um formato de arquivo gráfico.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As novas tecnologias vão transformar o rádio de maneira decisiva e sua permanência na web "depende de transformações profundas em que o romantismo do passado - do velho rádio transmissor de onda curta, o rádio de som FM e o rádio digital via satélite - não vão ter lugar". São características do rádio na web, exceto:
as emissoras não são mais apenas transmissoras de programas em áudio;
o ouvinte-web é mais exigente, o que faz com que o rádio perca a sua vocação apenas auditiva e incorpore arquivos de imagem e de texto;
com a descentralização da produção, o rádio na web será ainda mais imediatista e o internauta não poderá acessar conteúdos já veiculados;
o alcance de uma rádio na web é mundial e não mais apenas local;
com a internet, cresce a interatividade no rádio e o ouvinte terá mais oportunidade de influir no conteúdo da programação.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Com relação ao uso de novas tecnologias e à publicidade na internet, podemos afirmar que:
com a tecnologia InterVu, é possível, assim como nos banners animados, executar todo o processo de compra dentro do banner estático;
botões é uma denominação genérica para banners quadrados ou redondos, de grandes dimensões, que invadem exclusivamente as páginas de informação jornalística;
o Flash da Macromedia é composto por uma série de mecanismos de reprodução de audiovisuais que permitem ver o conteúdo do anúncio à medida em que está sendo baixado;
os banners interativos, que são usados desde o início da publicidade na web, continuam a ser os preferidos dos internautas, mas geram poucas respostas se comparados aos estáticos e aos animados;
os banners interativos se dividem em dois tipos: estáticos e animados.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Claude Shannon e Warren Weaver, na primeira metade do século XX, apresentaram um modelo que se tornaria clássico para o entendimento do processo de comunicação. A respeito desse modelo podemos afirmar que:
visa estudar a significação das mensagens, com base na decomposição de cada termo em significante e significado;
visa comprender como os meios de comunicação de massa operam no sentido de agendar assuntos para discussão e com isso manipular a opinião pública;
identifica, baseado em teorias marxistas, o processo industrial de produção da cultura como fator de alienação das massas;
procura, estruturado em bases técnicas, entender a comunicação como um processo de transmissão de informações através de um canal;
visa compreender como a informação transita na sociedade e adquire formas diferenciadas de acordo com cada cultura.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Como nos lembra o professor Nilson Lage, em Ideologia e Técnica da Notícia, "a realidade é multipla, simultânea. A língua, linear e seqüencial. (...) Para construção de um texto, portanto, é necessário selecionar os dados e ainda ordená-los". Na linguagem jornalística as informações para o lead clássico são selecionadas e ordenadas do seguinte modo:
o lead clássico deve responder, sempre nessa ordem, as seguintes perguntas: Quem?, o que?, quanto?, como? , por quê? e onde? ;
o lead clássico deve apresentar de maneira narrativa e cronológica as informações sobre quem fez o que, quando, onde e por quê;
o lead clássico deve começar sempre por um tópico frasal e ter de quatro a seis linhas com as informações que o repórter considerar mais chocantes para o leitor;
o lead clássico não possui estilo nem informações prédeterminadas e deve basear-se exclusivamente na subjetividade do repórter;
o lead clássico deve ordenar os elementos da proposição quem, fez o que, quando, onde , como e por quê – a partir da notação mais importante, excluído o verbo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Muitos autores diferenciam os termos publicidade e propaganda, identificando publicidade à promoção de produtos e serviços com objetivos comerciais e a propaganda à divulgação de idéias, crenças e princípios. Sobre as características da propaganda institucional é correto afirmar:
é a área de maior interação entre a Propaganda e as Relações Públicas ao divulgar as práticas, políticas e objetivos de uma empresa, que são diferentes da metas de venda de um produto ou serviço;
possui um caráter mais permanente que a propaganda corporativa e visa difundir programas e filosofias partidárias;
possui caráter de responsabilidade social ao trabalhar temas que visem a melhoria das condições de vida da população;
é a area da Propaganda onde há maior interação com os princípios jornalísticos, pois tem a função de formar a maior parte das idéias e convicções de um indivíduo, orientando seu comportamento social;
entre as características da propaganda institucional está a obrigatoriedade de fornecer dados econômicos da empresa, através da publicação de balanços, atas de concocação e editais no Diário Oficial.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Segundo o acordo firmado em 2002 entre a Secretaria de Estado de Comunicação de Governo da Presidência da República e o Cenp - Conselho Executivo das Normas-padrão da Atividade Publicitária ficou estabelecido que a publicidade de utilidade pública deve:
estar vinculada a objetivos sociais de inquestionável interesse público, sempre assumindo caráter educativo, informativo ou de orientação social;
lançar, modificar, reposicionar ou promover produtos e serviços de entidades e sociedades controladas pela União;
divulgar informações sobre atos, obras e programas dos órgãos e entidades governamentais, suas metas e resultados;
evitar comandos, mesmo que estes sirvam apenas para orientar a população a adotar um comportamento sem promessas de benefício, individuais ou coletivos;
ter preço de veiculação igual aos praticados no mercado publicitário para as campanhas institucionais e mercadológicas.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre o que o Conar - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária - estabelece quanto à propaganda comparativa, é correto afirmar:
ela não será aceita, pois sempre acarreta confusão entre produtos e marcas concorrentes;
ela só será aceita quando os produtos apresentarem preços semelhantes no mercado;
ela só será aceita quando os produtos confrontados sejam de épocas diferentes;
ela não será aceita, pois a comparação está sempre baseada em dados subjetivos, de fundo psicológico ou emocional, que não constituem uma base válida de confronto perante o Consumidor;
ela só será aceita quando seu objetivo maior for a defesa do consumidor, o esclarecimento do público, através de uma comparação passível de comprovação.
O modelo, concebido por Jerome McCarthy, que agrupa elementos fundamentais para a atividade de marketing é conhecido como:
Quatro Pês: produto, ponto, preço e promoção;
Quatro Cês: cliente, custo, cadência e comunicação;
Quatro Ás: análise, ambiente, ativação e avaliação;
Três Pês: público, publicidade e padronização;
Três Cês: conteúdo, conveniência e customização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A comunicação organizacional assim se justifica:
em uma organização, todo procedimento regular de comunicação obedecerá ao princípio de que comunicar é fazer uso de todos os recursos disponíveis;
por meio de um competente planejamento de ações comunicacionais, uma organização mobiliza seu públicoalvo de modo informal, mas de maneira eficiente;
as organizações se viabilizam graças ao sistema de comunicação nelas existente, que lhes permite contínua realimentação e lhes assegura sobrevivência;
o sistema comunicacional constitui peça-chave de uma planificação administrativa voltada para a satisfação de públicos preferenciais, dentro e fora da organização;
as organizações carecem sempre da pronta renovação de suprimentos reservados de energia, devendo-se empenhar em realizar incessantes trocas com o ambiente externo.
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