Lista completa de Questões sobre Orçamento na Constituição de 1988 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Constarão da Lei de Orçamento, todas as receitas e despesas pelos seus:
totais, vedadas quaisquer deduções
totais, inclusive com as deduções legais
grupos, vedadas quaisquer deduções
grupos, inclusive com as deduções gerais
todas as alternativas estão corretas.
Analise as afirmações abaixo:
I. A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.
II. Todas as receitas e despesas constarão na Lei do Orçamento pelos seus totais, com algumas deduções governamentais.
III. A Lei do Orçamento compreenderá todas as despesas próprias dos órgãos e do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles se devam realizar.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmações I e III estão incorretas.
Somente a afirmação II está incorreta.
Somente as afirmações I e II estão incorretas.
Somente a afirmação III está incorreta.
Todas as alternativas estão incorretas.
O instrumento de planejamento que compreende o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto é
a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
o Anexo Orçamentário de Investimentos.
o Anexo de Metas de Investimentos.
a Lei Orçamentária Anual.
o Plano Plurianual.
Em relação ao orçamento público é correto afirmar que é elaborado:
Pelo poder executivo - aprovação pelo poder legislativo - liberação pelo tribunal de contas.
Em conjunto pelo poder executivo e legislativo - liberado pelo tribunal de contas.
Através de consulta de popular - aprovação do poder legislativo - implementação pelo executivo.
Pelo poder executivo - deliberação e aprovação do poder legislativo - implementação pelo executivo.
Elaborado pelo poder judiciário e deliberado diretamente pelo poder executivo
Sob pena de crime de responsabilidade, nenhum investimento, cuja execução ultrapasse um exercício financeiro, poderá ser iniciado sem prévia inclusão:
Na elaboração e na execução do orçamento fiscal e da Seguridade Social, tem havido uma preocupação manifestamente crescente com questões relativas à discriminação de segmentos sociais e das minorias e às formas de exclusão que provocam desequilíbrios. Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2011 contempla como diretriz a redução das desigualdades não estando contemplada a redução das desigualdades
regionais.
de etnia.
de raça.
de orientação sexual.
de gênero.
Acerca das características e do processo de elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA), assinale a alternativa incorreta.
O projeto de lei orçamentária anual deve ser elaborado de modo compatível com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes orçamentárias.
A iniciativa da elaboração do projeto de lei orçamentária anual é de competência do congresso nacional, devendo ser sancionada pelo chefe do poder executivo até o encerramento do exercício.
Não fará parte da Lei Orçamentária Anual dispositivo estranho à previsão de receita e à fixação de despesa.
Os recursos sem despesas correspondentes, decorrentes de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.
Contabilidade Pública - Orçamento na Constituição de 1988 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à composição e à forma de elaboração dos documentos legais relacionados ao processo orçamentário, julgue os itens a seguir. A competência de elaboração do orçamento anual é atribuída privativamente ao Poder Executivo, embora a execução orçamentária seja feita de modo autônomo em cada um dos poderes.
A Lei Orçamentária Anual do Brasil é constituída por três orçamentos. O principal deles, que se refere aos Poderes, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, denomina-se orçamento:
autárquico;
fiscal;
da União;
da seguridade social;
nacional.
O método de elaboração de orçamentos no qual os gerentes são obrigados a justificar todos os custos como se os programas envolvidos estivessem sendo propostos pela primeira vez é denominado
Orçamento permanente.
Orçamento de base zero.
Planejamento tático.
Plano do custo médio ponderado.
Sistema de custos declinantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...