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Para o exercício de 2011, a dotação orçamentária aprovada destinada à aquisição de materiais de escritório por uma entidade pública era de R$ 25.000,00. No exercício de 2011, houve as seguintes operações:
− anulação parcial da dotação .................. R$ 4.000,00
− despesa empenhada e liquidada ........... R$ 20.000,00
− doação de material adquirido ................ R$ 3.000,00
− pagamento ............................................. R$ 8.000,00
Considerando as informações acima, o valor inscrito em restos a pagar processado foi de
6.000,00.
12.000,00.
13.000,00.
10.000,00.
9.000,00.
Contabilidade Pública - Plano de Contas da Administração Federal - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
De acordo com o Plano de Contas a ser adotado pelos entes da federação, conforme Portaria STN nº 828 de 14 de Dezembro de 2011, são contas com informações de natureza patrimonial
Receitas a Realizar e Caixa e Equivalentes de Caixa.
Bens Móveis e Uso de Material de Consumo.
Provisões a Curto Prazo e Execução dos Atos Potenciais Ativos.
Restos a Pagar Processados a Pagar e Bens Imóveis.
Receita Realizada e Depreciação Acumulada.
Está correto afirmar:
Prescreve em cinco anos a dívida passiva relativa aos Restos a Pagar, sendo que esse prazo não é interrompido pelo cancelamento da inscrição da despesa nessa rubrica.
A concessão de suprimento de fundos poderá ser feita a servidor declarado em alcance.
Os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente deverão ser pagos como despesas de exercícios anteriores.
São classificadas como restos a pagar processados as despesas legalmente empenhadas e que não tenham sido liquidadas no exercício financeiro.
A concessão de suprimento de fundos independe de prévio empenho da despesa correspondente.
Os créditos adicionais extraordinários são destinados a financiar
dotações de restos a pagar de exercícios futuros, exclusivamente.
despesas previsíveis e urgentes, com dotação prevista na Lei Orçamentária.
reforço de dotações já previstas na Lei Orçamentária.
despesas imprevisíveis e urgentes, não previstas na Lei Orçamentária.
reforço de dotações não previstas na Lei Orçamentária.
A avaliação de desempenho dos programas, a emissão de parecer prévio e o julgamento das contas dos gestores, no âmbito federal, são competências
do TCU − Tribunal de Contas da União.
do TCE − Tribunal de Contas do Estado.
do TCM − Tribunal de Contas do Município.
do Ministério Público.
da AGU − Auditoria Geral da União.
Um demonstrativo que é exigido em todos os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária bimestrais é o relativo
ao comparativo das despesas de pessoal com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal.
à variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a decorrente aplicação dos recursos.
às justificativas de limitação de empenho, caso tenha sido necessário adotar essa medida.
ao comparativo das operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal.
aos resultados nominal e primário.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
De acordo com a Instrução Normativa SFC/MF nº 01/2001, quando se configurar omissão no dever de prestar contas, a não comprovação da aplicação dos recursos repassados pela União, da ocorrência de desfalque ou desvio de dinheiros, bens e valores públicos, ou ainda, da prática de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano ao Erário, será instaurado processo administrativo de
Auditoria Especial.
Prestação de Contas Especial.
Tomada de Contas Especial.
Diligência e Inspeção.
Intimação e Requisição de Documentos.
Contabilidade Pública - Contabilidade Aplicada à Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Constitui objeto de exame realizado pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, nos órgãos da Administração Direta, entidades da Administração Indireta Federal e entidades privadas a
aplicação dos recursos do Tesouro Nacional transferidos a entidades públicas ou privadas.
análise das contas prestadas anualmente por responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.
análise das contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.
a apreciação das contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal.
análise da documentação e dos demonstrativos contábeis das entidades públicas ou privadas responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.
Contabilidade Pública - SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O documento contábil utilizado no SIAFI para apropriação de receitas e despesas, bem como outros atos e fatos administrativos, é denominado Nota de
Lançamento por Evento.
Dotação.
Lançamento no Sistema.
Movimentação de Crédito.
Programação Financeira.
As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno são exercidas mediante a utilização de técnicas próprias de trabalho. Consoante a Instrução Normativa SFC/MF nº 01/2001, as técnicas de controle são:
Auditoria e Inspeção.
Inspeção e Fiscalização.
Auditoria, Acompanhamento e Monitoramento.
Auditoria e Fiscalização.
Auditoria de Gestão de Recursos e Avaliação dos Programas de Governo.
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