Questões de Contabilidade Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Para o exercício de 2011, a dotação orçamentária aprovada destinada à aquisição de materiais de escritório por uma entidade pública era de R$ 25.000,00. No exercício de 2011, houve as seguintes operações:

− anulação parcial da dotação .................. R$ 4.000,00

− despesa empenhada e liquidada ........... R$ 20.000,00

− doação de material adquirido ................ R$ 3.000,00

− pagamento ............................................. R$ 8.000,00

Considerando as informações acima, o valor inscrito em restos a pagar processado foi de

  • A.

    6.000,00.

  • B.

    12.000,00.

  • C.

    13.000,00.

  • D.

    10.000,00.

  • E.

    9.000,00.

De acordo com o Plano de Contas a ser adotado pelos entes da federação, conforme Portaria STN nº 828 de 14 de Dezembro de 2011, são contas com informações de natureza patrimonial

  • A.

    Receitas a Realizar e Caixa e Equivalentes de Caixa.

  • B.

    Bens Móveis e Uso de Material de Consumo.

  • C.

    Provisões a Curto Prazo e Execução dos Atos Potenciais Ativos.

  • D.

    Restos a Pagar Processados a Pagar e Bens Imóveis.

  • E.

    Receita Realizada e Depreciação Acumulada.

Está correto afirmar:

  • A.

    Prescreve em cinco anos a dívida passiva relativa aos Restos a Pagar, sendo que esse prazo não é interrompido pelo cancelamento da inscrição da despesa nessa rubrica.

  • B.

    A concessão de suprimento de fundos poderá ser feita a servidor declarado em alcance.

  • C.

    Os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente deverão ser pagos como despesas de exercícios anteriores.

  • D.

    São classificadas como restos a pagar processados as despesas legalmente empenhadas e que não tenham sido liquidadas no exercício financeiro.

  • E.

    A concessão de suprimento de fundos independe de prévio empenho da despesa correspondente.

Os créditos adicionais extraordinários são destinados a financiar

  • A.

    dotações de restos a pagar de exercícios futuros, exclusivamente.

  • B.

    despesas previsíveis e urgentes, com dotação prevista na Lei Orçamentária.

  • C.

    reforço de dotações já previstas na Lei Orçamentária.

  • D.

    despesas imprevisíveis e urgentes, não previstas na Lei Orçamentária.

  • E.

    reforço de dotações não previstas na Lei Orçamentária.

A avaliação de desempenho dos programas, a emissão de parecer prévio e o julgamento das contas dos gestores, no âmbito federal, são competências

  • A.

    do TCU − Tribunal de Contas da União.

  • B.

    do TCE − Tribunal de Contas do Estado.

  • C.

    do TCM − Tribunal de Contas do Município.

  • D.

    do Ministério Público.

  • E.

    da AGU − Auditoria Geral da União.

Um demonstrativo que é exigido em todos os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária bimestrais é o relativo

  • A.

    ao comparativo das despesas de pessoal com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal.

  • B.

    à variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a decorrente aplicação dos recursos.

  • C.

    às justificativas de limitação de empenho, caso tenha sido necessário adotar essa medida.

  • D.

    ao comparativo das operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, com os limites impostos pela Lei da Responsabilidade Fiscal.

  • E.

    aos resultados nominal e primário.

De acordo com a Instrução Normativa SFC/MF nº 01/2001, quando se configurar omissão no dever de prestar contas, a não comprovação da aplicação dos recursos repassados pela União, da ocorrência de desfalque ou desvio de dinheiros, bens e valores públicos, ou ainda, da prática de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano ao Erário, será instaurado processo administrativo de

  • A.

    Auditoria Especial.

  • B.

    Prestação de Contas Especial.

  • C.

    Tomada de Contas Especial.

  • D.

    Diligência e Inspeção.

  • E.

    Intimação e Requisição de Documentos.

Constitui objeto de exame realizado pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, nos órgãos da Administração Direta, entidades da Administração Indireta Federal e entidades privadas a

  • A.

    aplicação dos recursos do Tesouro Nacional transferidos a entidades públicas ou privadas.

  • B.

    análise das contas prestadas anualmente por responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.

  • C.

    análise das contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.

  • D.

    a apreciação das contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal.

  • E.

    análise da documentação e dos demonstrativos contábeis das entidades públicas ou privadas responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos.

O documento contábil utilizado no SIAFI para apropriação de receitas e despesas, bem como outros atos e fatos administrativos, é denominado Nota de

  • A.

    Lançamento por Evento.

  • B.

    Dotação.

  • C.

    Lançamento no Sistema.

  • D.

    Movimentação de Crédito.

  • E.

    Programação Financeira.

As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno são exercidas mediante a utilização de técnicas próprias de trabalho. Consoante a Instrução Normativa SFC/MF nº 01/2001, as técnicas de controle são:

  • A.

    Auditoria e Inspeção.

  • B.

    Inspeção e Fiscalização.

  • C.

    Auditoria, Acompanhamento e Monitoramento.

  • D.

    Auditoria e Fiscalização.

  • E.

    Auditoria de Gestão de Recursos e Avaliação dos Programas de Governo.

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