Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Especificamente quanto à modalidade de licitação denominada pregão, assinale a alternativa incorreta
É possível, em tal modalidade, a realização de licitação por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, conforme regulamentação específica
Tal modalidade somente é cabível para aquisição de bens ou contratação de serviços considerados comuns.
Em tal modalidade de licitação, é possível a apresentação não apenas de propostas escritas, mas também de lances verbais.
Nessa modalidade, primeiro se promove o exame dos requisitos de habilitação dos licitantes, para somente após passar à fase de avaliação das propostas de preços.
Aplicam-se apenas subsidiariamente, para a modalidade pregão, as normas da Lei nº 8.666, de 1993.
Direito Administrativo - Orgãos e Agentes Públicos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a alternativa correta:
À Administração Pública não é dado revogar seus próprios atos por motivo de conveniência ou oportunidade, ainda que respeitados os direitos adquiridos.
O Poder Judiciário pode compelir o administrador público a tomada de decisão que entende ser de maior grau de eficiência, bem como invalidar atos administrativos, invocando, para tanto, o princípio da eficiência.
No tocante aos órgãos públicos, apenas a sua criação e extinção são dependentes de lei. Em razão disso, é correto afirmar que a estruturação e atribuições desses órgãos podem ser realizadas por meio de decreto do Chefe do Executivo.
Tendo em conta o princípio do interesse público à informação, a publicidade dos julgamentos deve sempre se sobrepor à intimidade das partes.
Direito Administrativo - Parte Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considere a seguinte assertiva: a nomeação é uma forma de provimento inaplicável a cargos públicos comissionados, pois a investidura nesses cargos independe da aprovação em concurso público. Esta assertiva é
correta.
errada, pois nomeação não é uma forma de provimento, mas um tipo específico de investidura.
errada, pois o provimento de cargos comissionados é tipicamente feito mediante nomeação.
errada, pois a investidura em qualquer cargo público depende de prévia aprovação em concurso.
Direito Administrativo - Parte Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das licitações e contratos, julgue os itens subseqüentes. A regularidade fiscal, para fins de licitação, não abrange o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta a respeito da revogação ou da anulação dos atos administrativos.
O desfazimento do ato administrativo por existência de vício não comporta diferenciação quanto a ser o ato avaliado por seu mérito ou por sua legalidade.
Enquanto os efeitos da revogação operam ex tunc, os efeitos da anulação operam ex nunc.
O STF não faz diferença entre os atos passíveis de anulação e os atos passíveis de revogação.
Constatada a ilegalidade do ato administrativo, surge para a administração uma imposição: a de declarar a nulidade do ato viciado, tendo em vista que a anulação não é mera faculdade, mas verdadeiro dever da administração pública.
O regime jurídico administrativo, aplicável às entidades da administração indireta, resulta na
Ainda sobre a licitação na modalidade de pregão, marque a alternativa correta.
A prova dos requisitos de habilitação, pelo licitante, restringe-se a sua declaração, sob as penas da lei, de que atende às exigências do edital
Além da exigência da declaração mencionada na alternativa precedente, a verificação dos requisitos de habilitação do licitante vencedor limita-se a consulta ao SICAF e aos sítios oficiais emissores de certidões.
Não se aplica às contratações de obras e serviços de engenharia, aplicando-se, todavia, às locações imobiliárias e alienações em geral.
As normas disciplinadoras da licitação serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, a finalidade e a segurança da contratação.
Até dois dias úteis após a data fixada para recebimento das propostas, qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convocatório do pregão.
O regime jurídico dos servidores públicos federais, de que trata a Lei n. 8.112/90, prevê a possibilidade de aplicação da penalidade de suspensão, no caso de
inassiduidade habitual.
insubordinação grave em serviço.
ofensa física a servidor em serviço.
reincidência em falta punida com advertência.
servidor primário na inobservância de violação da proibição de recusar fé a documento público.
As questões de números 28 e 29 referem-se à Lei no 8.666/93.
No transcorrer do procedimento licitatório, todos os concorrentes foram declarados inabilitados. Diante desta situação, o órgão responsável pelo certame poderá
fixar aos licitantes o prazo de 8 dias úteis para a apresentação de nova documentação escoimada das causas que deram margem à inabilitação.
declarar inexigível a licitação e contratar diretamente com o interessado que apresentou melhor técnica e preço.
dispensar a licitação e adjudicar seu objeto ao concorrente que ofereceu o menor preço.
anular o procedimento licitatório e realizar outro, desde que mantidas todas as condições preestabelecidas.
revogar a licitação em curso e contratar diretamente com o concorrente que propôs o menor preço.
Em conformidade com a Lei nº 8.666/93, a licitação será dispensável quando
o órgão responsável pelo certame, de forma vinculada, decide adjudicar o objeto licitado a qualquer interessado, independente de previsão legal específica.
a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento, na hipótese de inviabilidade jurídica de competição.
não for possível a competição, desde que observada uma das hipóteses exemplificativamente estabelecidas em lei.
a Administração Pública objetivar a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente, ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
a Administração Pública verificar a viabilidade de competição, mas, discricionariamente, opta por não realizá-la em virtude, dentre outros casos, de grave perturbação da ordem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...