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Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Considera-se poder de polícia a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado. Levando-se em conta o enfatizado no enunciado, é correto afirmar que:
O poder de polícia visa o interesse social e a supremacia do estado sobre as pessoas, bens e atividades.
A polícia administrativa atua sobre as pessoas, repressivamente.
O ato de polícia não se subordina ao ordenamento jurídico.
O poder de polícia limita o direito de liberdade e de propriedade, limita a liberdade e a propriedade, e não o direito de liberdade e de propriedade.
A polícia judiciária incide sobre bens, direitos e atividades, preventivamente.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
É manifestação típica do poder de polícia da Administração Pública a
O que distingue, fundamentalmente, a concessão de direito real de uso da permissão e da autorização, para uso particularizado de um determinado bem público, é que ela (concessão) decorre
de ato unilateral e discricionário.
de ato precário e gratuito.
de ato precário e discricionário.
de contrato oneroso e intransferível.
de contrato estável e transferível.
Direito Administrativo - Servidores Públicos - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2006
É considerado detentor de estabilidade o servidor público investido por concurso público após:
dois anos após efetivo exercício;
três anos depois da posse, independente, de qualquer suspensão;
cinco anos após efetivo exercício;
quatro anos após efetivo exercício;
três anos após efetivo exercício, sendo necessária uma avaliação especial de desempenho por comissão especial.
É uma situação que se configura como acidente de trabalho:
Ao final do expediente, o Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais envolveu-se em briga em frente ao Tribunal.
No trajeto da sua residência para o trabalho no Tribunal, o Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais foi atropelado.
Durante o expediente, o Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais provocou um colega e foi agredido por este.
Após o almoço, o Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais volta para o trabalho e teve problemas intestinais.
Tendo ido trabalhar resfriado, o Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais apresenta quadro febril de 39 °C ao final do expediente.
No que tange às modalidades de licitação, é correto afirmar que
o edital é o meio imprescindível à publicidade do convite, que é a modalidade de licitação entre três interessados, desde que cadastrados junto ao órgão competente.
as obras e serviços de engenharia podem ser licitadas por meio do concurso ou do pregão eletrônico.
a tomada de preços é obrigatória para as concessões de direito real de uso e nas licitações internacionais.
nos casos em que couber concorrência, a Administração Pública poderá utilizar a tomada de preços, desde que tal medida se revele a mais eficiente.
o leilão destina-se, dentre outras hipóteses, à venda de bens móveis inservíveis para a Administração ou de produtos legalmente apreendidos.
Direito Administrativo - Modalidades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das licitações e contratos, julgue os itens subseqüentes. São modalidades de licitação: a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso e o leilão.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação ao direito administrativo, julgue os itens subseqüentes.
O bem desapropriável pode ser móvel ou imóvel, corpóreo ou incorpóreo.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Nos termos da legislação de organização administrativa, existe vínculo de hierarquia propriamente dito entre o
Constitui obrigação do Poder Público
federal e estadual, exclusivamente, zelar pela manutenção das áreas de preservação ambiental, das necessárias à proteção dos ecossistemas naturais e de uso comum do povo, independentemente da celebração de convênio para esse fim.
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