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A exoneração de cargo efetivo dar-se-á de ofício, dentre outras hipóteses,
quando não satisfeitas as condições do estágio probatório.
a pedido do próprio servidor.
em virtude de pena disciplinar aplicada ao servidor público.
a juízo de qualquer autoridade judiciária.
quando o servidor não tomar posse no prazo regimental de 60 (sessenta) dias.
Direito Administrativo - Parte Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando que Rodrigo será nomeado amanhã para cargo público na administração direta do Espírito Santo, julgue os itens que se seguem. Uma vez nomeado, Rodrigo terá o prazo de uma semana para tomar posse.
Direito Administrativo - Regime Disciplinar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, relativos à Lei n.º 8.112/1990 e à Constituição Federal.
É dever de qualquer servidor público representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder. Nesse caso, a representação deve ser dirigida, necessariamente, ao Ministério Público.
A revogação do ato administrativo
Transporte multimodal de cargas é aquele regido por
um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um operador de transporte.
mais de um contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade de mais de um operador de transporte.
um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade de mais de um operador de transporte.
um único contrato, utiliza somente uma modalidade de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade de mais de um operador de transporte.
um único contrato, caracteriza-se pela emissão individual de mais de um documento de transporte para cada modal, sob a responsabilidade de mais de um operador de transporte.
Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir:
........... integra o contexto geral do sistema político do .......... e constitui-se de órgãos inseridos no ...........
A administração pública; Estado; Poder Executivo.
A sociedade; Estado; Poder Legislativo.
O governo; Poder Judiciário; Estado.
A administração pública; Poder Legislativo; Estado.
A administração pública; governo; Poder Legislativo.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Analise as assertivas em relação ao Poder de Polícia:
I. A Administração Pública tem a prerrogativa de impor restrições aos direitos dos indivíduos, visando atender a um interesse público, não podendo, todavia, utilizar-se de força para fazer cumprir suas determinações sem a devida ordem judicial.
II. Em sentido amplo, a expressão "poder de polícia" significa toda e qualquer ação restritiva do Estado em relação aos direitos individuais.
III. Somente a Administração Direta tem idoneidade para exercer o Poder de Polícia.
IV. A licença e a autorização são atos de polícia, sendo a primeira ato discricionário e a segunda ato vinculado.
V. A liberdade e a propriedade são sempre direitos condicionados, uma vez que estão sujeitos às restrições necessárias a sua adequação ao interesse público.
Estão corretas as assertivas:
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
A legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, eficiência, motivação e economicidade são princípios que regem a administração pública de qualquer dos Poderes do Estado do Paraná e de seus Municípios. Acerca disso, considere as seguintes afirmativas:
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
O direito de petição serve de fundamento a pretensões dirigidas a qualquer dos Poderes do Estado, em defesa de direito ou interesse legítimo. Assim, o servidor público que se sentir prejudicado, ante a expedição de determinado ato, poderá
pedir sua reconsideração exclusivamente perante o Poder Judiciário.
solicitar seu reexame, que poderá ser renovado uma única vez.
interpor junto a qualquer autoridade administrativa o requerimento de revisão.
interpor pedido de reconsideração, não podendo ser renovado.
recusar desempenhar suas funções por até 120 (cento e vinte) dias, até que o ato seja modificado ou extinto.
No que tange à "disponibilidade" do servidor público, é correto afirmar que
desde que o servidor público haja sido nomeado por concurso para o cargo que ocupa, se o seu cargo vier a ser extinto ter-se-á configurado o suficiente para que faça jus à disponibilidade remunerada.
a disponibilidade é um direito que a Constituição Federal confere ao servidor público estável, caso seu cargo venha a ser extinto ou declarado desnecessário ou, ainda, quando, em virtude de reintegração de outrem, seja desalojado do cargo que ocupava sem ter um cargo de origem para regressar a ele.
os proventos do servidor colocado em disponibilidade não são proporcionais, nos termos de dispositivo constitucional expresso.
a disponibilidade é um direito que se aplica aos ocupantes de cargos ou empregos públicos.
a disponibilidade do servidor público é considerada uma forma inespecífica de aposentadoria, e em certos casos, um gênero de penalidade, mas sempre com remuneração integral.
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