Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os cargos de provimento efetivo se dispõem em classes singulares ou séries de classes e estas, por sua vez, integram grupos ocupacionais, que se compõem em Serviços. Com relação a isso, numere a coluna da direita com base na coluna da esquerda.
4 - 3 - 1 - 2.
3 - 1 - 2 - 4.
2 - 4 - 3 - 1.
2 - 3 - 4 - 1.
2 - 4 - 1 - 3.
Direito Administrativo - Modalidades - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Um TRE pretende realizar licitação para selecionar um projeto arquitetônico para a nova sede, a ser construída. Nessa situação, seria adequado utilizar a modalidade licitatória denominada
concorrência pública de menor preço.
concurso.
convite combinado com dispensa.
pregão.
Direito Administrativo - Parte Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação a processos de licitação Lei n.º 8.666/1993 e Lei n.º 10.520/2002 , julgue os itens subseqüentes.
A aquisição de bens e serviços cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital com as especificações usuais do mercado poderá ser feita por licitação na modalidade de pregão.
Direito Administrativo - Administração Pública - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2006
São pessoas jurídicas administrativas, EXCETO:
autarquias;
fundações públicas;
empresas públicas;
tribunais de arbitragem;
sociedades de economia mista.
A respeito da revogação de um ato administrativo, assinale a alternativa correta.
É a supressão de um ato administrativo legítimo e eficaz, realizada por particular.
Pressupõe um vício de legalidade.
É sinônimo de anulação.
Funda-se no poder discricionário do administrador.
Apresenta, como regra, eficácia retroativa, impondo a revisão dos efeitos já produzidos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Constituição do Estado do Pará, de 05 de outubro de 1989, em seu Capítulo III, Seção III, que trata dos Serviços Públicos, dispõe que a descentralização da prestação de serviços públicos será permitida, desde que fique demonstrada, por motivos técnicos ou econômicos, a impossibilidade ou a não-conveniência da prestação centralizada. Essa permissão poderá ser concedida a:
autarquias e entidades paraestatais mediante prévia lei autorizadora.
entidades privadas de reconhecida idoneidade.
apenas a autarquias, sem que haja necessidade de lei autorizadora.
apenas a entidades paraestatais, sendo necessária a autorização legal.
Considere as seguintes situações:
2, 3 e 4 apenas.
1 e 3 apenas.
3 e 4 apenas.
1 e 2 apenas.
1, 2, 3 e 4.
A publicação resumida do instrumento de contrato administrativo ou de seus aditamentos na imprensa oficial é condição indispensável para sua:
existência;
validade;
eficácia;
imutabilidade;
aceitabilidade.
Direito Administrativo - Licitação Pública - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
licitação destina-se a
atingir metas estabelecidas por princípio constitucional e selecionar proposta mais interessante para as duas partes, contratante e contratada, a fim de adquirir um equilíbrio financeiro no setor público e setor privado, garantindo assim o princípio contábil da continuidade.
garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
garantir a certeza do cumprimento de princípios legais e contábeis, a fim de selecionar e garantir proposta mais vantajosa para a administração pública, em conformidade com princípios básicos, por meio de vinculação ao instrumento convocatório do julgamento.
certificar-se dos bons resultados das negociações entre o setor privado e o setor público, assegurando sempre que princípios constitucionais e contábeis sejam respeitados por meio de julgamento na câmara, de julgamento de licitações e contratos.
impor a fiscalização dos princípios orçamentários da arrecadação, em conformidade com as despesas, e nenhum contrato poderá ser assinado sem antes ser avaliado pela comissão contratante.
Pela teoria do órgão, entende-se que a pessoa jurídica manifesta a sua vontade por meio dos órgãos, de tal modo que quando os agentes que os compõem manifestam a sua vontade, é como se o próprio Estado o fizesse. Por esta teoria, a relação do Estado, pessoa jurídica, com seus agentes se dá mediante
mandato.
usurpação.
representação.
delegação.
imputação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...