Questões de Direito Administrativo

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De acordo com a doutrina nacional e jurisprudência dominante no STF, assinale a opção correta.

  • A.

    Tratando-se de ato omissivo do poder público, a responsabilidade civil por tal ato é objetiva.

  • B.

    A falta do serviço — faute du service dos franceses — dispensa o requisito da causalidade, vale dizer, do nexo de causalidade entre a ação omissiva atribuída ao poder público e o dano causado a terceiro.

  • C.

    A reparação do dano causado a terceiro não pode ser feita no âmbito administrativo, ainda que a administração reconheça desde logo a sua responsabilidade e haja entendimento entre as partes quanto ao valor da indenização.

  • D.

    A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviço público é objetiva quanto aos usuários do serviço, mas pode ser estendida a outras pessoas que não ostentem a condição de usuário.

  • E.

    A falta do serviço decorre do não-funcionamento ou do funcionamento insuficiente, inadequado, tardio ou lento do serviço que o poder público deve prestar.

São formas de provimento de cargos públicos:

  • A.

    promoção, transferência e reversão

  • B.

    nomeação, readaptação e reintegração

  • C.

    recondução, transposição e aproveitamento

  • D.

    readmissão, readaptação e designação

  • E.

    ascensão, promoção e transferência

No que se refere às responsabilidades dos servidores públicos federais, assinale a opção correta.

  • A.

    Pelo exercício irregular de suas atribuições, o servidor público responderá, sempre, em três esferas: a civil, a penal e a administrativa.

  • B.

    A responsabilidade civil do servidor é decorrente de atos culposos tão-somente.

  • C.

    As sanções penais aplicáveis ao servidor que comete ilícito penal no exercício da função dependem da apuração da falta disciplinar.

  • D.

    A responsabilidade administrativa do servidor não pode ser afastada ainda que seja ele absolvido criminalmente em razão da comprovação de inexistência do fato.

  • E.

    A responsabilidade penal abrange não apenas os crimes praticados pelo servidor nesta qualidade, mas também as contravenções.

Uma das diferenças entre a concorrência e a tomada de preços, duas modalidades distintas de licitação previstas na Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, é que, na primeira, o interessado

  • A.

    deve apresentar prova de regularidade fiscal e, na segunda, não.

  • B.

    necessita ser qualificado tecnicamente e, na segunda, não.

  • C.

    não necessita ser qualificado tecnicamente e, na segunda, sim.

  • D.

    se inscreve na licitação de obras e serviços de engenharia de maior valor que na segunda.

  • E.

    somente pode concorrer na alienação de bens imóveis pertencentes ao órgão público e, na segunda, somente na aquisição de bens imóveis pelo órgão público.

Em se tratando de servidão predial,

  • A.

    o não uso por cinco anos contínuos é causa de sua extinção.

  • B.

    o dono do prédio serviente não pode embaraçar de modo algum o uso legítimo da servidão.

  • C.

    pode-se dizer que ela é convencional ou legal, mas não pode ser objeto de usucapião.

  • D.

    as obras necessárias à sua conservação são sempre da responsabilidade do dono do prédio serviente.

  • E.

    pode-se dizer que ela é essencialmente divisível, seja em relação ao prédio serviente, seja em relação ao dominante.

A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica subordinada à seguinte condição:

  • A.

    aprovação da chefia imediata

  • B.

    compatibilidade de horários

  • C.

    autorização do ministério público

  • D.

    comprovação de autorização judicial

  • E.

    escolha da remuneração a ser recebida

Sobre o procedimento licitatório, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    as normas gerais sobre licitações devem ser criadas pela União;

  • B.

    a Administração Pública, no instrumento convocatório da licitação, somente deverá formular exigências mínimas de participação para verificar a capacidade técnica, econômica e jurídica dos licitantes;

  • C.

    os critérios de julgamento da licitação, objetivos e subjetivos, devem estar previstos no instrumento convocatório;

  • D.

    como regra, o resultado da licitação deve ser homologado pela autoridade competente;

  • E.

    a licitação pode ser revogada e anulada pela própria Administração.

A respeito da invalidação dos atos administrativos, é correto afirmar que a

  • A.

    Administração Pública não pode declarar inválido um ato administrativo, pois lhe é vedado o controle da legalidade.

  • B.

    revogação do ato administrativo legal e eficaz incumbe exclusivamente à Administração Pública e produzirá efeito ex tunc.

  • C.

    revogação pode ser declarada tanto pela Administração Pública, quanto pelo Poder Judiciário, quando provocado.

  • D.

    ilegalidade e a ineficácia são pressupostos da revogação do ato administrativo.

  • E.

    revogação do ato administrativo legal e eficaz incumbe exclusivamente à Administração Pública e produzirá efeito ex nunc.

Tendo como referência o marco regulatório em vigor no país, julgue os itens a seguir.

No marco regulatório vigente, é proibida a rescisão unilateral de contratos.

  • E. Errado
  • C. Certo

Quanto às prerrogativas da Administração Pública, consubstanciadas nos poderes administrativos, considere as proposições abaixo.

I. O poder inerente aos Chefes do Poder Executivo, no sentido de editar normas complementares à lei, objetivando a sua fiel execução.

II. O poder de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre seus servidores do seu quadro de pessoal.

Elas correspondem, respectivamente, aos poderes

  • A.

    discricionário ou vinculado, e de polícia

  • B.

    regulamentar e hierárquico

  • C.

    disciplinar e regulamentar

  • D.

    discricionário e normativo

  • E.

    hierárquico e disciplinar

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