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Direito Administrativo - Serviço Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
De acordo com a doutrina nacional e jurisprudência dominante no STF, assinale a opção correta.
Tratando-se de ato omissivo do poder público, a responsabilidade civil por tal ato é objetiva.
A falta do serviço — faute du service dos franceses — dispensa o requisito da causalidade, vale dizer, do nexo de causalidade entre a ação omissiva atribuída ao poder público e o dano causado a terceiro.
A reparação do dano causado a terceiro não pode ser feita no âmbito administrativo, ainda que a administração reconheça desde logo a sua responsabilidade e haja entendimento entre as partes quanto ao valor da indenização.
A responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviço público é objetiva quanto aos usuários do serviço, mas pode ser estendida a outras pessoas que não ostentem a condição de usuário.
A falta do serviço decorre do não-funcionamento ou do funcionamento insuficiente, inadequado, tardio ou lento do serviço que o poder público deve prestar.
São formas de provimento de cargos públicos:
promoção, transferência e reversão
nomeação, readaptação e reintegração
recondução, transposição e aproveitamento
readmissão, readaptação e designação
ascensão, promoção e transferência
Direito Administrativo - Regime Disciplinar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que se refere às responsabilidades dos servidores públicos federais, assinale a opção correta.
Pelo exercício irregular de suas atribuições, o servidor público responderá, sempre, em três esferas: a civil, a penal e a administrativa.
A responsabilidade civil do servidor é decorrente de atos culposos tão-somente.
As sanções penais aplicáveis ao servidor que comete ilícito penal no exercício da função dependem da apuração da falta disciplinar.
A responsabilidade administrativa do servidor não pode ser afastada ainda que seja ele absolvido criminalmente em razão da comprovação de inexistência do fato.
A responsabilidade penal abrange não apenas os crimes praticados pelo servidor nesta qualidade, mas também as contravenções.
Uma das diferenças entre a concorrência e a tomada de preços, duas modalidades distintas de licitação previstas na Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, é que, na primeira, o interessado
deve apresentar prova de regularidade fiscal e, na segunda, não.
necessita ser qualificado tecnicamente e, na segunda, não.
não necessita ser qualificado tecnicamente e, na segunda, sim.
se inscreve na licitação de obras e serviços de engenharia de maior valor que na segunda.
somente pode concorrer na alienação de bens imóveis pertencentes ao órgão público e, na segunda, somente na aquisição de bens imóveis pelo órgão público.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Em se tratando de servidão predial,
o não uso por cinco anos contínuos é causa de sua extinção.
o dono do prédio serviente não pode embaraçar de modo algum o uso legítimo da servidão.
pode-se dizer que ela é convencional ou legal, mas não pode ser objeto de usucapião.
as obras necessárias à sua conservação são sempre da responsabilidade do dono do prédio serviente.
pode-se dizer que ela é essencialmente divisível, seja em relação ao prédio serviente, seja em relação ao dominante.
A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica subordinada à seguinte condição:
aprovação da chefia imediata
compatibilidade de horários
autorização do ministério público
comprovação de autorização judicial
escolha da remuneração a ser recebida
Sobre o procedimento licitatório, é INCORRETO afirmar que:
as normas gerais sobre licitações devem ser criadas pela União;
a Administração Pública, no instrumento convocatório da licitação, somente deverá formular exigências mínimas de participação para verificar a capacidade técnica, econômica e jurídica dos licitantes;
os critérios de julgamento da licitação, objetivos e subjetivos, devem estar previstos no instrumento convocatório;
como regra, o resultado da licitação deve ser homologado pela autoridade competente;
a licitação pode ser revogada e anulada pela própria Administração.
A respeito da invalidação dos atos administrativos, é correto afirmar que a
Administração Pública não pode declarar inválido um ato administrativo, pois lhe é vedado o controle da legalidade.
revogação do ato administrativo legal e eficaz incumbe exclusivamente à Administração Pública e produzirá efeito ex tunc.
revogação pode ser declarada tanto pela Administração Pública, quanto pelo Poder Judiciário, quando provocado.
ilegalidade e a ineficácia são pressupostos da revogação do ato administrativo.
revogação do ato administrativo legal e eficaz incumbe exclusivamente à Administração Pública e produzirá efeito ex nunc.
Direito Administrativo - Contratos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo como referência o marco regulatório em vigor no país, julgue os itens a seguir.
No marco regulatório vigente, é proibida a rescisão unilateral de contratos.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Quanto às prerrogativas da Administração Pública, consubstanciadas nos poderes administrativos, considere as proposições abaixo.
I. O poder inerente aos Chefes do Poder Executivo, no sentido de editar normas complementares à lei, objetivando a sua fiel execução.
II. O poder de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre seus servidores do seu quadro de pessoal.
Elas correspondem, respectivamente, aos poderes
discricionário ou vinculado, e de polícia
regulamentar e hierárquico
disciplinar e regulamentar
discricionário e normativo
hierárquico e disciplinar
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