Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
No âmbito do processo administrativo disciplinar, não pode resultar da sindicância:
instauração de processo administrativo
aplicação da penalidade de advertência
arquivamento do processo
aplicação da penalidade de multa
aplicação da penalidade de suspensão até 30 dias
No que tange às penalidades disciplinares, analise as assertivas abaixo:
I. No âmbito do Tribunal Regional Federal de uma determinada Região, apenas o seu Presidente pode aplicar a pena disciplinar de demissão.
II. A penalidade disciplinar que consista na destituição do cargo em comissão é aplicada pela autoridade que houver feito a nomeação.
III. A suspensão superior a 30 (trinta) dias do servidor público, submetido ao devido processo administrativo disciplinar, é aplicada pelo chefe da repartição em que estiver lotado o titular do cargo.
IV. A advertência ou a suspensão de até 60 (sessenta) dias é aplicada pela autoridade que nomeou, ou pelo chefe da repartição.
Estão corretas APENAS:
I e II.
I e III.
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
Direito Administrativo - Parte Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os próximos itens, referentes à licitação. A alienação e a concessão incluem-se entre os objetos de licitação.
Considerando que os agentes de polícia federal são servidores públicos federais que ocupam cargo de atividade policial, julgue os itens subseqüentes.
Os agentes de polícia federal têm direito a férias anuais de 60 dias.
Para que um ato administrativo seja considerado perfeito, válido, acabado e eficaz, todos os seus requisitos devem estar presentes. Para tanto existem elementos estruturais necessários para que o ato seja confirmado.
Assinale a alternativa que contempla todos esses elementos necessários.
Competência, privacidade, improbidade, objeto e forma.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
No exame dos atos oriundos dos outros Poderes restringir-se-á o Judiciário ao aspecto da legalidade, sendo-lhe defeso apreciar:
sua impessoalidade ou eficiência.
sua motivação ou finalidade.
sua conveniência ou oportunidade.
apenas a sua conveniência.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Indique a opção que melhor caracteriza a situação da ANEEL em termos de sua instituição como entidade.
Organização não governamental autônoma, representando os interesses do consumidor.
Entidade jurídica do Estado sem fins lucrativos, com atribuições de Estado, vinculada à Presidência da República.
Organização social, vinculada ao Ministério de Minas e Energia e Ministério de Meio Ambiente.
Fundação vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com sede e foro no Distrito Federal e prazo de duração indeterminado.
Autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
Direito Administrativo - Orgãos e Agentes Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Maurício é um cidadão que atuou como mesário nas últimas eleições municipais. Nessa situação, enquanto exercia a função de mesário, perante o direito administrativo Maurício era um agente público, mas não era um servidor público.
Fazem jus à pensão por morte do servidor público federal, exceto
o cônjuge, mesmo que titular de aposentadoria.
o filho inválido, enquanto durar a invalidez.
o menor sob tutela até 21 anos de idade.
a mãe e o pai, ainda que sem a prova da dependência econômica.
a pessoa designada maior de 60 anos, ainda que sem vínculo de parentesco, que viva sob a dependência econômica do servidor.
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Referindo-se ao processo administrativo disciplinar, assinale a afirmativa verdadeira.
Serão objeto de apuração todas as denúncias sobre irregularidades, inclusive as anônimas.
A fase do inquérito no processo administrativo inclui o julgamento.
O servidor somente pode acompanhar os atos processuais por meio de seu procurador.
O afastamento preventivo dar-se-á sem remuneração, pelo prazo máximo de 60 dias.
Em caso de extinção da punibilidade pela prescrição, haverá registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...