Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correspondente à modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmio ou remuneração aos vencedores.
É possível a aplicação retroativa de nova interpretação de lei no âmbito da Administração Pública?
Sim, pois a lei não se alterou, apenas foi mudada a forma de interpretá-la.
Não, pois haveria ofensa ao princípio da segurança jurídica.
Depende, só podendo existir nova interpretação se esta se der em benefício da Administração Pública, assim, estará beneficiando toda a coletividade.
Depende: se for para beneficiar o cidadão, é possível, do contrário, não.
Não é possível, dado que a lei não foi revogada.
A União Federal pretende realizar a contratação de uma obra no valor de R$ 10.000,00. Para essa contratação, nos termos da Lei nº 8.666/93, a licitação
é inexigível.
terá de ocorrer na modalidade convite.
terá de ocorrer na modalidade tomada de preços.
poderá ocorrer na modalidade convite, ou tomada de preços, ou concorrência.
Em matéria de contratos e convênios é correto afirmar:
18. O princípio da legalidade sujeita tanto os particulares como o próprio Estado através da Administração Pública, contudo, para esta, o princípio nominado apresenta uma particularidade pela qual
a Administração Pública, diferentemente dos particulares, pode fazer apenas o que está autorizado pela lei.
os atos praticados dos servidores públicos não são imputáveis aos mesmos, mas ao órgão ou entidade da Administração que representa.
a Administração Pública, diferentemente dos particulares, pode fazer tudo aquilo que não é vedado pela lei.
os atos administrativos gozam de presunção de legalidade, uma vez que é permitido ao legislador fazer tudo o que a lei não proíbe.
Atenção: Para responder às questões de números 28 a 34 considere o regime da Lei no 8.112/90 e suas alterações
João ocupa, em caráter efetivo, um cargo de carreira. João tomou posse nesse cargo em 27 de dezembro de 1997 e entrou em exercício em 2 de janeiro de 1998. Em 3 de março de 2002, é publicado um ato de promoção de João. Nessa situação, o tempo de exercício de João
não é interrompido ou suspenso com a promoção, sendo contado, no novo posicionamento na carreira, a partir de 3 de março de 2002.
é considerado interrompido em 3 de março de 2002.
é considerado suspenso em 3 de março de 2002.
não é interrompido ou suspenso com a promoção, sendo contado, no novo posicionamento na carreira, a partir de 27 de dezembro de 1997.
não é interrompido ou suspenso com a promoção, sendo contado, no novo posicionamento na carreira, a partir de 2 de janeiro de 1998.
Manoel, servidor público estável, nos últimos meses deixou de desempenhar suas atribuições com zelo e passou a ter comportamento desleixado, improdutivo e indiferente no cumprimento dos seus deveres. Inconformado com essa situação, o Administrador Público entendeu por bem instaurar processo disciplinar visando demitir Manoel. Nesse caso, a demissão do servidor estável por insuficiência de desempenho está relacionada com o princípio da
legalidade.
publicidade.
moralidade.
impessoalidade.
eficiência.
Sobre os atos administrativos é INCORRETO afirmar:
Independentemente da análise da classificação em discricionário ou vinculado, todos os atos administrativos são passíveis de exame pelo Poder Judiciário, sem qualquer distinção e sob qualquer fundamento.
O sujeito, o objeto, a forma, o motivo e a finalidade são elementos do ato administrativo.
A presunção de legitimidade e veracidade, a imperatividade, a auto-executoriedade, e a tipicidade são atributos que diferem os atos administrativos dos atos de direito privado.
São espécies de atos administrativos a autorização, a permissão, o parecer, o alvará e o decreto.
A revogação de um ato administrativo só poderá ser realizada pela Administração Pública e os seus efeitos somente se produzirão a partir da data da revogação, não retroagindo.
Atenção: Para responder às questões de números 28 a 34 considere o regime da Lei no 8.112/90 e suas alterações
Pedro e José, servidores, fizeram deslocamentos para fora da sede. O deslocamento de Pedro ocorreu entre Municípios distantes e decorreu de exigência permanente de seu cargo. O deslocamento de José ocorreu entre Municípios limítrofes, dentro de uma mesma região metropolitana, com pernoite fora da sede. Ambos usaram meio de locomoção da Administração. Nesse caso,
ambos não têm direito a nenhuma das espécies de indenização fixadas na Lei.
ambos têm direito a diárias.
ambos têm direito a indenização de transporte.
Pedro tem direito a indenização de transporte e José tem direito a diária.
Pedro não tem direito a nenhuma das espécies de indenização fixadas na Lei e José tem direito a diária.
O ordenamento jurídico prevê a existência de determinadas modalidades de licitação, cuja utilização decorre do valor ou do objeto do contrato.
De acordo com a Lei nº 8.666/93, a tomada de preços é a modalidade de licitação:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...