Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tratando-se do regime jurídico-administrativo, assinale a afirmativa falsa.
O regime jurídico-administrativo é entendido como um conjunto de regras e princípios que informa a atuação do Poder Público no exercício de suas funções de realização do interesse público.
Por decorrência do regime jurídicoadministrativo, não se tolera que o Poder Público celebre acordos judiciais, ainda que benéficos, sem a expressa autorização legislativa.
A aplicação do regime jurídico-administrativo autoriza que o Poder Público execute ações de coerção sobre os administrados sem a necessidade de autorização judicial.
As relações entre entidades públicas estatais, de mesmo nível hierárquico, não se vinculam ao regime jurídico-administrativo, em virtude de sua horizontalidade.
O regime jurídico-administrativo deve pautar a elaboração de atos normativos administrativos, bem como a execução de atos administrativos e ainda a sua respectiva interpretação
No que se refere à personalidade de direito público e à classificação de órgãos e funções da administração pública, julgue os itens seguintes. As autarquias, fundações e empresas públicas são entes dotados de personalidade jurídica de direito público.
O prazo de validade do concurso público será de
até dois anos, contados da homologação, prorrogável uma vez, por igual período.
três anos, contados da data de posse do primeiro classificado, prorrogável por no máximo doze meses
até quatro anos, contados da publicação da lista de classificação dos aprovados, prorrogável por igual ou distinto períodos, até o total de oito anos.
no máximo um ano, contado do ato de nomeação do primeiro classificado, podendo ser prorrogado por igual ou distinto períodos, até o máximo de dois anos.
acordo com o fixado pela Administração, não podendo ser inferior a dois anos, contados da publicação do edital de abertura das inscrições, vedada a prorrogação
O adicional concedido a servidores públicos, mas não a empregados da iniciativa privada, é o
de férias.
de insalubridade.
noturno.
por horas extraordinárias.
por tempo de serviço.
Assinale no rol abaixo a relação jurídica que não pode ser classificada, em sentido estrito, como ato administrativo
Decreto que declara determinado imóvel de utilidade pública para fins de desapropriação.
Portaria da autoridade municipal que interdita estabelecimento comercial por motivo de saúde pública.
Termo de permissão de serviço público de transporte coletivo urbano, decorrente de processo licitatório.
Ato de investidura de servidor público em cargo público de provimento em comissão
Alvará de funcionamento de estabelecimento esportivo, exarado por solicitação do particular, após cumprir as exigências da legislação respectiva.
A regra constitucional, que proíbe a acumulação remunerada de cargos e empregos públicos, excepciona
os empregos em entidades da Administração Indireta
O cargo de Diretor Geral do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas é de provimento em comissão, podendo ser nomeados, pelo Presidente do Tribunal:
José exerce cumulativamente dois cargos efetivos. Um amigo de José foi eleito Prefeito e, em razão da confiança que deposita nele, resolve investi-lo num cargo de provimento em comissão. Nesse caso, José
ficará afastado de ambos os cargos efetivos, mesmo na hipótese em que haja compatibilidade de horário e local.
não ficará afastado de ambos os cargos efetivos, se houver compatibilidade de horário e local, declarada por qualquer das autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.
não ficará afastado de ambos os cargos efetivos, se houver compatibilidade de horário e local com o exercício dos mesmos, declarada por apenas uma das autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.
ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que haja compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pelas autoridades máximas dos órgãos ou entidades envolvidos.
ficará afastado de ambos os cargos efetivos, salvo na hipótese em que haja compatibilidade de horário e local com o exercício de um deles, declarada pela autoridade que o nomear para o cargo em comissão.
razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela maior autoridade a que está subordinado o contratante, exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato.
vinte por cento.
dez por cento
cinco por cento.
quinze por cento.
vinte e cinco por cento
Acerca da Lei nº 8.429/92, é CORRETO afirmar que:
a imposição das suas cominações não exclui a aplicação de sanções civis, penais e administrativas ao responsável por ato de improbidade administrativa.
por tratar-se de lei federal, não tem aplicação nos âmbitos estadual e municipal.
o particular que concorrer para a prática do ato de improbidade administrativa não fica sujeito às suas cominações.
suas cominações não se aplicam aos titulares de cargo em comissão.
suas cominações não se aplicam aos servidores de autarquias
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...