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A alienação de bens imóveis da Administração Pública
depende, exclusivamente, de autorização.
depende, exclusivamente, de autorização e de avaliação prévia.
depende de autorização, de avaliação prévia e de licitação, dispensada esta nos casos previstos em lei.
depende, exclusivamente, de autorização e de licitação, dispensada esta nos casos previstos em lei.
depende, exclusivamente, de avaliação prévia e de concorrência.
Em relação à concessão de serviço público, é correto afirmar:
é possível a alteração unilateral do objeto da concessão
decadência é a retomada do serviço público ao final do prazo da concessão
a responsabilidade do concessionário por prejuízos causados a terceiros, por conseqüência de seus serviços, tem natureza subjetiva
a rescisão unilateral por motivo de inadimplência contratual denomina-se caducidade
a incorporação dos bens do concessionário ao poder concedente dar-se-á mediante encampação
A satisfatória fiscalização da execução de um contrato de limpeza e conservação
independe do conhecimento das condições impostas no edital de licitação e no contrato.
independe do conhecimento acerca do cumprimento, pela contratada, das obrigações e encargos sociais e trabalhistas relativas aos empregados alocados ao serviço.
independe do conhecimento do número de empregados alocados ao serviço.
implica o conhecimento das condições contratuais e, especialmente, das obrigações da contratada.
implica, exclusivamente, o conhecimento prévio das condições impostas no edital de licitação.
Em relação ao regime constitucional dos servidores públicos, é correto afirmar:
os cargos de provimento em comissão são privativos dos servidores de carreira
é permitida a vinculação para o efeito de remuneração no serviço público
é vedado o direito de greve aos servidores públicos
a admissão de pessoas portadoras de deficiência, para cargos efetivos, independe de concurso público
os casos de contratação por tempo determinado são destinados, exclusivamente, ao atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público
Não se considera como hipótese de rescisão administrativa unilateral do contrato administrativo:
a alteração social da empresa contratada, que prejudique a execução contratual.
a suspensão da execução contratual, por ordem escrita da Administração, por prazo superior a 120 dias.
a ocorrência de caso fortuito ou força maior, regularmente comprovada e impeditiva da execução do contrato.
o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento.
razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela maior autoridade a que está subordinado o contratante, exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato.
Invalidada por sentença judicial a demissão de servidor estável, será ele reintegrado. O eventual ocupante de sua vaga, se estável, será:
reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenização
exonerado, com indenização proporcional ao tempo de serviço
Carlos, servidor efetivo de órgão público federal, está passando por processo administrativo disciplinar, com risco de demissão por abandono de cargo. A autoridade responsável pelo controle de irregularidades constatou que, no mês de julho, Carlos ausentou-se do serviço durante 08 (oito) dias sob a justificativa de falecimento de parente, e mais 05 (cinco) dias, no mês de novembro, para resolver questões afetas ao seu recadastramento eleitoral.
Com base nessa situação, é correto afirmar que:
Constituem atividades que, no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, poderão ser objeto de execução indireta
as inerentes às categorias funcionais abrangidas pelo plano de cargos do órgão ou entidade.
as acessórias, instrumentais ou complementares aos assuntos que constituem área de competência legal do órgão ou entidade.
as que estão diretamente relacionadas à consecução das finalidades do órgão ou entidade.
independentemente da sua natureza, aquelas a respeito das quais assim dispuser portaria interna do órgão ou entidade.
aquelas que não requerem esforço intelectual para a sua execução.
No âmbito do regime jurídico-administrativo, não é considerada prerrogativa da Administração Pública:
instituir servidão
poder de expropriar
alterar unilateralmente os contratos administrativos
realizar concurso público para seleção de pessoal
impor medidas de polícia
A autarquia federal celebrou contrato administrativo com a empresa Y, após regular processo licitatório, objetivando a aquisição de um gerador de energia, cujo rotor e enrolamentos eram fabricados no exterior. Ocorre que, quando da importação de referidos componentes pela empresa Y, o governo federal elevou substancialmente o imposto de importação, o que afetou o equilíbrio econômico− financeiro inicialmente pactuado. Tal fato deu causa a uma álea administrativa extraordinária e extracontratual, intolerável e impeditiva da execução do ajuste, que culminou com a revisão contratual. A situação narrada corresponde à causa justificadora da inexecução do contrato denominada
força maior.
fato da administração.
interferências imprevistas.
caso fortuito.
fato do príncipe.
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