Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O servidor público federal, que patrocina interesse privado perante a Administração Fazendária, valendo- se de sua qualidade funcional, mesmo sem causar lesão ao Erário,
não comete nenhuma infração prevista em lei como passível de punição.
comete apenas a infração disciplinar, que veda a advocacia administrativa, punível com suspensão de até 30 dias.
comete infração capitulada como crime funcional contra a ordem tributária (Lei nº 8.137/90, art. 3º).
comete ato de improbidade administrativa, como tal previsto expressamente em lei (Lei nº 8.429/92).
viola o Código de Ética (Decreto nº 1.171/94), mas isso não é tipificado como ato de improbidade nem como crime funcional contra a ordem tributária.
O Prefeito Totonho Filho realizou desapropriações para abertura de uma nova avenida em sua cidade. Realizada a obra, sobraram pequenas porções de terrenos, à margem da nova via, inaproveitáveis pelo Poder Público. O Prefeito, considerando que os remanescentes foram avaliados por menos de R$ 10.000,00 cada um, pretende aliená-los. A alienação, cumpridos os requisitos legais, será feita por
concessão do direito real de uso.
dação em pagamento.
doação.
permuta.
investidura.
Segundo o artigo 259, e seus incisos, do Estatuto dos Funcionários Públicos (lei nº 10261/68), será aplicada a pena de cassação de aposentadoria ou disponibilidade se ficar provado que o inativo realizou qualquer dos atos abaixo, EXCETO:
Praticou, quando em atividade, falta grave para a qual é cominada nesta lei a pena de demissão ou de demissão a bem do serviço público.
Aceitou ilegalmente cargo ou função pública.
Aceitou representação de Estado estrangeiro sem prévia autorização do Presidente da República.
Praticou a usura em qualquer de suas formas.
Depois de aposentado, ocupou cargo ou vaga na iniciativa privada
O regime jurídico típico da Administração Pública, denominado estatutário, caracteriza-se por ser:
de direito público, de natureza contratual e bilateral
de direito privado, de natureza contratual e bilateral
de direito privado, de natureza legal e unilateral
As autarquias podem ser conceituadas como pessoas jurídicas de Direito Público, que são criadas:
Tratando-se de servidor público, é correto afirmar, exceto:
é vedada a acumulação remunerada de cargo público efetivo com proventos de aposentadoria, salvo as exceções constitucionalmente admitidas
para o exercício do mandato eletivo de Vereador, o servidor será compulsoriamente afastado do cargo público
a aposentadoria compulsória ocorre aos setenta anos, seja homem ou mulher o servidor
após a Emenda Constitucional no 19, é possível a adoção, no serviço público, do regime celetista
é permitido ao estrangeiro, conforme dispuser a lei, ocupar cargo público no serviço público
Quanto à Administração Pública, marque a opção FALSA.
As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo em comissão, e os cargos de provimento efetivo, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.
Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.
As administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras específicas, terão recursos prioritários para a realização de suas atividades e atuarão de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informações fiscais, na forma da lei ou convênio.
O contrato administrativo pode ser rescindido amigavelmente, por acordo entre as partes, devendo ser reduzido a termo no processo da licitação. Nesse caso, a condição sine qua non exigida é que
os pagamentos devidos pela Administração estejam atrasados há mais de 90 dias.
tenha havido comprovado prejuízo por três meses consecutivos para o contratado.
haja conveniência para a Administração.
as cláusulas contratuais estejam tendo insatisfatório cumprimento.
ocorra alteração social da empresa contratada que prejudique a execução do contrato.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao poder de polícia.
Considerando-se o artigo 261, seus incisos e parágrafo único, do Estatuto dos Funcionários Públicos (lei nº 10261/68), com redação alterada pela lei Complementar nº 61, de 21 de agosto de 1972, e as seguintes afirmações sobre a prescrição da punibilidade, qual a alternativa correta?
I – Da falta sujeita à pena de repreensão, multa ou suspensão, em 1 (um) ano.
II – Da falta sujeita à pena de demissão, de demissão a bem do serviço público e de cassação da aposentadoria e disponibilidade, em 5 (cinco) anos.
III – Da falta também prevista em lei, como infração penal, no mesmo prazo correspondente à prescrição da punibilidade desta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...