Lista completa de Questões de Direito Administrativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A doutrina pátria costuma classificar a prestação de serviços públicos entre concentrados e desconcentrados, centralizados e descentralizados. Tendo em conta tal classificação, é correto afirmar que o serviço público realizado por órgão com competência específica para tanto, integrante da estrutura de uma entidade que compõe a administração indireta titular de tal serviço, configura uma prestação de serviços
descentralizada por colaboração.
concentrada descentralizada.
desconcentrada centralizada.
concentrada centralizada.
desconcentrada descentralizada.
Direito Administrativo - Bens Públicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao direito administrativo, julgue os itens a seguir.
Os bens e interesses públicos não pertencem à administração, nem a seus agentes, pois visam beneficiar a própria coletividade.
Direito Administrativo - Entidade em Espécie - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
No que tange às empresas públicas, é correto afirmar que:
podem revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito, conforme previsto em lei;
devem litigar, no caso de empresas públicas federais, obrigatoriamente, na Justiça Federal;
têm personalidade de direito privado, o que as iguala às chamadas autarquias institucionais;
objetivam o desempenho de atividades de caráter econômico e a prestação de quaisquer serviços públicos.
Os entes instituídos por lei, com personalidade de direito privado, para ministrar assistência ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais, sem fins lucrativos, que são mantidos por dotações orçamentárias ou por contribuições para-fiscais, são denominados
organizações não governamentais;
serviços sociais autônomos;
empresas públicas;
sociedades de economia mista;
agência governamental.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A atividade da Administração consistente na limitação de direitos e atividades individuais em benefício do interesse público caracteriza o exercício do poder
regulamentar, exercido mediante a edição de atos normativos para fiel execução da lei e com a prática de atos concretos, dotados de autoexecutoriedade.
de polícia, exercido apenas repressivamente, em caráter vinculado e com atributos de coercibilidade e autoexecutoriedade.
disciplinar, exercido com vistas à aplicação da lei ao caso concreto, dotado de coercibilidade e autoexecutoriedade.
de polícia, exercido por meio de ações preventivas e repressivas dotadas de coercibilidade e autoexecutoriedade.
disciplinar, consistente na avaliação de conveniência e oportunidade para aplicação das restrições legais ao caso concreto, o que corresponde à denominada autoexecutoriedade.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
Em relação ao Poder Administrativo Disciplinar, é correto afirmar que:
É de titularidade da Administração Pública e dos particulares que com ela contratam.
Pode ser entendido como sinônimo de poder regulamentar.
É o poder que a Administração Pública tem para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.
É o poder de apurar infrações e aplicar penalidades restritas a servidores públicos.
Abrange penalidades impostas a particulares, mesmo que não sujeitos a disciplina interna da Administração Pública.
Direito Administrativo - Procedimento, Julgamento e Fases - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Com base na Lei Federal n.° 8.666/93 Lei das Licitações ,analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I. As licitações devem ser processadas e julgadas em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
II. No caso de empate em uma licitação para a aquisição de lápis, em que a empresa A executa a produção no município de Araucária - PR e a empresa B na China, como critério de desempate, será assegurada preferência à empresa A.
III. Para dar aplicabilidade ao princípio da igualdade entre os licitantes, a lei proíbe que os atos de convocação da licitação prevejam cláusulas e condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o caráter competitivo, estabelecendo preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato.
IV. Para a contratação da cantora Paula Fernandes, consagrada pela crítica especializada e pela opinião pública, para a festa de aniversário de 2012 do município de Quatro Barras, a licitação é inexigível.
I, II, III e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas I, III e IV estão corretas.
Direito Administrativo - Sanções Administrativas, Tutela Judicial e Recursos Administrativos - COPEVE/ UFAL - 2012
Qual das opções abaixo não consta do Art. 87 da Lei nº 8.666/93, que trata das sanções aplicadas pela Administração pela inexecução total ou parcial do contrato, garantida a prévia defesa?
Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos.
Multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.
Advertência.
Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 3 (três) anos.
Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.
Em relação aos poderes do Estado e ao direito administrativo, julgue os itens a seguir.
O costume não pode ser considerado fonte do direito administrativo, haja vista o princípio da legalidade ser um dos princípios da administração pública.
Não constitui cláusula exorbitante dos contratos administrativos, legalmente prevista, a que estabeleça a seguinte possibilidade:
de aplicação de sanções pela Administração contratante.
de alteração unilateral de cláusulas contratuais.
de rescisão unilateral do contrato.
de ocupação provisória de móveis, imóveis, pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato.
de prorrogação unilateral dos contratos de serviços contínuos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...