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Assinale a alternativa correta:
os Convênios Administrativos são acordos administrativos firmados por entidades públicas de qualquer espécie, sempre entre duas partes (podendo ter mais de dois signatários), mas com interesses diversos;
o contrato administrativo não pode apresentar cláusula exorbitante, de maneira a desigualar as partes na execução da avença, ainda que baseada no interesse público (decorrente de lei ou de princípios que regem a atividade administrativa);
o típico contrato administrativo ilegal pode ser extinto por anulação unilateral da Administração, mas sempre com oportunidade de defesa para o contratado, em cujo expediente se demonstra a ilegalidade do ajuste;
a administração tem a prerrogativa de controlar os seus contratos, desde que o ajuste consigne cláusula expressa de supervisão, acompanhamento, fiscalização, etc;
na determinação estatal, fundamentada na teoria do fato do príncipe, ainda que onere substancialmente a execução do contrato, não cria obrigação do Poder Público indenizar o contratado.
Para a Administração celebrar contrato, tendo por objeto o remanescente de uma obra, em conseqüência da rescisão de contrato anterior,
poderá contratar mediante dispensa de licitação, escolhendo a seu critério empresa que preencha os requisitos da anterior licitação, observando as mesmas condições do contrato rescindido.
poderá contratar mediante dispensa de licitação, respeitando a ordem de classificação da anterior licitação e observando as mesmas condições do contrato rescindido.
terá de realizar nova licitação, considerando o valor total do contrato para definir a modalidade de licitação.
terá de realizar nova licitação, considerando o valor do remanescente para definir a modalidade de licitação.
terá de contratar diretamente, por inexigibilidade de licitação.
A possibilidade de a Administração Pública alterar unilateralmente o contrato administrativo, quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, decorre do princípio da
impessoabilidade.
indisponibilidade do interesse público.
vinculação ao edital.
adjudicação compulsória.
legalidade.
Não se considera como hipótese de rescisão administrativa unilateral do contrato administrativo:
a alteração social da empresa contratada, que prejudique a execução contratual.
a suspensão da execução contratual, por ordem escrita da Administração, por prazo superior a 120 dias.
a ocorrência de caso fortuito ou força maior, regularmente comprovada e impeditiva da execução do contrato.
o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento.
razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela maior autoridade a que está subordinado o contratante, exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato.
No que tange aos contratos administrativos, a sua renovação operar-se-á mediante
o correspondente instrumento de rescisão.
o prolongamento da vigência do prazo inicial.
termo de reti-ratificação ao contrato original.
termo aditivo de acréscimo de valor.
nova licitação, em regra.
São hipóteses de rescisão unilateral do contrato administrativo, exceto:
cumprimento irregular das cláusulas contratuais pelo contratado
não-pagamento, pela Administração, dos serviços contratados e executados, por prazo superior a trinta dias úteis
Constituem motivo para a rescisão unilateral do contrato administrativo por parte do Poder Público, exceto:
atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento.
razões de interesse público, de alta relevân- cia e de amplo conhecimento.
subcontratação total ou parcial do seu objeto, não prevista no edital e no contrato.
dissolução da sociedade ou falecimento do contratado.
decretação da concordata do contratado.
Na doutrina do contrato administrativo, a situação decorrente de uma decisão da Administração contratante, de caráter geral e imperativo, a provocar o desequilíbrio do contrato, denomina-se
fato do príncipe
teoria da imprevisão
fato imprevisto
força maior
fato da administração
Em relação aos institutos da licitação e do contrato administrativo, assinale a afirmativa falsa.
Somente pode-se exigir garantia do licitante na fase contratual.
Não é permitida a aplicação da inexigibilidade de licitação quando da contratação de serviços especializados de publicidade.
A revogação da licitação depende da ocorrência de fato superveniente, devidamente justificado.
Não se admite a subcontratação no contrato administrativo, salvo se prevista no edital e contrato respectivo.
A assunção do objeto do contrato por parte da Administração somente ocorre em casos de rescisão judicial da avença.
A teoria da imprevisão, nos contratos administrativos, é invocada mais freqüente e apropriadamente para autorizar a(o)
revisão do contrato, para acrescentar serviços não previstos e necessários à conclusão da obra
extinção antecipada do contrato, pela inviabilidade da sua conclusão
subcontratação, para executar tarefas cuja necessidade não fora prevista
reajuste do preço, para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro
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