Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando-se o artigo 261, seus incisos e parágrafo único, do Estatuto dos Funcionários Públicos (lei nº 10261/68), com redação alterada pela lei Complementar nº 61, de 21 de agosto de 1972, e as seguintes afirmações sobre a prescrição da punibilidade, qual a alternativa correta?
I – Da falta sujeita à pena de repreensão, multa ou suspensão, em 1 (um) ano.
II – Da falta sujeita à pena de demissão, de demissão a bem do serviço público e de cassação da aposentadoria e disponibilidade, em 5 (cinco) anos.
III – Da falta também prevista em lei, como infração penal, no mesmo prazo correspondente à prescrição da punibilidade desta.
Considerando-se o artigo 261, seus incisos e parágrafo único, do Estatuto dos Funcionários Públicos (lei nº 10261/68), com redação alterada pela lei Complementar nº 61, de 21 de agosto de 1972, o prazo da prescrição:
Inicia-se no dia em que foi cometida a falta e interrompe-se pela abertura de sindicância ou, quando for o caso, pela ins-tauração do processo administrativo.
Inicia-se no dia em que foi cometida a falta e interrompe-se quando o funcionário se aposentar ou, quando for o caso, promovido ou transferido para outra função.
Inicia-se no dia em a autoridade tomar conhecimento da existência da falta e interrompe-se quando o funcionário se aposentar ou, quando for o caso, promovido ou transferido para outra função.
Inicia-se no dia em a autoridade tomar conhecimento da existência da falta e interrompe-se pela abertura de sindicân-cia ou, quando for o caso, pela instauração do processo ad-ministrativo.
Inicia-se no dia em que for instaurado o inquérito policial e encerra-se com o julgado do processo civil ou criminal, con-forme o caso.
Ao funcionário nomeado para o exercício de cargo em comissão é facultado optar pelo vencimento e demais vantagens do seu cargo efetivo, acrescido de gratificação fixa correspondente a uma percentagem do valor do símbolo do cargo em comissão respectivo. Essa percentagem é de:
Dez por cento
Vinte por cento
Trinta por cento
Quarenta por cento
Pode ser aplicado, em caráter obrigatório, a critério do Chefe do Poder, tendo em vista a essencialidade, complexidade e responsabilidade de determinadas funções, cargos ou atribuições, bem como as condições e natureza do trabalho nas unidades administrativas correspondentes:
O sistema de escalas, nas funções consideradas insalubres ou perigosas.
O regime de prestação de serviços extraordinários.
O regime de tempo integral e dedicação exclusiva.
O regime de encargos especiais.
Quanto à organização do serviço público, assinale a alternativa correta.
Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis apenas aos brasileiros, e não a estrangeiros.
Quando há compatibilidade de horários, é possível a acumulação remunerada de cargos públicos.
Os vencimentos dos cargos do Poder Judiciário e Legislativo podem ser inferiores aos pagos pelo Poder Executivo.
O prazo improrrogável de validade do concurso público é de até dois anos.
A exigência de que o servidor público estadual aja sempre com a maior dedicação ao serviço e pleno acatamento ao ordenamento constitucional, de modo a identificar-se com os superiores interesses do Estado e os fins legítimos da Administração, define, especificamente, o dever funcional de:
discrição
lealdade
obediência
urbanidade
Determinado funcionário público estadual estável é eleito prefeito municipal. Para o exercício do mandato, o servidor:
deverá ser colocado em disponibilidade
será afastado do cargo, podendo optar por sua remuneração
poderá exercer o cargo e o mandato, recebendo por ambos, desde que haja compatibilidade de horário
deverá requerer licença para tratar de assuntos particulares
Podem ser considerados agentes públicos:
I. os agentes políticos;
II. os servidores estatais, nestes incluídos os servidores públicos e os das empresas públicas, das sociedades de economia mista e das fundações de Direito Privado, instituídas pelo Poder Público;
III. os delegados de função ou ofício público;
IV. os particulares que, em situações anormais e para atender as necessidades públicas urgentes, assumirem a condição de gestores de negócios públicos.
Estão corretos os itens
É vedado ao funcionário público do Estado de Minas Gerais:
sindicalizar-se
criticar os atos da administração pública
ser acionista de sociedade comercial
trabalhar, como servidor efetivo, sob as ordens de parente até o segundo grau
A aposentadoria compulsória do servidor público civil estadual dá-se aos
60 anos de idade.
65 anos de idade.
70 anos de idade.
75 anos de idade.
80 anos de idade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...