Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Determinado contrato administrativo foi prorrogado, sem que houvesse a correspondente autorização em lei, no próprio contrato e nem no edital da respectiva licitação. Sabe-se que tanto o agente público que deu causa à prorrogação, como o contratado que concorreu para a prorrogação e dela se beneficiou injustamente, tinham plena consciência das circunstâncias em que a prorrogação ocorreu. Nessa situação, a conduta do contratado configura
ilícito exclusivamente administrativo, gerando a incidência das sanções administrativas previstas na Lei no 8.666/93.
crime, punível com detenção e multa.
mera irregularidade, sanável por decisão da autoridade administrativa superior.
ilícito exclusivamente administrativo, podendo ser dispensada a aplicação de sanções por decisão da autoridade administrativa superior.
mera irregularidade, acarretando a anulabilidade do contrato.
O art. 13 da Lei 8.666/93 estabelece os serviços profissionais técnicos especializados, dentre os quais NÃO figura(m):
De acordo com art. 27 da Lei 8.666/93, para a habilitação nas licitações será exigida dos interessados uma série de documentos, dentre os quais NÃO consta:
O art. 1° da Lei 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços - inclusive de publicidade -, compras, alienações e locações, no âmbito dos poderes:
Atenção: Para responder às questões 60 a 65, considere o disposto na Lei nº 8.666/93.
Dentre as regras próprias do sistema de registro de preços, aplicado às licitações voltadas à realização de compras, encontra-se a
possibilidade de sua ocorrência condicionada ao valor estimado da futura contratação.
realização de seleção mediante concorrência.
validade do registro por no mínimo 1 e no máximo 2 anos.
dispensa de licitação para contratação.
impossibilidade de atualização dos preços registrados.
Atenção: Para responder às questões 60 a 65, considere o disposto na Lei nº 8.666/93.
Em uma licitação, três empresas participam. A empresa V foi inabilitada, e as empresas X e Z foram habilitadas, porém desclassificadas por vício em suas propostas comerciais. Nessa situação,
a licitação deve ser anulada.
a licitação deve ser revogada.
pode ser concedido prazo para que as empresas V, X e Z sanem seus vícios.
pode ser concedido prazo para que as empresas X e Z sanem seus vícios.
pode ser concedido prazo para que apenas a empresa que tenha apresentado menor preço, entre as empresas X e Z, sane seus vícios.
Atenção: Para responder às questões 60 a 65, considere o disposto na Lei nº 8.666/93.
NÃO consta dentre as sanções previstas no regime da Lei nº 8.666/93 a
advertência.
multa.
interdição de estabelecimento.
suspensão temporária de participação em licitação.
declaração de inidoneidade para licitar com a Administração Pública.
A Lei 8.666/93 prevê expressamente alguns princípios aplicáveis aos procedimentos licitatórios. Além destes, a doutrina entende que outros também são aplicados às licitações. Constituem, respectivamente, um princípio expresso e um princípio não expresso, aplicável às licitações:
A revogação e a anulação do procedimento licitatório são atos previstos em lei. De acordo com a Lei 8.666/93, constitui requisito:
O Prefeito do Município X está com dúvidas sobre duração, prorrogação, alteração e extinção de contratos administrativos. Decide então consultar a Lei 8.666/93, que possui uma série de dispositivos sobre o assunto. Entre os dispositivos desta lei, está a previsão de que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...