Questões de Direito Administrativo do ano 0000

Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em matéria de licitação, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Dispensa de licitação e inexigibilidade têm o mesmo significado jurídico.

  • B.

    A adjudicação do objeto licitado ao vencedor do certame licitatório é facultativa.

  • C.

    Para aquisição de serviços de informática pode-se utilizar qualquer tipo de licitação.

  • D.

    A homologação da licitação corresponde à última atribuição da Comissão de Licitação, no âmbito do processo licitatório.

  • E.

    A contratação direta, decorrente de licitação deserta, somente ocorrerá se a realização de nova licitação provocar prejuízos ao interesse público, devidamente justificados.

Tratando-se de empresas em consórcio no procedimento de licitação, não é correto afirmar:

  • A.

    deve ser apresentada, na fase de habilitação, comprovação do compromisso, público ou particular, de constituição de consórcio, subscrito pelos consorciados

  • B.

    existe responsabilidade solidária dos integrantes pelos atos praticados em consórcio, tanto na licitação quanto na execução contratual

  • C.

    a empresa consorciada pode, na mesma licitação, participar isoladamente do certame

  • D.

    deve haver a indicação da empresa responsável pelo consórcio, que atenderá às condições de liderança, obrigatoriamente fixadas no edital

  • E.

    deve haver apresentação dos documentos exigidos para regularidade fiscal por cada consorciado

Em relação ao desfazimento do procedimento licitatório, é falso afirmar:

  • A.

    a revogação só se pode dar mediante razões de interesse público, decorrentes de fato super- veniente, devidamente comprovado.

  • B.

    a anulação pode se dar mediante provocação de terceiro ou de ofício.

  • C.

    a nulidade do processo de licitação induz, sem- pre, à nulidade do contrato.

  • D.

    no processo de desfazimento da licitação fica assegurado o contraditório e a ampla defesa.

  • E.

    cabe à autoridade competente para a aprova- ção da licitação o juízo administrativo da sua revogação.

O tipo de licitação de maior lance ou oferta, previsto na Lei no 8.666/93, ocorre na:

  • A. aquisição de bens e serviços de informática
  • B. construção de obras públicas
  • C. concessão de direito real de uso
  • D. aquisição de material permanente
  • E. contratação de serviços técnicos especializados

No procedimento da licitação, não é cabível recurso administrativo, em sentido estrito, no prazo de 5 dias úteis, no caso de

  • A. inabilitação de licitante
  • B. revogação da licitação
  • C. julgamento das propostas
  • D. adjudicação
  • E. habilitação de licitante

A contratação direta de profissional de notória especialização pressupõe a ocorrência simultânea dos seguintes elementos:

  • A.

    prestação de serviços técnicos especializados, singularidade do objeto e preço compatível com o de mercado.

  • B.

    notoriedade do contratado, prestação de serviços técnicos especializados e singularidade do objeto.

  • C.

    singularidade do objeto, preço compatível com o de mercado e notoriedade do contratado.

  • D.

    notoriedade do contratado, preço compatível com o de mercado e prestação de serviços técnicos especializados.

  • E.

    singularidade do objeto, prestação de serviços técnicos especializados, notoriedade do contratado e preço compatível com o de mercado.

Assinale a alternativa correta sobre a distinção entre dispensa e inexigibilidade de licitação:

  • A. As hipóteses de inexigibilidade de licitação estão taxativamente fixadas na lei, sendo as situações de dispensa de licitação apenas exemplificativamente discriminadas.
  • B. Na dispensa de licitação existe possibilidade de competição. A licitação deixa de ocorrer por opção discricionária do administrador. Na inexigibilidade a competição é inviável, porque apenas uma pessoa ou um único objeto satisfazem as necessidades da Administração.
  • C. Na inexigibilidade de licitação a competição é perfeitamente possível, sendo opção discricionária do administrador a não realização do certame licitatório. Nas hipóteses de dispensa de licitação é impossível realizar-se o procedimento licitatório.
  • D. Não há distinção. O administrador pode optar livremente por uma ou outra alternativa.
  • E. As hipóteses de dispensa elencadas na lei, pela sua própria natureza, embora evidenciem a possibilidade de competição, obriqam o administrador a, diante da situação fática nelas abstratamente descrita, deixar de realizar o procedimento licitatório. Na inexigibilidade de licitação a inviabilidade de competição faculta ao administrador a não realização do procedimento licitatório.

A alteração do contrato administrativo para restabelecimento da equação econômico-financeira inicialmente pactuada, nos termos traçados pela Lei n. 8.666/93, é hipótese:

  • A. Não admitida. O contrato deve ser executado nos exatos valores constantes da proposta vencedora, admitindo-se apenas o reajuste de valores conforme assinalado no instrumento convocatório da licitação, em face da predominância dos princípios da vinculação ao instrumento convocatório e da supremacia do interesse público sobre o particular.
  • B. Não admitida por força da aplicação do princípio pacta sunt servanda.
  • C. Admitida apenas e exclusivamente se a Administração impuser encargos adicionais ao particular contratado, não inicialmente previstos no instrumento convocatório.
  • D. Admitida sempre que o contratado demonstrar que os preços constantes de sua proposta não refletem os valores de mercado na data da prestação, ainda que a causa do descompasso seja anterior à apresentação da proposta.
  • E. Admitida em caráter excepcional, desde que presente álea econômica extraordinária e extracontratual.

Dentre os princípios informadores da Licitação, o da vinculação ao instrumento convocatório se dirige:

I. apenas à Administração Pública;

II. apenas aos Licitantes;

III. tanto à Administração Pública como aos Licitantes;

IV. apenas aos pré-requisitos do próprio instrumento;

V. tanto aos pré-requisitos do próprio instrumento como aos interesses dos Licitantes.

Das assertivas acima podemos afirmar que:

  • A. todas as assertivas estão corretas;
  • B. apenas está correta a assertiva III;
  • C. apenas está correta a assertiva IV;
  • D. apenas estão corretas as assertivas IV e V;
  • E. apenas está correta a assertiva II.

Dentre os princípios informadores da Licitação, perante o da adjudicação compulsória podemos afirmar que:

I. não existe um vencedor obrigatório, podendo haver mudança ao talante da Administração;

II. a Administração não pode, concluído o procedimento licitatório, atribuir o objeto da licitação a outrem que não o vencedor;

III. fica vedado que se abra nova licitação enquanto válida a adjudicação anterior;

IV. a Administração pode, licitamente, revogar ou anular o procedimento, ou, ainda, adiar o contrato, quando ocorram motivos para essas condutas;

V. a Administração se lhe permite contratar com outrem, enquanto válida a adjudicação.

Com base nas afirmativas pode-se concluir que:

  • A. todas as assertivas estão erradas;
  • B. apenas estão corretas as assertivas II, III, IV e V;
  • C. apenas estão corretas as assertivas I, II, III e IV;
  • D. apenas está errada a assertiva I;
  • E. apenas estão corretas as assertivas II, III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...