Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Administrativo - Serviço Público - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
Marque a alternativa CORRETA.
O ato administrativo ilegal é passível de anulação pelo Poder Judiciário, não sendo possível que a Administração que o exarou possa anulá-lo pelo seus próprios meios.
É exigível a licitação, mesmo quando houver inviabilidade de competição, por força do formalismo legal.
Não cabe, em nenhuma hipótese, à Administração, discricionariamente, decidir sobre a realização ou não da licitação.
Serviço público é todo aquele prestado pela Administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniências do Estado.
O ato administrativo complexo é o que necessita, para sua formação, da dupla manifestação de vontade de um único órgão.
A prestação de serviços públicos incumbe:
ao Poder Público, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão;
ao Poder Público e aos permissionários, diretamente ou sob o regime de concessão;
aos concessionários, diretamente, ou, indiretamente, ao Poder Público e aos permissionários;
aos concessionários e permissionários, diretamente, ou, indiretamente, ao Poder Público;
ao Poder Público e aos concessionários, diretamente ou sob regime de permissão.
Direito Administrativo - Serviço Público - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a alternativa correta:
Caracteriza-se como concessão de serviço público precedida da execução de obra pública, a hipótese em que o Estado constrói, por exemplo, um estacionamento com seus próprios recursos e, não tendo interesse na sua exploração, resolve transferi-la a particulares.
Embora os atos administrativos gozem de presunção de legitimidade – atributo necessário, aliás, para a auto-executoriedade –, o sistema jurídico pátrio não admite a inversão do ônus da prova em desfavor do administrado, sob pena de lançá-lo à condição de inconstitucional hipossuficiência.
Os pareceres podem ser obrigatórios, mas não vinculam a autoridade que tem o poder decisório. Em razão disso, à autoridade a quem incumbe aprová-lo ou não, é facultado adotá-lo como razão de decidir, oportunidade em que o parecer passará a integrar o motivo do ato. Se a decisão da autoridade, entretanto, rejeitar o opinamento contido no parecer, basta a sua negativa, sem que seja necessário declinar as razões do inacolhimento.
Nulos são os atos administrativos nos quais inexistam os motivos. Mas a inexistência dos motivos se verifica quando a matéria de fato ou de direito, em que se fundamenta o ato, é materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado obtido.
Depende de concurso público de provas ou de provas e títulos, a investidura em:
cargo público de provimento em comissão.
função pública ou emprego público.
cargo público ou emprego público.
cargo público ou função pública.
função comissionada e cargo público.
A legislação vigente prevê algumas hipóteses em que o concessionário pode, licitamente, paralisar ou interromper a execução do serviço. Dentre essas hipóteses incluem-se
razões de ordem técnica ou segurança das instalações e imposição de prazos rigorosos ao contratado.
inadimplemento do usuário e razões de ordem técnica ou segurança das instalações.
inadimplemento do usuário e aplicabilidade da exceptio non adimplementi contractus contra a Administração por descumprimento de normas contratuais.
desinteresse da concessionária em continuar a prestar o serviço e razões de ordem técnica ou segurança das instalações.
ausência de fiscalização pelo poder concedente e inadimplemento do usuário.
Considere as seguintes afirmações sobre o regime legal da concessão e permissão de serviços públicos:
I. Não ofende o princípio da continuidade na prestação de serviços públicos a sua interrupção, mediante prévio aviso, por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.
II. É incompatível com a política tarifária estabelecida em lei a diferenciação de tarifas em função dos custos provenientes do atendimento a distintos segmentos de usuários, uma vez que a modicidade de tarifas é condição para prestação de serviço adequado.
III. No caso de descumprimento de normas contratuais pelo poder concedente, o contrato de concessão poderá ser rescindido por iniciativa da concessionária, mediante ação judicial e aviso prévio quanto à interrupção ou paralisação dos serviços por ela prestados, o mesmo sendo aplicável aos contratos de permissão.
IV. O contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas relativas ou decorrentes do contrato, inclusive a arbitragem, a ser realizada no Brasil, nos termos da legislação pertinente.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Direito Administrativo - Serviço Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A administração pública deve oferecer à coletividade serviços que podem ser essenciais ou apenas, úteis à comunidade. No sentido de atender às necessidades da sociedade, a administração pública possui entidades organizadas para prover os serviços públicos de forma direta ou por delegação sob normas e controles estatais. Acerca de serviços, patrimônio, bens públicos e controles, julgue os itens a seguir.
A prestação de serviço por permissão é o procedimento pelo qual a autoridade permitente faculta a título precário a uma pessoa física ou jurídica a execução de um serviço de utilidade pública.
O que distingue, fundamentalmente, a concessão de direito real de uso da permissão e da autorização, para uso particularizado de um determinado bem público, é que ela (concessão) decorre
de ato unilateral e discricionário.
de ato precário e gratuito.
de ato precário e discricionário.
de contrato oneroso e intransferível.
de contrato estável e transferível.
Constitui obrigação do Poder Público
federal e estadual, exclusivamente, zelar pela manutenção das áreas de preservação ambiental, das necessárias à proteção dos ecossistemas naturais e de uso comum do povo, independentemente da celebração de convênio para esse fim.
Direito Administrativo - Serviço Público - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Analise as afirmações sobre o Serviço Público:
I. Serviço público é todo serviço comum prestado pelas empresas privadas ou pelos prestadores autônomos.
II. A preservação da saúde pública e os serviços de polícia, são exemplos de serviços públicos.
III. São alguns exemplos de serviços essenciais: transporte coletivo, tratamento de esgoto e compensação bancária.
IV. É o serviço público campo próprio de atuação do Estado em que a intervenção de particulares é meramente acessória ou substitutiva.
Sobre as afirmações:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...