Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a Centralização, Descentralização e Desconcentração é correto afirmar que a:
descentralização ocorre dentro dos órgãos públicos.
centralização importa nos serviços públicos prestados por concessionários e permissionários.
desconcentração ocorre quando uma entidade da Administração Direta cria uma entidade da Administração Indireta.
desconcentração é mera técnica de repartição de competências, sem importar na criação de outras pessoas jurídicas.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Acerca do ato administrativo, assinale V para o VERDADEIRO e F para o FALSO.
( ) ato jurídico, editado pelo Estado, em matéria administrativa, é denominado ato institucional;
( ) ato que o Estado edita como senhor e como detentor de potestade pública, é denominado ato de império e gestão;
( ) a motivação do ato administrativo, no estado de Direito, em regra é obrigatória; ( ) todo ato administrativo é espécie do gênero ato jurídico;
( ) auto-executoriedade do ato administrativo é o traço peculiar ao ato, pelo qual a Administração concretiza imediatamente as decisões tomadas, sem recorrer, para isso, ao Judiciário. Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:
V – V – V – V – F;
V – F – V – V – V.
F – V – V – V – V;
F – F – V – V – V;
F – F – F – V – V;
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
- Segundo a doutrina pátria, "O interesse da distinção entre ato jurídico e fato jurídico, para o Direito Administrativo, reside em que a Administração não só produz atos jurídicos, mas também fatos jurídicos". Assinale a alternativa incorreta:
Atos administrativos gozam de presunção de legitimidade; fatos administrativos não.
Toda vez que se estiver perante uma declaração; 'falas' prescritivas, segundo Celso Antônio Bandeira de Melo, estamos diante de um ato jurídico; fatos jurídicos não são falas, nem pronunciam coisa alguma.
Os atos administrativos podem ser anulados e revogados; fatos administrativos apenas são revogáveis, e não anuláveis.
O fato administrativo resulta sempre de um ato administrativo que o determina.
O ato é um comando jurídico; o fato não diz nada, apenas ocorre.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Sobre ato administrativo, segundo a doutrina.
I - é a qualidade, que reveste tais atos, de se presumirem verdadeiros e conformes o Direito, até prova o contrário (presunção de legitimidade).
II - é a qualidade pela qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância (imperatividade).
III - é a qualidade em virtude da qual o Estado no exercício da função administrativa, pode exigir de terceiros o cumprimento, a observância, das obrigações que impôs (exigibilidade).
IV - é a qualidade pela qual o Poder Público pode compelir materialmente o administrado, sem precisão de buscar previamente as vias judiciais, ao cumprimento da obrigação que impôs e exigiu (executoriedade).
V - nem todos os atos exigíveis são executórios.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:
V – V – V – V – F;
V – V – V – V – V;
F – V – V – V – V;
F – F – V – V – V;
V – F – V – V – V.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a alternativa correta:
As licenças constituem expressão do poder de polícia do Estado, consistindo em atos vinculados e, em regra, definitivos, pelos quais a Administração Pública apresenta uma resposta positiva aos pedidos formulados por indivíduos interessados em exercer uma determinada atividade, que dependa do seu prévio consentimento para ser considerada legítima.
Pelo poder discricionário, é legítima a conduta do Administrador Público que se conduz fora dos limites da lei ou em direta ofensa a esta.
Não pode a Administração Pública, ainda que calcada na lei, restringir o uso e gozo da liberdade e da propriedade dos indivíduos em favor do interesse coletivo.
O poder regulamentar prescinde da existência de qualquer lei.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a alternativa INCORRETA:
Os atos administrativos, quando editados, trazem em si presunção relativa de legitimidade.
A demolição de obra que apresente risco iminente de desabamento pode ser executada de pronto pela Administração Pública, sem necessidade de autorização judicial.
Em nome do princípio da eficiência, o Poder Judicário pode compelir a Administração Pública a tomada de decisão que entende ser de maior grau de eficiência.
Permissão é o ato administrativo discricionário e precário pelo qual a Administração Pública consente que o particular execute serviço de utilidade pública ou utilize privativamente bem público.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A Administração persegue o interesse público por meio de atos administrativos caracterizados por atributos que lhes são próprios. Sobre esses atributos, assinale a alternativa incorreta:
A presunção de veracidade dos atos administrativos é relativa, facultado ao particular o poder de demonstrar a falsidade dos fatos alegados pela Administração na esfera judicial, desde que tenha impugnado o ato anteriormente no âmbito administrativo.
A imperatividade dos atos administrativos refere-se ordinariamente aos atos que impõem obrigações, não se aplicando, em regra, aos atos que conferem direitos solicitados pelo administrado e aos atos meramente enunciativos, como certidões e atestados.
O princípio da presunção de legitimidade dos atos administrativos não impõe aos servidores públicos o dever de obediência aos atos manifestamente ilegais emanados da autoridade superior.
A correspondência entre o ato administrativo e figuras previamente definidas pela lei como legitimas para produzir determinados resultados caracteriza o atributo da tipicidade.
A auto-executoriedade é o atributo pelo qual o ato administrativo pode ser executado pela própria Administração Pública que o expediu, sem necessidade de autorização do Poder Judiciário.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Analise as assertivas em relação aos atos administrativos:
I. A revogação é prerrogativa da Administração Pública para atender a motivos de conveniência e oportunidade.
II. A revogação atuará sempre com efeitos ex tunc.
III. A revogação pressupõe sempre a existência de um ato inquinado de vício de legalidade.
IV. A Administração Pública pode anular ou revogar seus atos administrativos, não podendo, porém, quanto à anulação, fazê-lo de ofício.
V. Não podem ser objeto de revogação os atos vinculados. Estão corretas as assertivas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...