Lista completa de Questões de Direito Administrativo do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa incorreta, quanto aos entes paraestatais.
Sujeitam-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários.
A licitação e a contratação de obras, serviços, compras e alienações, observados os princípios da administração pública.
A constituição e o funcionamento de conselhos de administração e fiscal, com a participação de acionistas minoritários.
Os mandatos, a avaliação de desempenho e a responsabilidade dos administradores.
As empresas públicas e as sociedades de economia mista poderão gozar de privilégios fiscais extensivos às do setor privado.
Assinale a opção que apresenta uma afirmação INCORRETA acerca das entidades integrantes da Administração Pública Direta e Indireta.
As autarquias e empresas públicas são entidades pertencentes à Administração Pública Direta.
As autarquias especiais (agências reguladoras) são entidades pertencentes à Administração Pública Indireta.
As empresas públicas e sociedades de economia mista são entidades pertencentes à Administração Pública Indireta.
As empresas públicas, integrantes da Administração Pública Indireta, devem ser criadas por lei específica.
A Administração Pública Indireta é composta por pessoas jurídicas de direito público e pessoas jurídicas de direito privado.
Sociedade nacional é aquela organizada de acordo com a lei brasileira e que tem no País a sede de sua administração. Quando a lei exigir que todos ou parte dos sócios sejam brasileiros, deverá definir o tipo das ações. Qual a definição de sociedade estrangeira, em Direito Comercial?
A sociedade constituída e organizada em conformidade com a legislação do país de origem, onde também mantém sua sede administrativa. Estas empresas estão sujeitas a autorização do Governo Federal para funcionarem no País.
A sociedade constituída e organizada em conformidade com a legislação brasileira, mas que tem sua sede administrativa no estrangeiro. Estas empresas estão sujeitas a autorização do Governo Federal para funcionarem fora do País.
A sociedade constituída e organizada em conformidade com a legislação do país estrangeiro, mas que tem sua sede administrativa no Brasil.
A sociedade constituída e organizada em conformidade com a legislação brasileira, com sede administrativa no País, mas com controle acionário por empresa sediada no exterior.
Sociedade estrangeira representa toda e qualquer ação de associativismo ou cooperativismos com foco na exportação de produtos e serviços para o exterior.
Acerca do Estado brasileiro e do estado do Espírito Santo, julgue os itens subseqüentes. As secretarias de estado do Espírito Santo são órgãos da administração direta estadual.
Julgue os itens seguintes, acerca dos serviços públicos e da organização administrativa. Na desconcentração, ocorre a distribuição, em uma mesma entidade, de atribuições para outros órgãos.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
Analise as assertivas abaixo, respondendo ao final:
I. Pelo instituto da retrocessão, a Administração Pública se obriga, no próprio ato expropriatório, a oferecer o bem ao expropriado, quando não lhe der a finalidade declarada no respectivo decreto, mediante a devolução, pelo expropriado, do valor da indenização. Havendo o desvio de finalidade e não cumprindo a Administração Pública a oblação, caberá ao expropriado, tão-somente, demonstrar a existência de perdas e danos disso decorrentes, pedidos em ação própria;
II. A afetação da coisa ao domínio público pode decorrer de ato ou de fato jurídico;
III. A revogação da licitação opera efeitos ex tunc, porque o ato revocatório alcança todo o procedimento de licitação;
IV. A auto-executoriedade dos atos administrativos, em geral, não se aplica quando tais atos consistirem em obrigações de direito privado, impostas ao particular pela Administração, que deverá, em tais casos, forçar a respectiva execução socorrendo-se do Poder Judiciário.
Assinale a alternativa correspondente:
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A imposição de limitações administrativas ao direito de propriedade, como expressão do poder de polícia administrativa,
incumbe apenas ao Município, no exercício de sua competência de ordenação de seu território urbano.
poderá gerar indenização ao proprietário, se as limitações esvaziarem o conteúdo do direito de propriedade, ou se não forem impostas em caráter genérico.
é inconstitucional, tendo em vista que o direito de propriedade é constitucionalmente garantido e, como direito individual, é absoluto e perpétuo.
cabe apenas nas hipóteses específicas previstas na Constituição, tais como a ocupação administrativa e a requisição.
regula-se pelas regras legais aplicáveis à desapropriação, inclusive quanto à imprescindibilidade de declaração judicial.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A desapropriação das áreas contíguas ao desenvolvimento da obra a que se destina poderá ser efetuada, desde que estas áreas
apresentem valorização extraordinária e estejam compreendidas no decreto de desapropriação.
apresentem valorização extraordinária e sejam destinadas à revenda.
estejam compreendidas no decreto de desapropriação e sejam incluídas no projeto da obra.
apresentem valorização extraordinária e sejam incluídas no projeto da obra.
estejam compreendidas no decreto de desapropriação e sejam destinadas à revenda.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A alienação de bens tombados
é permitida, livremente.
é permitida, desde que com autorização prévia da autoridade competente.
é permitida, desde que mediante autorização legislativa.
é permitida, desde que observado o direito de preferência em favor do Poder Público.
não é permitida.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, acerca do regime jurídico dos loteamentos e dos zoneamentos
Considere que João, após obter licença para construir em determinada área, fez sondagens no terreno e preparou o início da construção do seu imóvel, colocando, inclusive, tapumes no terreno. Posteriormente, o zoneamento urbano no município proibiu a realização de construção com caráter permanente naquela área. Nessa situação, tendo em vista o atingimento do direito de propriedade, que veio a suprimir, supervenientemente, a possibilidade de edificação, caracterizou-se a desapropriação indireta, e João passou a ter direito a indenização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...