Questões sobre Atos Administrativos

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Nos contratos de concessão de serviço público, a subconcessão

  • A. é em regra admitida, independentemente de previsão contratual expressa.
  • B. é em regra admitida, desde que haja previsão contratual expressa e independentemente de autorização do poder concedente.
  • C. é em regra admitida, desde que haja autorização do poder concedente e nos termos do contrato.
  • D. só é admitida quando autorizada pelo poder concedente, ainda que proibida pelo contrato.
  • E. é em regra inadmitida, independentemente de previsão contratual expressa.

Em relação ao controle do ato administrativo, é correto afirmar que

  • A. a revogação do ato administrativo legal e eficaz compete apenas à Administração Pública e produzirá efeito ex-nunc.
  • B. a anulação do ato administrativo legal e eficaz compete apenas à Administração Pública e produzirá efeito ex-tunc.
  • C. a revogação pode ser declarada tanto pela Administração Pública quanto pelo Poder Judiciário, quando provocado.
  • D. a existência de ilegalidade sempre é pressuposto da revogação do ato administrativo.
  • E. não pode ser anulado o ato administrativo com vício de legalidade, caso já tenha o mesmo produzido efeito.

Constitui exceção à regra geral da auto-executoriedade dos atos administrativos a

  • A. cobrança de dívida ativa por meio de execução fiscal.
  • B. requisição de bens particulares no caso de iminente perigo público.
  • C. anulação de ato administrativo ilegal, por ato da própria administração.
  • D. revogação de ato administrativo discricionário.
  • E. imposição de sanções administrativas a particular por inobservância de contrato administrativo.

São elementos do ato administrativo:

  • A.

    a discricionariedade, a vinculação e a arbitrariedade.

  • B.

    o sujeito passivo, o sujeito ativo e o ato danoso.

  • C.

    o sujeito, o objeto, a forma, o motivo e a finalidade.

  • D.

    o sujeito ativo, a lesão ao patrimônio público, a ilegalidade ou imoralidade praticada pelo Poder Público.

Quanto à espécie, os atos administrativos classificam-se em

  • A. preferenciais e secundários.
  • B. normais e anormais.
  • C. regulares e irregulares.
  • D. ordinários e extraordinários.
  • E. típicos e atípicos.

Considere-se que um fiscal da Secretaria da Fazenda Estadual, durante execução de suas atividades profissionais, determine a eliminação das grades de proteção de um edifício que ferem frontalmente o decreto estadual de preservação do plano de urbanização da cidade, tombada como patrimônio histórico. Nessa situação o ato administrativo do fiscal caracteriza-se como

  • A.

    nulo, dado o objeto ilícito ou impossível.

  • B.

    anulável, em face da preterição de solenidade essencial.

  • C.

    nulo, pela incompetência absoluta do agente.

  • D.

    anulável, pelas razões de oportunidade e conveniência dos condôminos.

Dentre os atributos do ato administrativo, é correto indicar:

  • A. disponibilidade; exigibilidade; impessoalidade e autoexecutoriedade.
  • B. indisponibilidade; capacidade do agente; imperatividade e discricionariedade.
  • C. presunção de legitimidade; imperatividade; exigibilidade e auto-executoriedade.
  • D. objetividade; discricionariedade; presunção de legitimidade e inexigibilidade.
  • E. irrevogabilidade; presunção de legitimidade; formalidade e publicidade.

A determinado agente público foi delegada a tarefa de retirar os moradores de rua que se estabeleceram em um terreno público destinado à construção de um hospital pediátrico, segundo o plano de urbanização previsto. Cerca de 20 famílias foram desalojadas desse terreno e direcionadas para um outro terreno da prefeitura, onde, no futuro, será construída uma usina de reciclagem de lixo.

Nessa situação, a decisão de direcionar os moradores de rua para outro terreno caracteriza-se como ato

  • A. discricionário
  • B. vinculado.
  • C. punitivo ou disciplinar.
  • D. declaratório.

Quanto à presunção de legitimidade do ato administrativo, afirma-se que é

  • A. relativa.
  • B. absoluta.
  • C. totalitária.
  • D. permanente.
  • E. incontestável.

Uma autoridade administrativa, invocando razões de conveniência e oportunidade, promoveu a extinção de ato administrativo praticado por agente público a ela subordinado. Tal modalidade de extinção recebe a seguinte denominação:

  • A. anulação;
  • B. contraposição;
  • C. caducidade;
  • D. revogação;
  • E. cassação.
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