Questões sobre Atos Administrativos

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Os atos administrativos de autorização e de permissão, guardam muita semelhança entre si, mas podem apresentar mais acentuada diferença, a depender do seu objeto, no sentido de que, respectivamente,

  • A.

    um seja precário e o outro não.

  • B.

    um seja discricionário e o outro não.

  • C.

    um seja unilateral e o outro não.

  • D.

    um seja informal e o outro não.

  • E.

    um seja gratuito e o outro não.

O ato administrativo conceituado como "ato unilateral, discricionário, pelo qual a Administração faculta o exercício de alguma atividade material, em caráter precário", denomina-se

  • A.

    licença.

  • B.

    permissão.

  • C.

    autorização.

  • D.

    concessão.

  • E.

    aprovação .

No âmbito das teorias relativas à invalidação do ato administrativo, entende-se a figura da cassação como

  • A.

    retirada do ato porque o destinatário descumpriu condições que deveriam permanecer atendidas a fim de dar continuidade à situação jurídica.

  • B.

    retirada do ato porque sobreveio norma jurídica que tornou inadmissível situação anteriormente permitida.

  • C.

    retirada do ato porque foi emitido outro ato, com fundamento em competência diversa daquela que gerou o ato anterior, mas cujos efeitos são contrapostos aos daquele.

  • D.

    retirada do ato por razões de conveniência e oportunidade.

  • E.

    retirada do ato porque fora praticado em desconformidade com a ordem jurídica.

Objetivando a promoção do desenvolvimento sustentável do setor, no Estado do Maranhão, a explotação dos recursos pesqueiros será realizada mediante os seguintes atos:

I. Concessão. Ato administrativo, bilateral e oneroso, através do qual o Poder Público confere ao particular o direito para a explotação de recursos pesqueiros, em áreas geográficas determinadas.

 II. Permissão. Ato administrativo discricionário e precário, pelo qual o Poder Público, nas condições que estabelecer, faculta ao particular a explotação de organismos hidróbios de domínio público.

 III. Autorização. Ato administrativo, discricionário e precário, pelo qual o Poder Público torna possível, no interesse predominante do autorizado, a realização de determinada ação relacionada com a atividade pesqueira.

IV. Licença. Ato administrativo vinculado e de validade por prazo determinado, pelo qual o Poder Público, verificando que o interessado atendeu a todas as exigências legais, faculta-lhe o desempenho de atividades pesqueiras.

 Tais atos administrativos serão praticados nos seguintes casos:

1. Para exploração de infra-estrutura pública, exercício da aqüicultura em águas e terrenos públicos, para instalação de armadilhas fixas em águas continentais e costeiras.

2. Para operação de embarcação de pesca e para o exercício de pesca amadora.

3. Para transferência de permissão, para realização de pesquisa e para a realização de atividade pesqueira para a qual não é exigida a concessão, permissão e o licenciamento.

4. Para pescador profissional e aqüicultor profissional, para a localização, instalação e operação de empresa de pesca e aqüicultura.

A única associação correta entre os atos administrativos e os casos onde devem ser praticados é

  • A.

    I-4; IV-1.

  • B.

    I-1; IV-4.

  • C.

    I-1; III-1.

  • D.

    I-2; III-3.

  • E.

    I-3; III-4.

Considerando-se as classificações dos atos administrativos quanto a seus destinatários e alcance, é correto afirmar que a edição de regulamento destinado a especificar os procedimentos de obtenção de autorização para a exploração de determinada atividade é ato administrativo:

  • A. individual e externo.
  • B. individual e interno.
  • C. geral e externo.
  • D. geral e interno.
  • E. geral e complexo.

Acerca da invalidação dos atos administrativos é correto afirmar que a(os):

  • A.

    revogação funda-se no poder discricionário de que dispõe a Administração para rever sua atividade e adequá-la à realização de seus fins.

  • B.

    anulação de ato pela própria Administração não pode ser efetuada de ofício, dependendo de manifestação do interessado.

  • C.

    anulação de um ato jurídico exige a apuração de ilegalidade ou ilegitimidade da entidade que o praticou, podendo ser declarada apenas pelo próprio emissor do ato.

  • D.

    atos administrativos não podem ser revogados pela própria entidade que os praticou.

  • E.

    efeitos da revogação de um ato administrativo pela própria Administração retroagem à data da realização do ato.

Considere as assertivas a respeito dos atributos do ato administrativo:

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II.
  • D. II e III.
  • E. III.

Sobre os atos administrativos, é correto afirmar:

  • A.

    Os atos administrativos que manifestem o exercício de poder de polícia dispensam observância ao princípio da proporcionalidade.

  • B.

    Os atos administrativos que manifestem o exercício de poder de polícia dispensam observância ao princípio da proporcionalidade.

  • C.

    O ato administrativo é vinculado quando ao Administrador for possível decidir agir ou não perante uma situação concreta, de acordo com seu juízo de conveniência e oportunidade.

  • D.

    Os atos administrativos discricionários estão submetidos aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, sendo possível sua revisão judicial na hipótese de afronta a esses princípios.

  • E.

    O ato administrativo jamais poderá ser convalidado se praticado por autoridade incompetente.

O ato administrativo unilateral e vinculado por meio do qual a administração faculta àquele que preencha os requisitos legais o exercício de uma atividade, tal como dirigir veículos automotores, construir etc. é definição que se refere a:

  • A.

    autorização.

  • B.

    permissão.

  • C.

    licença.

  • D.

    parecer.

  • E.

    concessão.

Quanto aos atos administrativos, pode-se afirmar que a imperatividade

  • A.

    não é expressão do poder extroverso da Administração Pública.

  • B.

    está presente em todos os atos administrativos, inclusive nos enunciativos e negociais.

  • C.

    é a característica, segundo a qual a Administração pode executar, diretamente, suas decisões.

  • D.

    constitui terceiros em obrigação, independentemente de sua concordância.

  • E.

    só existe nos atos vinculados.

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