Lista completa de Questões sobre Atos Administrativos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os atos administrativos de autorização e de permissão, guardam muita semelhança entre si, mas podem apresentar mais acentuada diferença, a depender do seu objeto, no sentido de que, respectivamente,
um seja precário e o outro não.
um seja discricionário e o outro não.
um seja unilateral e o outro não.
um seja informal e o outro não.
um seja gratuito e o outro não.
O ato administrativo conceituado como "ato unilateral, discricionário, pelo qual a Administração faculta o exercício de alguma atividade material, em caráter precário", denomina-se
licença.
permissão.
autorização.
concessão.
aprovação .
No âmbito das teorias relativas à invalidação do ato administrativo, entende-se a figura da cassação como
retirada do ato porque o destinatário descumpriu condições que deveriam permanecer atendidas a fim de dar continuidade à situação jurídica.
retirada do ato porque sobreveio norma jurídica que tornou inadmissível situação anteriormente permitida.
retirada do ato porque foi emitido outro ato, com fundamento em competência diversa daquela que gerou o ato anterior, mas cujos efeitos são contrapostos aos daquele.
retirada do ato por razões de conveniência e oportunidade.
retirada do ato porque fora praticado em desconformidade com a ordem jurídica.
Objetivando a promoção do desenvolvimento sustentável do setor, no Estado do Maranhão, a explotação dos recursos pesqueiros será realizada mediante os seguintes atos:
I. Concessão. Ato administrativo, bilateral e oneroso, através do qual o Poder Público confere ao particular o direito para a explotação de recursos pesqueiros, em áreas geográficas determinadas.
II. Permissão. Ato administrativo discricionário e precário, pelo qual o Poder Público, nas condições que estabelecer, faculta ao particular a explotação de organismos hidróbios de domínio público.
III. Autorização. Ato administrativo, discricionário e precário, pelo qual o Poder Público torna possível, no interesse predominante do autorizado, a realização de determinada ação relacionada com a atividade pesqueira.
IV. Licença. Ato administrativo vinculado e de validade por prazo determinado, pelo qual o Poder Público, verificando que o interessado atendeu a todas as exigências legais, faculta-lhe o desempenho de atividades pesqueiras.
Tais atos administrativos serão praticados nos seguintes casos:
1. Para exploração de infra-estrutura pública, exercício da aqüicultura em águas e terrenos públicos, para instalação de armadilhas fixas em águas continentais e costeiras.
2. Para operação de embarcação de pesca e para o exercício de pesca amadora.
3. Para transferência de permissão, para realização de pesquisa e para a realização de atividade pesqueira para a qual não é exigida a concessão, permissão e o licenciamento.
4. Para pescador profissional e aqüicultor profissional, para a localização, instalação e operação de empresa de pesca e aqüicultura.
A única associação correta entre os atos administrativos e os casos onde devem ser praticados é
I-4; IV-1.
I-1; IV-4.
I-1; III-1.
I-2; III-3.
I-3; III-4.
Considerando-se as classificações dos atos administrativos quanto a seus destinatários e alcance, é correto afirmar que a edição de regulamento destinado a especificar os procedimentos de obtenção de autorização para a exploração de determinada atividade é ato administrativo:
Acerca da invalidação dos atos administrativos é correto afirmar que a(os):
revogação funda-se no poder discricionário de que dispõe a Administração para rever sua atividade e adequá-la à realização de seus fins.
anulação de ato pela própria Administração não pode ser efetuada de ofício, dependendo de manifestação do interessado.
anulação de um ato jurídico exige a apuração de ilegalidade ou ilegitimidade da entidade que o praticou, podendo ser declarada apenas pelo próprio emissor do ato.
atos administrativos não podem ser revogados pela própria entidade que os praticou.
efeitos da revogação de um ato administrativo pela própria Administração retroagem à data da realização do ato.
Considere as assertivas a respeito dos atributos do ato administrativo:
Está correto o que se afirma APENAS em
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre os atos administrativos, é correto afirmar:
Os atos administrativos que manifestem o exercício de poder de polícia dispensam observância ao princípio da proporcionalidade.
Os atos administrativos que manifestem o exercício de poder de polícia dispensam observância ao princípio da proporcionalidade.
O ato administrativo é vinculado quando ao Administrador for possível decidir agir ou não perante uma situação concreta, de acordo com seu juízo de conveniência e oportunidade.
Os atos administrativos discricionários estão submetidos aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, sendo possível sua revisão judicial na hipótese de afronta a esses princípios.
O ato administrativo jamais poderá ser convalidado se praticado por autoridade incompetente.
O ato administrativo unilateral e vinculado por meio do qual a administração faculta àquele que preencha os requisitos legais o exercício de uma atividade, tal como dirigir veículos automotores, construir etc. é definição que se refere a:
autorização.
permissão.
licença.
parecer.
concessão.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Quanto aos atos administrativos, pode-se afirmar que a imperatividade
não é expressão do poder extroverso da Administração Pública.
está presente em todos os atos administrativos, inclusive nos enunciativos e negociais.
é a característica, segundo a qual a Administração pode executar, diretamente, suas decisões.
constitui terceiros em obrigação, independentemente de sua concordância.
só existe nos atos vinculados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...