Lista completa de Questões sobre Atos Administrativos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Determinado Município ingressa em juízo, requerendo autorização judicial para fazer cumprir decisão administrativa de interdição de estabelecimentos comerciais instalados em desacordo com as posturas urbanísticas. A ação é extinta sem julgamento do mérito, tendo o juiz considerado que o Município não precisa de amparo judicial para fazer cumprir essa decisão. No caso, a sentença baseou-se no atributo dos atos administrativos consistente na
presunção de legitimidade.
presunção de veracidade.
auto-executoriedade.
primazia do interesse público.
inafastabilidade do controle jurisdicional.
Entre os elementos sempre essenciais à validade dos atos administrativos, destaca-se um deles que se refere, propriamente, à observância do princípio fundamental da impessoalidade, pelo qual deve atender ao interesse público, sintetizado no termo
competência
legalidade
forma
motivação
finalidade
No âmbito da Administração Pública Federal, o ato administrativo, quando eivado de vício insanável de legalidade do qual tenha gerado efeitos patrimoniais, para terceiros de boa-fé,
só pode ser anulado, administrativamente, no prazo decadencial de cinco anos
pode ser anulado, a qualquer tempo, com eficácia ex nunc (doravante), desde que respeitados os direitos adquiridos.
não pode ser anulado, sequer por decisão judicia
só por decisão judicial é que pode vir a ser reformado.
torna-se irreversível, em razão da presunção de legalidade e da segurança jurídica.
Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, o ato administrativo: I - é perfeito quando esgotadas as fases necessárias à sua produção; II - é valido quando foi expedido em absoluta conformidade com as exigências do sistema normativo; III - é eficaz quando está disponível para a produção de seus efeitos próprios, ou seja, quando o desencadear de seus efeitos típicos não se encontra dependente de qualquer evento posterior, como uma condição suspensiva, termo inicial ou ato controlador a cargo de outra autoridade. Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
I e II estão corretas;
II e III estão corretas;
I, II e III estão corretas;
I e III estão corretas;
apenas III está correta.
Admitindo-se o critério de classificação dos atos administrativos entre discricionários e vinculados, a opção que contém somente atos vinculados é:
autorização para porte de arma e admissão;
licença para construir e autorização para porte de arma;
admissão e licença para construir;
admissão e aprovação;
autorização para porte de arma e aprovação.
O ato administrativo que cria nova situação jurídica individual para seus destinatários em relação à Administração chama-se:
alienativo;
constitutivo;
modificativo;
declaratório;
extensivo.
A Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, realizou inspeção em abatedouro de bovinos para comércio interestadual, descobrindo graves irregularidades em suas condições de higiene. Ante o quadro do local e cumpridos os procedimentos legais, a autoridade administrativa decidiu interditar o estabelecimento, independentemente de ordem judicial, até que as deficiências fossem sanadas. Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, o atributo que caracteriza esse ato administrativo de interdição é:
O ato administrativo é espécie do gênero ato:
judicial;
jurídico;
do administrador;
formal;
enunciativo.
A revogação do ato administrativo opera:
ex tunc;
ex nunc;
para o passado;
no presente quando existe vício insanável;
por motivo de ilegalidade.
Direito Administrativo - Atos Administrativos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Por erro da administração pública, foi expedido ato administrativo concedendo gratificação a servidor público que a ela não tinha direito. Um ano depois da concessão, a administração descobriu o erro.
Em face dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
O ato não pode ser anulado pela administração pública, porque gerou direito adquirido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...