Lista completa de Questões sobre Regime Disciplinar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos termos da Lei no 8.112/90, ao servidor público é permitido
Nos termos da Lei nº 8.112/90, o ex-servidor público fica incompatível para nova investidura em cargo público federal, pelo prazo de cinco anos, quando tiver sido demitido por
aplicar irregularmente o dinheiro público.
crime contra a Administração Pública.
improbidade administrativa.
valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública.
lesar os cofres públicos e dilapidar o patrimônio nacional.
José, servidor público federal, responde a processo administrativo por ter faltado ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o período de doze meses. Conforme preceitua a Lei no 8.112/1990, estará sujeito à pena de
demissão.
suspensão pelo prazo máximo de noventa dias.
advertência.
disponibilidade.
multa.
Direito Administrativo - Regime Disciplinar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Nos termos da exposição de motivos, que dispõe sobre proposta de código da conduta da alta administração federal, julgue o item que se segue.
Muitas questões éticas que envolvem o comportamento dos integrantes da alta administração federal não constituem violação de normas legais e não são passíveis de punição específica, e sim de caráter político. Esse é o caso da advertência, da censura ética e, em casos mais graves, da exoneração.
Direito Administrativo - Regime Disciplinar - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base na Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens que se seguem.
Na hipótese de o servidor público praticar nepotismo sob sua chefia imediata, a penalidade atribuída pelo regime jurídico dos servidores federais, via de regra, é a suspensão pelo prazo de trinta dias.
Acerca do regime disciplinar previsto na Lei n.° 8.112/1990, adotada pelo Distrito Federal por meio da Lei n.° 197/1991, assinale a alternativa incorreta.
A comprovação de compatibilidade de horários é sempre indispensável para a acumulação lícita de cargos.
Os deveres e as proibições previstos para os servidores públicos na Lei n.° 8.112/1990 estão em forma de rol taxativo.
O servidor absolvido na esfera penal por inexistência do fato terá, necessariamente, sua responsabilidade administrativa afastada.
São penalidades disciplinares previstas na Lei n.° 8.112/1990: advertência, suspensão, demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, destituição de cargo em comissão e dispensa de função comissionada.
O servidor que revela segredo do qual tomou conhecimento devido às atribuições que exerce em razão do cargo fica sujeito à penalidade de demissão.
O servidor público não poderá
Roberto, servidor público, recusou-se a ser submetido à inspeção médica determinada pela autoridade competente, sem nenhuma justificativa. Em razão disso, segundo a Lei n.º 8.112/1990, a pena disciplinar a ser aplicada a Roberto será a de
advertência.
demissão.
destituição do cargo em comissão que estiver exercendo.
suspensão de até quinze dias.
destituição da função comissionada que estiver exercendo.
A Lei n.º 8.112/1990, que materializa o estatuto dos servidores públicos federais, contém as regras do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. No tocante ao regime disciplinar, essa lei estatui que a ação disciplinar administrativa prescreverá em
cento e oitenta dias, quanto à destituição do cargo em comissão.
dois anos, quanto à advertência.
três anos, quanto à suspensão.
quatro anos, quanto às infrações puníveis com demissão.
cinco anos, quanto à cassação de aposentadoria.
Sobre os servidores públicos, assinale a afirmativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...