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Os contratos administrativos regidos pela Lei nº 8.666/93 podem ser alterados, unilateralmente, pela própria Administração, quando for
conveniente a substituição da garantia de sua execução.
necessária a modificação do valor contratado, em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa do seu objeto, nos limites legalmente permitidos.
necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço.
necessária a modificação da forma de pagamento, por imposição de circunstâncias supervenientes.
necessário restabelecer a relação pactuada, objetivando manter o equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
A sentença decorrente de ato de improbidade administrativa que julgar procedente ação civil de reparação de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinará o pagamento ou a reversão dos bens, conforme o caso, a favor
da pessoa jurídica prejudicada pelo ilícito.
do Ministério Público que atuou na ação.
de fundo especialmente constituído para esta finalidade.
de qualquer pessoa jurídica de fins filantrópicos designada pelo Juiz.
do autor da ação, quando pessoa física.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale, no rol abaixo, a conduta considerada como improbidade administrativa que está sujeita a pena mais branda do que as demais.
Frustrar a licitude de processo licitatório.
Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente.
Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao do mercado.
Frustrar a licitude de concurso público.
Ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.
Não constitui requisito ou elemento essencial de validade, dos atos administrativos em geral, o de
agente capaz.
autoridade competente.
finalidade de interesse público.
forma própria.
objeto lícito.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
A representação por ato de improbidade, previsto na Lei nº 8.429/92, contra agente público, quando o autor da denúncia o sabe inocente,
além de constituir crime, sujeita o denunciante a indenizar o denunciado por danos materiais e morais.
sujeita-o, apenas, a responder por danos morais.
sujeita-o, apenas, a responder por denunciação caluniosa.
não acarreta ônus ou responsabilidade ao denunciante.
acarreta a perda dos direitos políticos do denunciante.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Acerca de responsabilidade civil do Estado, marque a opção correta
O Estado não responde civilmente pelos danos causados por seus servidores, a não ser quando demonstrada a culpa desses no evento danoso.
O Estado não pode cobrar do seu servidor a indenização que pagou a particular, a título de responsabilidade civil, mesmo que prove a culpa do servidor no evento.
Segundo as regras da responsabilidade civil do Estado entre nós, mesmo que o particular também seja culpado pelo dano causado, o Estado sempre responderá inteiramente pelo prejuízo suportado pelo cidadão.
Em se tratando de atividade lícita do Estado, levada a cabo de acordo com o direito, eventuais danos sofridos por particulares não serão ressarcidos a título de responsabilidade civil do Estado.
O Estado também é responsável civilmente por omissão de seus agentes, que cause dano a particulares.
Os atos administrativos não são dotados do atributo de
auto-executoriedade.
imperatividade.
irrevogabilidade.
presunção de legitimidade.
presunção de verdade.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
De acordo com disposição contida na Lei nº 8.429/92, que dispõe sobre atos de improbidade administrativa, qualquer pessoa poderá representar à autoridade competente, para que seja instaurada investigação destinada a apurar sua prática, sendo
assegurado o anonimato do denunciante.
preservada a identidade do denunciante.
a representação escrita e assinada, com qualificação do representante.
facultado ao representante qualificar-se.
facultado ao representante usar pseudônimo.
No que se refere à renumeração de cargos públicos, é correto afirmar que a participação em conselho
de administração das sociedades de economia mista e suas subsidiárias não é lícita, observado o que dispuser a legislação específica.
fiscal das empresas públicas é ilícita, conforme dispoto na legislação pertinente.
de administração das entidades em que a União, diretamente, detenha participação no capital social, é ilegal, nos termos da legislação que rege a matéria.
fiscal das subsidiárias das empresas públicas é vedada, consoante dispõem as normas disciplinadoras.
de administração das empresas controladas pelas sociedades de economia mista é ilegal, observadas as exceções normativas.
No atinente à formalização dos contratos administrativos,pode-se afirmar que, conforme previsto na Lei nº 8.666/93, eles
devem ser lavrados em livro próprio.
dependem de sua publicação integral no Diário Oficial, como condição de eficácia.
não precisam mencionar o ato que autorizou a sua lavratura.
quando forem de locação em que o poder público seja locatário, não se lhes aplicam as normas gerais da Lei nº 8.666/93.
podem ser verbais, sendo para compras, de pequeno valor.
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