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Quanto aos recursos administrativos, assinale a afirmativa falsa.
Têm legitimidade para interpor recurso administrativo as associações quanto a direitos ou interesses difusos.
O recurso administrativo, salvo disposição legal diversa, tramitará no máximo por cinco instâncias administrativas.
Os recursos são cabíveis em face de razões de legalidade e de mérito.
Salvo exigência legal, a interposição de recurso administrativo independe de caução.
A regra geral é que o recurso administrativo não tenha efeito suspensivo.
As férias do servidor público podem ser interrompidas nos casos previstos em lei. Não se inclui neste rol de previsão legal a seguinte hipótese:
comoção interna.
necessidade do serviço declarada por sua chefia imediata.
convocação para júri.
calamidade pública.
serviço militar.
A responsabilidade do Estado está prevista no texto constitucional e da legislação civil. No novo Código Civil Brasileiro ( Lei nº 10.406/2002) a matéria está tratada nos termos da Carta Magna. Todavia, o texto do Código Civil difere da norma constitucional no seguinte aspecto:
previsão de ação regressiva contra o agente causador do dano, em caso de dolo ou culpa.
necessidade de o agente público estar agindo nessa qualidade.
menção à responsabilidade de pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviço público.
previsão da necessidade de existência de danos a terceiros.
adoção da teoria da responsabilidade objetiva.
A modalidade de licitação cabível, por previsão expressa de lei, gera a alienação de bens imóveis, qualquer que seja o seu valor, mas, a depender da forma pela qual forem adquiridos, é
a tomada de preço ou a concorrência
a tomada de preço ou o leilão
a concorrência ou o pregão.
a concorrência ou o leilão.
o pregão ou o leilão
Os contratos administrativos, regidos pela Lei nº 8.666/93, por expressa previsão legal, regem-se pelas suas cláusulas,
com exclusão da incidência de quaisquer outros preceitos ou princípios, de direito público ou privado.
entre as quais não se incluem necessariamente, as que estabeleçam os casos de rescisão e a legislação aplicável à sua execução.
não se lhes aplicando, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos.
aplicando-se-lhes, supletivamente, as disposições do direito privado.
sendo elas desvinculadas do edital da respectiva licitação e dos termos de sua dispensa ou inexigibilidade.
Assinale a única opção falsa no que diz respeito a bens públicos.
Um bem público puro é aquele em que o custo marginal de oferecê-lo a uma pessoa adicional é rigorosamente zero e é impossível excluir quem quer que seja de receber o bem.
O fornecimento de bens, via orçamento público, freqüentemente envolve bens que são de consumo rival.
O modelo de Samuelson procura determinar o nível ótimo de produção dos bens coletivos.
A defesa nacional é exemplo de bem público.
Os governos têm poder de coerção, de obrigar os cidadãos a pagar pelos bens públicos.
Direito Administrativo - Do Processo Administrativo Disciplinar - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
No processo administrativo disciplinar, conforme expressa previsão contida na Lei nº 8.112/90, a indiciação do servidor será formulada,
no ato de constituição da comissão.
na ata de instalação da comissão.
após tipificada a infração, para citação do indiciado.
após inquisição das testemunhas para orientar o interrogatório do acusado.
no relatório final, para julgamento.
Direito Administrativo - Princípios da Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
No que concerne aos princípios administrativos, é INCORRETO afirmar que
o princípio da moralidade impõe ao administrador o dever de, além de obedecer à lei jurídica, regrar suas condutas funcionais de acordo com a lei ética e em consonância com regras tiradas da disciplina interior da Administração, posto que nem tudo o que é legal é honesto.
a busca pelo aperfeiçoamento na prestação de serviços públicos, exigindo do administrador resultados positivos que atendam às necessidades da comunidade e seus membros, caracteriza o princípio da eficiência.
o princípio da impessoalidade obriga a Administração Pública a agir de modo imparcial em relação aos administrados, bem como proíbe a promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos sobre suas realizações.
os princípios administrativos previstos constitucionalmente representam uma relação meramente exemplificativa de dogmas que deverão ser obrigatoriamente observados pelo administrador público.
o Poder Público pode criar obrigações ou impor vedações aos administrados, independentemente da existência de lei prévia.
A alienação aos proprietários de imóveis lindeiros, de área remanescente ou resultante de obra pública, a qual se torne inaproveitável, isoladamente, que a Lei nº 8.666/93, considera dispensável a licitação, para esse fim, é conceituada nesse diploma legal como sendo
dação em pagamento.
retrocessão.
investidura
retrovenda.
tredestinação.
A respeito dos instrumentos de invalidação dos atos administrativos, é correto afirmar que
a revogação é ato discricionário pelo qual a Administração extingue um ato válido, por razões de conveniência e oportunidade; já a anulação decorre de ilegalidade, podendo ser feita pela Administração como também pelo Poder Judiciário.
a revogação é ato vinculado, praticado apenas pela Administração; por sua vez, a anulação é da competência exclusiva do Poder Judiciário, gerando efeitos retroativos.
a revogação somente poderá ser praticada pela Administração em decorrência de vício por ilegalidade; em contrapartida, a anulação será declarada por decisão judicial, quando presentes razões de conveniência e justiça.
a revogação deverá ser praticada pela Administração quando presentes razões pertinentes ao desvio da finalidade; por sua vez, a anulação do ato administrativo somente poderá ser efetuada pela Administração, tendo em vista razões de conveniência e oportunidade.
a revogação pelo Judiciário é ato vinculado, quando presentes questões de justiça e interesse público; já a anulação pela Administração Pública constitui forma de invalidação em decorrência de excesso do poder.
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