Lista completa de Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O princípio da supremacia do interesse público
informa toda a atuação da Administração Pública e se sobrepõe a todos os demais princípios e a todo e qualquer interesse individual.
está presente na elaboração da lei e no exercício da função administrativa, esta que sempre deve visar ao interesse público.
informa toda a atuação da Administração Pública, recomendando, ainda que excepcionalmente, o descumprimento de norma legal, desde que se comprove que o interesse público restará melhor atendido.
traduz-se no poder da Administração Pública de se sobrepor discricionariamente sobre os interesses individuais, dispensando a adoção de formalidades legalmente previstas.
está presente na atuação da Administração Pública e se consubstancia na presunção de veracidade dos atos praticados pelo Poder Público.
Atenção: As questões de números 77 a 80 referem-se às Leis nº 8.666/93 e 10.520/02.
De acordo com o disposto na Lei nº 8.666/93, nas licitações de menor preço para obras e serviços de engenharia, considera-se manifestamente inexequível a proposta cujo valor
seja inferior a 70% (setenta por cento) do valor orçado pela Administração ou da média aritmética das propostas superiores a 50% (cinquenta por cento) do valor orçado pela Administração, o que for menor.
não possa ter a sua viabilidade comprovada com base nos custos de mercado dos insumos e de coeficientes de produtividade, independentemente de especificação no edital.
seja inferior a 80% (oitenta por cento) do valor orçado pela Administração, constante de planilha de custos unitários anexa ao edital.
seja superior a 50% (cinquenta por cento) do valor orçado pela Administração, porém inferior a 80% (oitenta por cento) da média aritmética das demais propostas.
seja inferior a 80% do valor orçado pela Administração e, cumulativamente, não possa ter sua viabilidade comprovada com base nos custos de mercado dos insumos e de coeficientes de produtividade especificados no edital.
Determinado servidor público foi demitido do cargo que ocupava na Administração Pública. Irresignado, ajuizou ação requerendo a reintegração no cargo, tendo obtido êxito com definitividade. Em consequência, e observado o disposto na Lei nº 8.112/90, esse servidor deverá ser
colocado em disponibilidade caso o cargo que ocupava esteja provido, mantida sua remuneração integral.
reinvestido no cargo anteriormente ocupado, sendo que o atual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, que continuava vago.
nomeado para o cargo que antes ocupava o servidor que o substituiu.
nomeado para cargo imediatamente superior, caso o cargo que ocupava tenha sido extinto.
removido para cargo paradigma, caso o cargo anteriormente ocupado esteja provido por outro servidor.
Segundo a Lei no 8.666/1993, artigo 6º, inciso X, o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas − ABNT caracterizam
a compra.
a alienação.
o projeto executivo.
o projeto básico.
a aquisição.
As pessoas que exercem atos por delegação do Poder Público, tais como os serviços notariais e de registro podem ser consideradas
servidores públicos estatutários, caso tenham prestado concurso público.
empregados públicos, desde que tenham prestado concurso público.
particulares em colaboração com o Poder Público, sem vínculo empregatício.
funcionários públicos lato sensu, na medida em que se submetem à fiscalização do Poder Público.
agentes públicos estatutários, desde que recebam remuneração do Poder Público.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
No que se refere à responsabilidade da Administração Pública, é certo que
a doutrina moderna, distinguindo atos de jus imperii e de jus gestionis, admite responsabilidade objetiva da Administração somente quando o dano resulta de atos de gestão, excluindo-se os atos de império.
o ato legislativo típico, a exemplo da lei ordinária, em qualquer situação, que cause prejuízo ao particular, é indenizável objetivamente pela Administração Pública.
o ato judicial típico, lesivo, não enseja responsabilidade civil por parte da Administração Pública e nem por parte do juiz individualmente, em qualquer hipótese.
o dano causado por agentes da Administração Pública por atos de terceiros ou por fenômenos da natureza, também são indenizáveis objetivamente pela Administração.
os atos administrativos praticados por órgãos do Poder Legislativo e Judiciário, equiparam-se aos demais atos da Administração e, se lesivos, empenham a responsabilidade objetiva da Fazenda Pública.
Os serviços públicos
devem ser sempre prestados pelo poder público, em face de seu caráter essencial.
podem ter sua titularidade transferida a entidade privada, quando de natureza econômica, mediante concessão.
podem ser prestados por particular, apenas a título precário, mediante permissão.
não são passíveis de cobrança de tarifa, exceto quando submetidos, por lei, ao regime de concessão.
constituem obrigação do poder público, que pode prestá-los diretamente ou mediante concessão ou permissão, sempre através de licitação.
De acordo com a Lei Federal nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a investidura em cargo público ocorre com
a nomeação.
a aprovação em concurso público.
a posse.
o provimento.
a habilitação, após a comprovação da aptidão física.
De acordo com as diversas leis que regem as contratações da Administração, a arbitragem
somente poderá ser aplicada aos contratos privados firmados pela Administração.
é instrumento obrigatório para solução de controvérsias nos contratos de parceria público-privada.
é meio de solução de controvérsias não admitido em contratos firmados pela Administração Pública, em vista da indisponibilidade do interesse público.
somente é aplicável aos contratos resultantes de licitações internacionais, cujo pagamento seja feito com o produto de financiamento concedido por organismo financeiro internacional de que o Brasil faça parte.
é admissível nos contratos de concessão comum de serviços públicos, desde que seja realizada no Brasil e em língua portuguesa.
No regime da Lei nº 8.112/90, caracteriza-se caso de exoneração de ofício de cargo efetivo quando:
tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.
o servidor for condenado em processo administrativo, pela prática de infração funcional.
em que pese satisfeitas as condições do estágio probatório, não se houver estabelecido confiança por parte da autoridade superior.
o servidor tomar a iniciativa de pedir a exoneração.
o servidor for condenado em processo judicial, pela prática de infração funcional.
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