Questões de Direito Administrativo da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No âmbito do direito administrativo, retrocessão é

  • A.

    direito atribuído ao proprietário de bem expropriado, em face da tredestinação do referido bem.

  • B.

    direito da entidade cedente de reaver o bem objeto de cessão de uso, em face do não cumprimento dos requisitos constantes do ato, pelo cessionário.

  • C.

    hipótese de provimento derivado de servidor público, que retorna ao cargo de origem, após ter sido cedido a outra entidade da Administração Pública.

  • D.

    a alienação, aos proprietários de imóveis lindeiros, de área remanescente ou resultante de obra pública que se tornar inaproveitável isoladamente.

  • E.

    a invalidação de ato administrativo de outorga, em razão do descumprimento de requisitos pelo beneficiário.

A literatura jurídica apresenta mais de um conceito para o ato jurídico, variando os critérios de acordo com as definições escolhidas. Afastando-se a conceituação meramente subjetiva, pode-se identificar, como componente da definição de ato administrativo, a característica de

  • A.

    somente poder ser editado por órgão integrante do Poder Executivo.

  • B.

    abranger atos legislativos, mesmo os proferidos pelo Poder Executivo.

  • C.

    poder ser editado por órgão integrante do Poder Executivo, do Poder Legislativo e do Poder Judiciário.

  • D.

    sujeitar-se à regime jurídico administrativo próprio, não se submetendo à lei.

  • E.

    não admitir qualquer controle judicial.

Quando se está diante de uma situação concreta que enseja a edição de um ato administrativo vinculado, significa que ao particular titular do interesse jurídico em questão cabe

  • A.

    exigir da autoridade, judicialmente se for necessário, a edição do ato determinado, desde que tenha preenchido os requisitos legais para tanto.

  • B.

    a prerrogativa da autoexecutoriedade, na medida em que pode dispensar a edição concreta do ato, presumindo sua existência.

  • C.

    apenas aguardar a edição do ato, não podendo ingressar com nenhuma medida judicial para tanto, uma vez que o Poder Judiciário não pode suprir a vontade da administração.

  • D.

    ajuizar ação judicial de perdas e danos, exclusivamente, uma vez que o Poder Judiciário não pode suprir a vontade da administração.

  • E.

    requerer administrativamente a edição do ato, sob pena de ajuizamento de ação judicial para suprir o juízo de conveniência e oportunidade da administração pública.

Em relação à Lei nº 8.112/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações, é correto afirmar que

  • A.

    suas disposições aplicam-se, também, aos servidores públicos civis dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como às respectivas autarquias e fundações.

  • B.

    servidor é a pessoa legalmente investida em emprego público.

  • C.

    cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

  • D.

    os cargos públicos são acessíveis a todos os brasileiros e estrangeiros.

  • E.

    é permitida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

Analise sob o tema dos princípios da Administração Pública:

I. Ato administrativo negocial pelo qual o Poder Público acerta com o particular a realização de determinado empreendimento ou a abstenção de certa conduta, no interesse recíproco da Administração.

II. Atos enunciativos ou declaratórios de uma situação anterior criada por lei. Nesse caso, não cria um direito, mas reconhece a existência de um direito criado por norma legal.

Esses atos administrativos são denominados, respectivamente,

  • A.

    protocolo administrativo e apostilas.

  • B.

    apostila e portarias.

  • C.

    homologação e ordens de serviço.

  • D.

    protocolo administrativo e provimentos.

  • E.

    autorização e concessões.

Segundo a Lei nº 8.112/90, a vacância do cargo público, entre outras hipóteses, decorrerá de

  • A.

    ascensão.

  • B.

    transferência.

  • C.

    concurso interno.

  • D.

    posse em outro cargo inacumulável.

  • E.

    contratação direta.

Uma pessoa jurídica que se enquadre no conceito de autarquia

  • A.

    é essencialmente considerada um serviço autônomo.

  • B.

    deve necessariamente possuir um regime jurídico especial.

  • C.

    terá garantia de estabilidade de seus dirigentes.

  • D.

    subordina-se hierarquicamente a algum Ministério, ou órgão equivalente no plano dos demais entes federativos.

  • E.

    não integra a Administração Indireta.

José, Servidor Público do Ministério Público do Rio Grande do Norte, ocupante de cargo efetivo na comarca de Mossoró, é removido, de ofício, por necessidade do serviço, para a cidade de Natal. Depois de um ano e dois meses trabalhando na nova sede José falece em um acidente de trânsito. Neste caso, a família do servidor José

  • A.

    não terá direito ao recebimento de ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, uma vez que o óbito ocorreu mais de um ano depois da remoção para a nova sede.

  • B.

    terá direito ao recebimento de ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo de um ano, contado do óbito.

  • C.

    não terá direito ao recebimento de ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, por falta de previsão legal nesse sentido.

  • D.

    terá direito ao recebimento de ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo máximo de seis meses, contado do óbito.

  • E.

    terá direito ao recebimento de ajuda de custo e transporte para a localidade de origem, dentro do prazo máximo de dois anos contado do óbito.

Em sentido amplo, "agentes públicos" são todos os indivíduos que, a qualquer título, exercem uma função pública, remunerada ou gratuita, permanente ou transitória, política ou meramente administrativa, como prepostos do Estado. Diante deste conceito, considere:

I. Pessoas que recebem a incumbência da administração para representá-la em determinado ato ou praticar certa atividade específica, mediante remuneração do poder público habilitante.

II. Particulares que recebem a incumbência de exercer determinada atividade, obra ou serviço público e o fazem em nome próprio, por sua conta e risco, sob a permanente fiscalização do respectivo Poder Público.

As descrições acima correspondem, respectivamente, à seguinte classificação de agentes públicos:

  • A.

    delegados e políticos.

  • B.

    administrativos e políticos.

  • C.

    honoríficos e servidores públicos.

  • D.

    credenciados e delegados.

  • E.

    honorários e credenciados.

Pode-se, sem pretender esgotar o conceito, definir o princípio da eficiência como princípio

  • A.

    constitucional que rege a Administração Pública, do qual se retira especificamente a presunção absoluta de legalidade de seus atos.

  • B.

    infralegal dirigido à Administração Pública para que ela seja gerida de modo impessoal e transparente, dando publicidade a todos os seus atos.

  • C.

    infralegal que positivou a supremacia do interesse público, permitindo que a decisão da Administração sempre se sobreponha ao interesse do particular.

  • D.

    constitucional que se presta a exigir a atuação da Administração Pública condizente com a moralidade, na medida em que esta não encontra guarida expressa no texto constitucional.

  • E.

    constitucional dirigido à Administração Pública para que seja organizada e dirigida de modo a alcançar os melhores resultados no desempenho de suas funções.

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