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Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Sobre o abuso de poder, é correto afirmar que
o desvio de finalidade, sendo uma espécie de abuso, ocorre quando a autoridade, atuando fora dos limites da sua competência, pratica o ato com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse público.
tem o mesmo significado de desvio de poder, sendo expressões sinônimas.
pode se caracterizar tanto por conduta comissiva quanto por conduta omissiva.
a invalidação da conduta abusiva só pode ocorrer pela via judicial.
se caracteriza, na forma de excesso de poder, quando o agente, agindo dentro dos limites da sua competência, pratica o ato de forma diversa da que estava autorizado.
Atenção: Para responder às questões de números 21 a 29, considere o disposto na Lei nº 8.112/90.
NÃO é causa de vacância do cargo público a
exoneração.
demissão.
promoção.
aposentadoria.
nomeação.
São bens da União
as ilhas fluviais e lacustres em zonas Municipais.
os lagos que banhem um Estado.
as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras.
os potenciais de energia solar.
os recursos minerais, exceto os do subsolo.
Direito Administrativo - Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
As agências reguladoras são
entidades de direito privado.
autarquias sob regime especial.
empresas públicas.
sociedades de economia mista.
órgãos da Administração Direita.
Direito Administrativo - Intervenção do Estado na Propriedade e no Domínio Econômico - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Sobre as modalidades de intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que
a ocupação provisória caracteriza-se como a utilização temporária que o Estado faz de bem improdutivo ou produtivo exclusivamente para instalação de canteiro de obra de grande porte, sem direito a indenização do proprietário.
a requisição insere-se no poder discricionário da Administração e pode ser adotada em quaisquer circunstâncias, a critério do agente público competente.
a limitação administrativa é medida concreta, restrita a determinada propriedade e é sempre indenizável.
a servidão administrativa tem natureza de direito real e só é indenizável se causar dano ou prejuízo.
o tombamento é medida sempre compulsória e definitiva.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O poder de que dispõem os Chefes de Poder Executivo de explicar a lei para a sua correta execução, ou de expedir decretos autônomos sobre matéria de sua competência ainda não disciplinada por lei é conhecido como poder
regulamentar.
hierárquico.
discricionário.
vinculado.
disciplinar.
Com relação à Administração Pública, é correto afirmar que
os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados e acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
a administração fazendária e seus servidores fiscais não terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos.
poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, somente por lei específica, cabendo à lei ordinária, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.
independe de autorização legislativa a criação de subsidiárias de sociedade de economia mista, assim como a sua participação em empresa privada.
A licença, a autorização e a permissão são espécies de atos
normativos.
negociais.
ordinatórios.
enunciativos.
punitivos.
Sobre os princípios da Administração Pública, considere:
I. O princípio da publicidade, previsto na Constituição Federal, exige a ampla divulgação, sem exceção, de todos os atos praticados pela Administração Pública.
II. A regra estabelecida na Lei nº 9.784/99 de que o processo administrativo deve observar, dentre outros critérios, o atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei, traduz o princípio da supremacia da prevalência do interesse público.
III. Os princípios da eficiência e da impessoalidade, de ampla aplicação no Direito Administrativo, não estão expressamente previstos na Constituição Federal.
IV. O princípio da fundamentação exige que a Administração Pública indique os fundamentos de fato e de direito de seus atos e decisões.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
I, II e III.
II e IV.
II e III.
III.
IV.
Atos administrativos internos, endereçados aos servidores públicos, que veiculam determinações referentes ao adequado desempenho de suas funções são atos
punitivos.
determinativos.
normativos.
enunciativos.
ordinatórios.
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