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Sobre o abuso de poder, é correto afirmar que:
para combatê-lo, não há medida judicial cabível, devendo o prejudicado recorrer à via administrativa.
o abuso de poder só pode revestir a forma omissiva, não a comissiva.
o uso do poder é lícito, enquanto o abuso pode ser lícito ou ilícito, dependendo da finalidade.
a improbidade deve sempre ser considerada uma espécie de abuso de poder.
todo ato abusivo é nulo, por excesso ou desvio de poder.
Na esfera Federal, a fase externa do pregão presencial será iniciada com a convocação dos interessados e observará, dentre outras, às seguintes regras:
Para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de maior preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital.
Cópias do edital e do respectivo aviso serão colocadas à disposição de qualquer pessoa para consulta e divulgadas na internet na homepage do Tribunal de Contas da União.
Os licitantes deverão apresentar os documentos de habilitação mesmo que já constem do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores − Sicaf.
O prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será superior a 08 dias úteis.
O recebimento das propostas será feita em sessão fechada, no dia, hora e local designados.
Os princípios da ampla defesa e do contraditório
são garantidos por Lei Complementar especialmente editada para esse fim.
são inerentes aos processos judicial e administrativo.
só se aplicam aos processos judiciais na área penal e na área civil.
não se aplicam aos processos administrativos nãopunitivos.
não se aplicam em nenhuma espécie de processo administrativo.
É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado:
readaptação.
reversão.
reaproveitamento.
recondução.
reintegração.
Prestar contas de sua gestão administrativa
é um dever do administrador público.
é uma faculdade do administrador público.
não é dever do administrador público.
é dever apenas do administrador ocupante de cargo em comissão.
é dever apenas de quem exerce cargo eletivo.
O mais recente princípio da Administração Pública Brasileira é o
da Impessoalidade.
da Improbidade.
do Planejamento.
da Coordenação.
da Eficiência.
Quanto às penalidades aplicáveis aos funcionários públicos no âmbito do regime disciplinar da Lei nº 8.112/90, é correto que
o cancelamento da penalidade surtirá efeitos retroativos limitados à data da infração administrativa.
na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.
a suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência que também tipifiquem infração sujeito à penalidade de demissão, não podendo exceder de 60 (sessenta) dias.
em qualquer hipótese a penalidade de suspensão não poderá ser convertida em multa, facultado ao servidor permanecer em serviço.
será punido com suspensão de 30 dias o servidor que recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, mantendose os efeitos da penalidade ainda que cumprida a determinação.
Dentre os requisitos do ato administrativo, inclui-se a
auto-executoriedade.
presunção de legitimidade.
finalidade.
imperatividade.
tipicidade.
Direito Administrativo - Poderes e Deveres do Administrador Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Em relação aos poderes administrativos, assinale a alternativa que apresenta ordem de idéias verdadeira.
O regulamento autônomo, sobre temática não prevista em lei, de autoria dos chefes do Executivo é válido e está dentro do âmbito do chamado Poder Regulamentar.
Caracterizam-se como atributos do poder de polícia discricionário o juízo de conveniência e oportunidade, a auto-executoriedade e a coercibilidade, obedecidos os requisitos da competência, objeto, forma, finalidade e motivo, bem assim os princípios da administração pública, consistentes na legalidade, moralidade, proporcionalidade e vinculação.
Normas gerais e abstratas editadas pela Administração Pública de forma independente ou autônoma em relação a regras gerais não são admitidas no Direito Administrativo brasileiro, ressalvadas situações excepcionais previstas necessariamente na Constituição Federal de 1988.
Normas gerais e abstratas editadas pela Administração Pública para a explicitação de conceitos legalmente previstos não são admitidas no Direito Administrativo brasileiro, haja vista a existência de matérias absolutamente reservadas à lei pela Constituição Federal de 1988.
São atribuições da Administração Pública, decorrentes exclusivamente do poder hierárquico, delegar atribuições, impor prestação de contas, controlar e avocar atividades dos órgãos subordinados, aplicar sanções disciplinares e editar atos regulamentares.
Tomada de preços é modalidade de licitação
ue não pode ser substituída por concorrência.
exigível para obras e serviços de engenharia até 2.000.000,00.
empregada apenas para obras e serviços de engenharia.
entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o quinto dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
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