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A concorrência pública é a modalidade licitatória aplicável
apenas à concessão de serviços públicos e contratação de obras, serviços e aquisições acima de R$1.500.000,00.
à concessão de serviços públicos, alienação de bens imóveis e contratação de obras e serviços de engenharia acima de R$ 1.500.000,00.
à contratação de obras, serviços e aquisições acima de R$ 1.500.000,00.
apenas à contratação de obras, serviços e aquisições acima de R$ 650.000,00 e concessão de serviços públicos.
à contratação de obras, serviços e aquisições acima de R$ 650.000,00, concessão de serviços públicos e alienação de bens imóveis.
O prazo de validade das propostas no pregão presencial, se outro não for fixado no edital, é de
03 (três) meses.
06 (seis) meses.
30 (trinta) dias.
60 (sessenta) dias.
120 (cento e vinte) dias.
Sobre os princípios básicos da Administração, considere:
I. É necessária a divulgação oficial do ato administrativo para conhecimento público e início de seus efeitos externos.
II. O administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum.
III. O administrador público deve justificar sua ação administrativa, indicando os fatos que ensejam o ato e os preceitos jurídicos que autorizam sua prática.
Estão enunciados acima, respectivamente, os princípios da
oficialidade, eficiência e finalidade.
publicidade, legalidade e motivação.
publicidade, supremacia do interesse público e razoabilidade.
segurança jurídica, legalidade e praticidade.
razoabilidade, supremacia do bem comum e motivação.
As empresas públicas, sendo entidades da Administração Indireta,
podem contar com a participação de outras pessoas de direito público interno na formação do seu capital.
podem contar com a participação de capital privado na composição do seu capital, desde que seja minoritário.
distinguem-se das sociedades de economia mista, dentre outros pontos, porque não desempenham atividade de natureza econômica.
são criadas e extintas por lei.
têm natureza jurídica de direito público.
Dentre os requisitos do ato administrativo, inclui-se a
auto-executoriedade.
presunção de legitimidade.
finalidade.
imperatividade.
tipicidade.
É característica das fundações públicas de direito público, dentre outras:
Penhorabilidade dos seus bens.
Necessidade de inscrição dos seus atos constitutivos no Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
Presunção de veracidade e executoriedade dos seus atos administrativos.
Não sujeição à Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93).
Extinção independente de lei.
Em uma concorrência pública, já ultrapassada a fase de habilitação e abertos os envelopes de proposta dos licitantes, vem ao conhecimento da comissão de licitação um fato superveniente que levaria à inabilitação de um dos licitantes. Nessa situação,
a Administração deve anular o processo de licitação.
o licitante em questão pode ser desclassificado com base em tal fato, sem prejuízo para a validade do processo.
o licitante em questão não pode ser desclassificado com base em tal fato, eis que se operou a preclusão.
a Administração, embora não possa desclassificar o referido licitante, tem a faculdade de desconsiderar a proposta por ele apresentada.
o licitante poderá ser afastado do certame somente pela via judicial.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Um cidadão, caminhando por uma rua, é atingido por um raio e morre. A prova técnica evidencia que não houve conduta comissiva nem omissiva do Estado, que contribuísse para esse evento. Neste caso,
não estão presentes os pressupostos da responsabilidade civil do Estado.
a responsabilidade do Estado é objetiva e ele sempre responde pelos danos, independentemente de dolo ou culpa do agente.
caracteriza-se a responsabilidade subjetiva, cabendo a quem aciona o Estado a prova de sua culpa, comissiva ou omissiva.
o Estado não responde porque só se caracteriza sua responsabilidade na prática de ato ilícito.
o Estado deve indenizar a família da vítima porque é evidente o nexo causal existente entre a queda do raio e a morte da vítima.
Quanto ao exercício é INCORRETO que
é de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.
exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
a promoção interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data da nomeação do servidor.
à autoridade competente do órgão ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exercício.
ao entrar em exercício, o servidor apresentará ao órgão competente os elementos necessários ao seu assentamento individual.
Nos termos da Lei Complementar no 101/2000, estão incluídas no limite de despesas com pessoal as seguintes despesas, independentemente da forma como devem ser contabilizadas:
gastos com inativos custeados pela arrecadação de contribuições de segurados.
indenização por demissão de servidores ou empregados.
gastos com ativos e pensionistas, mas não com os inativos.
incentivos à demissão voluntária.
terceirização de mão-de-obra para substituir servidores e empregados públicos.
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