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A respeito da posse e do exercício, considere:
I. A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.
II. Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.
III. É de trinta dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.
IV. Se o servidor estiver afastado por motivo legal o início do exercício de função de confiança recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação.
De acordo com a Lei nº 8.112/90, está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, II e IV.
I e IV.
II e III.
II, III e IV.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A responsabilidade extracontratual do Estado
pode decorrer de atos ou comportamentos que, embora lícitos, causem a pessoas determinadas ônus maior que o imposto aos demais membros da coletividade.
só incide quando o agente público pratica algum ato ilícito.
pode decorrer de comportamentos comissivos e omissivos, desde que presente o elemento doloso na conduta do agente público.
somente se verifica em face de comportamentos comissivos.
somente é admitida excepcionalmente, tendo em vista o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado.
Determinado agente público, realizando fiscalização, verifica tratar-se de caso de aplicação de multa administrativa. Tal agente, de ofício, lavra o auto respectivo. Considerando essa situação à luz de princípios que regem a Administração Pública, é correto afirmar que, em nome do princípio da
autoexecutoriedade, tal multa pode ser exigida independentemente de defesa do autuado em processo administrativo.
imperatividade, a cobrança dessa multa não depende de autorização judicial.
indisponibilidade do interesse público, o julgador no processo administrativo não pode dar razão às alegações do particular.
autotutela, a Administração pode anular a autuação, caso nela constate vícios quanto à legalidade.
presunção de legalidade, a Administração só pode reconhecer a invalidade do auto ante prova produzida pelo particular.
Direito Administrativo - Responsabilidade Civil da Administração Pública - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Em matéria de responsabilidade civil do Estado,
o Estado não é objetivamente responsável pelos danos causados por ato de funcionário de fato, irregularmente investido no exercício de função pública.
o Estado não pode ser responsabilizado, nem diretamente, nem em caráter subsidiário, pelos danos causados por entidade autárquica a ele vinculada.
a culpa exclusiva da vítima é causa excludente da responsabilidade do Estado ou, na visão de parte da doutrina, é hipótese que impede a formação do nexo causal entre o dano e a conduta do agente público.
a empresa indevidamente excluída de certame licitatório pode ser indenizada a título de lucros cessantes pelos valores que lhe seriam devidos se tivesse celebrado o contrato com a Administração.
a responsabilidade objetiva do Estado pelo só fato da obra pública não elide o direito de regresso contra o empreiteiro.
No caso de rescisão de contrato administrativo por ato unilateral da Administração, em decorrência de razões de interesse público que justifiquem a cessação da contratação, o contratado
terá direito à indenização, se não houver agido com culpa.
terá direito à indenização, mesmo se houver agido com culpa.
terá direito à indenização, se o contrato assim o estabelecer.
não terá direito à indenização, mas poderá pleitear o ressarcimento por lucros cessantes.
não terá direito à indenização, mas poderá pleitear o recebimento dos valores devidos até o fim do contrato.
Atenção: Para responder às questões de números 21 a 29, considere o disposto na Lei nº 8.112/90.
Em matéria de faltas do servidor público ao serviço e dos respectivos reflexos em sua remuneração, considere as seguintes afirmações:
I. o servidor perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado.
II. o servidor perderá a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subsequente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata.
III. as faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.
É correto o que se afirma em
I e II, somente.
II e III, somente.
I e III, somente.
I, somente.
I, II e III.
O ato pelo qual o servidor público é investido no exercício do cargo e o ato pelo qual o servidor público inicia efetivamente o exercício de suas funções são denominados, respectivamente,
nomeação e provimento.
provimento e remoção.
investidura e provimento.
provimento e posse.
nomeação e posse.
Atenção: Para responder às questões de números 21 a 29, considere o disposto na Lei nº 8.112/90.
A espécie de indenização que se destina a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente é dita
diária.
ajuda de custo.
indenização de transporte.
adicional pela prestação de serviço extraordinário.
gratificação por encargo de concurso.
Atenção: Para responder às questões de números 21 a 29, considere o disposto na Lei nº 8.112/90.
NÃO caracteriza conduta proibida ao servidor público
recusar fé a documentos públicos.
aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro.
promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição.
cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, em situações de emergência e transitórias.
participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.
Atenção: Para responder às questões de números 21 a 25, considere o disposto na Lei nº 8.112/90.
Em matéria de faltas do servidor público ao serviço e dos respectivos reflexos em sua remuneração, considere as seguintes afirmações:
I. o servidor perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado.
II. o servidor perderá a parcela de remuneração diária, proporcional aos atrasos e saídas antecipadas, salvo na hipótese de compensação de horário, até o mês subsequente ao da ocorrência, a ser estabelecida pela chefia imediata.
III. as faltas justificadas decorrentes de caso fortuito ou de força maior poderão ser compensadas a critério da chefia imediata, sendo assim consideradas como efetivo exercício.
É correto o que se afirma em
I e II, somente.
II e III, somente.
I e III, somente.
I, somente.
I, II e III.
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