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Dentre os motivos que justificam a rescisão do contrato como consequência da sua inexecução total ou parcial, previstas na Lei no 8.666/93, NÃO se inclui:
o atraso injustificado no início da obra ou serviço.
a decretação de falência ou a instauração da insolvência civil.
a paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, com justa causa.
a subcontratação total ou parcial do objeto do contrato, não admitidas no edital e no contrato.
o cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos.
A respeito do pregão presencial (Lei nº 10.520/02), é INCORRETO afirmar que
é permitida a garantia de proposta.
o prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não for fixado no edital.
quem, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não celebrar o contrato, ficará impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, sem prejuízo de outras cominações legais e contratuais.
as compras e contratações de bens e serviços comuns, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, quando efetuadas pelo sistema de registro de preços, poderão adotar a modalidade de pregão.
o licitante que, convocado dentro do prazo de validade da sua proposta, não a mantiver, ficará impedido de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, sem prejuízo de outras sanções legais e contratuais.
A alienação de bens imóveis de propriedade da Administração direta e de entidades autárquicas e fundacionais, de acordo com a Lei nº 8.666/93,
depende de prévia autorização legislativa, avaliação e licitação na modalidade concorrência, independentemente da forma de aquisição.
depende de avaliação, autorização legislativa e licitação na modalidade concorrência, tomada de preços ou convite, de acordo com o valor do imóvel.
depende de prévia autorização legislativa, avaliação e licitação, afastados tais requisitos na hipótese de venda a outro órgão ou entidade da Administração Pública.
poderá ser realizada pela modalidade de leilão, quando adquiridos pela Administração em razão de procedimento judicial ou dação em pagamento.
independe da autorização legislativa na hipótese de bens avaliados abaixo de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).
A respeito do processo administrativo disciplinar para apuração de acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, considere:
I. Será iniciado com a instauração da comissão administrativa disciplinar, a ser composta por cinco servidores estáveis, e posteriormente será indicada a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração.
II. No prazo de quinze dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão, apresentando resumo dos fatos, relatório e fundamentação conclusiva.
III. Caracterizada a acumulação ilegal e provada a máfé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal.
IV. Em regra, o prazo para a conclusão do processo administrativo disciplinar submetido ao rito sumário não excederá trinta dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão.
De acordo com a Lei nº 8.112/90, está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
III e IV.
Quando há impossibilidade jurídica de licitação para contratação de um determinado serviço, estamos diante de caso de
dispensa de licitação.
inexigibilidade de licitação.
licitação dispensada.
licitação dispensável.
inexequibilidade de licitação.
Para os fins da Lei nº 8.666/93, toda transferência de domínio de bens a terceiros é considerada
uma aquisição.
uma concorrência.
uma alienação.
uma licitação.
um leilão.
Dentre as causas justificadoras da inexecução do contrato NÃO se inclui
o fato do príncipe.
a força maior e o caso fortuito.
a supressão, por parte da Administração, do objeto do contrato até vinte e cinco por cento do seu valor inicial atualizado.
o fato da Administração.
o estado de perigo.
A prática de atos administrativos, balizando-se pelo princípio da legalidade a que se encontra submetida a Administração Pública, traz como consequência a
submissão da Administração à lei, sem importar, contudo, a supressão do juízo de conveniência e oportunidade para a prática de atos discricionários.
impossibilidade de praticar atos discricionários que não decorram de autorização legal específica.
competência irrestrita do Poder Legislativo para dispor sobre matérias de competência do Poder Executivo.
possibilidade de praticar quaisquer atos, inclusive de disposição de bens, que não contem com proibição legal expressa.
necessidade de prévia aprovação legislativa para a celebração de contratos administrativos.
Considere as seguintes afirmativas sobre os atos do processo administrativo:
I. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.
II. Serão concluídos depois do horário normal os atos já iniciados, mesmo que o adiamento não prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou à Administração.
III. Salvo imposição legal, o reconhecimento de firma somente será exigido quando houver dúvida de autenticidade.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e III.
II e III.
Dentre os meios utilizados pela Administração Pública para garantir a excelência nos serviços públicos está a elaboração de compromissos periódicos entre o Estado e órgãos públicos para a realização de metas por meio de
contratos de serviço.
auditorias contratuais.
termos de ajustamento de conduta.
pactos gerenciais.
contratos de gestão.
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