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A respeito do controle judicial da administração pública, é correto afirmar:
O poder Judiciário pode determinar a revogação do ato administrativo praticado pelo Poder Executivo.
Todo e qualquer ato da administração, inclusive o discricionário, pode ser objeto de controle judicial.
O habeas corpus não é medida adequada para correção de conduta administrativa.
O mandado de injunção é medida que visa assegurar o conhecimento ou retificação de informações referentes à vida do impetrante constantes de registro ou banco de dados de entidade governamental ou de caráter público.
O controle exercido pelo Tribunal de Contas é controle judicial da administração pública.
Constitui hipótese de dispensa de licitação, nos termos da Lei no 8.666/93, a
contratação de serviços ou aquisição de bens, por entidades da administração direta ou sociedade de economia mista, prestados ou produzidos por entidade integrante da mesma esfera de governo.
alienação de ações, que poderão ser negociadas em bolsa de valores, de acordo com a legislação específica.
contratação de profissional de notória especialização.
contratação de serviços de publicidade.
permuta de bens móveis e imóveis.
Com referência à execução do contrato administrativo, é correto afirmar que
a Administração não pode contratar terceiros para acompanhar e fiscalizar a obra, nem mesmo para auxiliar ou assistir o seu representante.
o contratado deverá manter preposto, aceito pela Administração, no local da obra ou serviço, para representá- lo na execução do contrato.
a reparação ou correção de vícios, defeitos ou incorreções resultantes da execução da obra devem ser objeto de aditamento ao contrato, cabendo ao contratado a remuneração correspondente.
a responsabilidade pelos encargos trabalhistas e fiscais resultantes da execução do contrato é de responsabilidade do contratado e do contratante.
o contratado pode subcontratar a obra ou serviço sem necessidade de concordância da Administração.
Segundo Decreto nº 6.092, de 25/02/2005, cabe ao órgão participante do registro de preço indicar o gestor do contrato, ao qual, além das atribuições previstas no art. 67 da Lei nº 8.666/93, compete
realizar todo o procedimento licitatório, bem como os atos dele decorrente, tais como a assinatura da Ata e o encaminhamento de sua cópia aos demais órgãos participantes.
promover todos os atos necessários à instrução processual para a realização do procedimento licitatório pertinente, inclusive a documentação das justificativas nos casos em que a restrição à competição for admissível pela lei.
gerenciar a Ata de Registro de Preços, providenciando a indicação, sempre que solicitada, dos fornecedores, para atendimento às necessidades da Administração, obedecendo à ordem de classificação e aos quantitativos de contratação definidos pelos participantes da Ata.
informar ao órgão gerenciador, quando de sua ocorrência, a recusa do fornecedor em atender às condições estabelecidas em edital, firmadas na Ata de Registro de Preços.
promover todos os atos necessários à instrução processual para a realização do procedimento licitatório pertinente, inclusive a documentação das justificativas, nos casos em que a restrição à competição for admissível pela lei.
Ressalvadas as hipóteses de pequenas compras de pronto pagamento, o contrato verbal com a Administração Pública
para ter validade deve ser publicado por extrato em órgão de imprensa oficial.
só será declarado nulo, se causar prejuízo ao erário.
será considerado válido, se aprovado pelo Tribunal de Contas.
precisa ser ratificado pelo superior hierárquico da autoridade que assumiu o compromisso verbal.
é nulo e de nenhum efeito.
Sobre as disposições gerais do contrato administrativo, previstas na Lei nº 8.666/93, é correto afirmar que
aos contratos administrativos aplicam-se, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
é dispensável constar cláusula referente ao crédito pelo qual correrá a despesa.
a garantia pode ser exigida mesmo que não prevista no instrumento convocatório.
é permitido o contrato com prazo de vigência indeterminado, nos casos de locação de imóvel.
as cláusulas econômico-financeiras e monetárias podem ser alteradas sem prévia concordância do contratado, desde que plenamente justificadas.
A alteração do contrato administrativo, para recomposição do seu equilíbrio econômico-financeiro,
é direito do contratado e deve ser efetuada unilateralmente pela Administração, desde que prevista pelo próprio contrato.
é direito do contratado, mas depende de acordo entre as partes, podendo ser negado pela Administração por motivos de conveniência e oportunidade.
é direito do contratado e pode ser por ele unilateralmente efetuada, dentro dos estritos limites da autorização legal.
pode ser efetuada por acordo das partes, mesmo que as condições para essa recomposição não estejam disciplinadas no contrato.
A descentralização efetivada através da criação por lei de um órgão da administração indireta com o fim específico de prestar um serviço público é realizada mediante
privatização.
terceirização.
outorga.
desconcentração.
delegação.
A modalidade de Licitação para registro de preços, realizada a critério do órgão gerenciador e mediante despacho devidamente fundamentado da autoridade máxima do órgão ou da entidade, é
a tomada de preço.
a concorrência do tipo técnica e preço.
a tomada de preço do tipo técnica e preço.
o pregão do tipo técnica e preço.
a tomada de preço do menor preço.
Com relação às Autarquias considere as afirmativas abaixo.
I. São pessoas jurídicas de direito público criadas por lei específica, que dispõem de patrimônio próprio e realizam atividades típicas de Estado de forma descentralizada.
II. São serviços autônomos, criados por lei, sem personalidade jurídica própria, mas com patrimônio e receitas próprias e gestão descentralizada.
III. Devem exercer atividade típica de Estado e não atividade econômica em sentido estrito, não estando sujeitas à falência.
IV. Podem contratar servidores sem concurso, não obedecem à lei de licitações (Lei nº 8.666/93) e seus bens são penhoráveis.
V. Como regra geral, têm o mesmo regime da pessoa política que as criaram. Contudo, a lei instituidora pode estabelecer regras específicas para elas.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III, e V.
I, II e IV.
III e V.
I, II e III.
II, IV e V.
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